departamento pessoal

Departamento pessoal: o que é, funções e tudo o que você precisa saber

O departamento pessoal exerce funções essenciais dentro de uma empresa. Ele é responsável pela conformidade da instituição com as leis trabalhistas e pela administração de questões referentes aos colaboradores.

Ele é considerado um dos setores mais importantes. Por isso, é importante que você entenda o seu papel e como otimizá-lo para melhorar sua produtividade, e torná-lo ainda mais estratégico.

O que é departamento pessoal?

O departamento pessoal é um setor da empresa que se responsabiliza pelas questões burocráticas referentes aos colaboradores. De modo geral, é como se ele fizesse uma ponte entre a empresa e seus funcionários.

Também conhecido como DP, é o setor que acompanha o trabalhador desde a sua admissão até a rescisão do contrato de trabalho. Portanto, trata-se de um setor essencial para a empresa. Seu trabalho é essencial para evitar multas e condenações trabalhistas.

Embora o departamento tenha relação com o de Recursos Humanos, eles não são coincidentes. Cada um desses setores lida com os colaboradores de forma diferente e com objetivos próprios.

Saiba mais sobre essa diferenciação.

Como o departamento pessoal se diferencia do RH?

O departamento pessoal é responsável pelas questões burocráticas atinentes aos colaboradores de uma empresa. Ou seja, aos assuntos administrativos e operacionais que tenham relação com o quadro de pessoal.

O RH, por sua vez, faz a gestão estratégica de pessoas em uma empresa. Ele se responsabiliza por promover o desenvolvimento e o bem-estar de quem trabalha ali. Para isso, desenvolve projetos referentes a benefícios, treinamento, desempenho, etc.

Para que fique mais claro, considere a gestão de jornada. Quem deve promover o controle de horas e a contabilização da jornada para pagamento correto é o departamento pessoal. Porém, o RH também faz uso de informações referentes ao tempo de trabalho.

New call-to-action

Primeiramente, porque o usa como fonte de informações sobre tendências de comportamento, problemas de assiduidade e de comprometimento. Ainda, porque é este setor que desenvolve políticas internas de horas.

Outro bom exemplo que permite a diferenciação entre os setores corresponde à gestão de benefícios. O RH é quem determina, por meio de políticas internas, quais serão os adicionais (além dos exigidos por lei) disponibilizados aos colaboradores.

Já o departamento pessoal, com base nas regras internas e na lei trabalhista, concederá os benefícios. Ele apenas cumpre o que está determinado. Deve garantir, então, que quem cumprir com os requisitos de cada adicional o receba corretamente.

Desse modo, são departamentos que trabalham em conjunto. Contudo, enquanto um é estratégico, o outro tem natureza administrativa e se responsabiliza por necessidades burocráticas e legais.

Quais são as funções do departamento pessoal?

O departamento pessoal tem uma série de funções, todas relacionadas à administração dos colaboradores e de seus documentos.

E essas funções estão atreladas a outras áreas, como recursos humanos, administração e até mesmo financeiro.

Recrutamento e seleção

Nesta função, o DP é responsável pela divulgação de vagas, por conduzir entrevistas, fazer a triagem de currículos e, por fim, selecionar os candidatos mais adequados para as vagas disponíveis. Isso ocorre conforme as estratégias definidas pela área de Recursos Humanos.

Admissão e integração

Já a parte de admissão e integração de novos colaboradores inclui a documentação e as exigências decorrentes da contratação de colaboradores. Por exemplo, preenchimento de formulários, coleta de documentos, fornecimento de informações sobre políticas e procedimentos da empresa.

Gestão de folha de pagamento

Em relação à folha de pagamento, o setor de departamento de pessoal deve calcular e processar os salários e benefícios dos funcionários. Nisso, deve considerar os salários-base, horas extras, comissões, benefícios como plano de saúde e vale-transporte. Igualmente, descontos legais, como impostos e contribuições ao INSS.

Administração de benefícios

Na parte de administração de benefícios, o DP deve conceder os benefícios para cada colaborador, de acordo com seu contrato de trabalho, políticas internas e acordos sindicais. Essa gestão inicia na coleta de informações até a entrega dos benefícios, como o vale-refeição, plano de saúde, entre outros.

Controle de frequência e férias

É de responsabilidade do DP registrar e administrar as horas trabalhadas, as faltas, licenças e férias, conforme a Lei Trabalhista. Esse controle pode ser feito de várias formas, mas a melhor forma é usando um controle de ponto digital.

New call-to-action

Relacionamento com órgãos governamentais

Por fim, mas não menos importante, é de responsabilidade do DP, o registro de colaboradores nos órgãos responsáveis, o recolhimento de encargos sociais e previdenciários, entrega de obrigações acessórias, tudo para que as atividades estejam devidamente legalizadas, evitando problemas fiscais e trabalhistas.

Como as ferramentas Oitchau podem otimizar as responsabilidades do departamento pessoal?

O setor de DP possui uma série de responsabilidades que incluem diferentes atividades burocráticas. O cumprimento correto delas é essencial para que a empresa esteja alinhada às exigências legais trabalhistas e previdenciárias e para evitar multas e condenações.

Para isso, é possível otimizar o funcionamento do departamento pessoal ao modernizá-lo e disponibilizar a ele ferramentas modernas que a Oitchau oferece.

Controle digital de ponto

O controle digital de ponto é um dos principais produtos da Oitchau, empresa especializada em ferramentas para gestão de pessoas.

O sistema pode ser acessado na empresa, em um quiosque, ou remotamente, por aplicativo de celular. As marcações ocorrem por biometria facial e são registradas na nuvem em apenas 0.3 segundos.

Todo registro gera atualização automática das informações, realizando o armazenamento em nuvem.

Assim, tanto colaborador quanto gestor podem consultar as informações a qualquer momento, com diferentes níveis de permissões de acordo com a complexidade do processo. Elas ficam protegidas contra manipulações.

Ao final do mês, o próprio sistema gera o cartão de ponto. Por isso, livra o departamento de pessoal de realizar cálculos manuais. Isso evita erros, bem como agiliza o cumprimento das obrigações do setor.

Ainda, o sistema é compatível com sistemas de holerite. Isso significa que é possível conectá-los para o compartilhamento de informações.

Conheça o Analytics e tire o seu DP do operacional!

Ao adotar o Oitchau Analytics, você ganha acesso a uma variedade de recursos projetados para simplificar e otimizar as operações do seu departamento pessoal.

Desde o controle digital de ponto até a geração automatizada de relatórios e análises avançadas de dados, nossa plataforma oferece tudo o que você precisa para tomar decisões informadas e estratégicas em tempo real. Isso porque o Analytics oferece a alimentação e atualização em tempo real dos principais indicadores de jornada de trabalho:

  • Banco de horas;
  • Horas extras;
  • Atrasos e saídas antecipadas;
  • Faltas;
  • Cumprimento do intervalo interjornada;
  • Irregularidades.

Diga adeus aos processos manuais e às planilhas desatualizadas!

Acesse agora.

New call-to-action

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau