cuidar da imagem corporativa

Cuidar da imagem corporativa da sua empresa: qual a importância?

Cuidar da imagem corporativa empresarial é de extrema importância para quem quer se manter relevante no mercado. Ela ganha cada vez mais a atenção do público consumidor e dos profissionais do mercado.

Com grande influência sobre o sucesso de uma empresa, uma imagem bem desenvolvida pode trazer muitos benefícios. Por outro lado, quando não é bem trabalhada, pode trazer prejuízos imensuráveis.

Hoje, então, conheça mais sobre esse conceito e veja como ele impacta a sua empresa. Também, veja dicas de como desenvolver a imagem da sua e colha as vantagens que ela pode oferecer!

O que é imagem corporativa de uma empresa?

cuidar da imagem corporativa

A imagem corporativa é o modo como uma empresa é vista pelo público consumidor e profissional. Isto é, condiz aos reflexos que sua postura e seu modo de operação causam sobre ela.

Embora a empresa, em si, seja um ser imaterial, ela conta com uma espécie de personalidade, de postura. E são esses pontos que constituem sua imagem e a forma como terceiros enxergam a corporação.

Portanto, ela se constitui da forma como a empresa age em relação aos colaboradores, à sociedade e ao meio ambiente. Também, em quais são as causas que ela se envolve e como se posta perante assuntos públicos.

Por exemplo, uma empresa que conta com um setor de compliance e canal de denúncias anônimas para assédios garante uma imagem positiva perante o público no sentido em que valoriza as boas relações, a ética e protege seus colaboradores.

Outro exemplo bastante recente se revela na postura das empresas diante da pandemia de Covid-19. 

Aquelas que agiram mais rapidamente de modo a estabelecer um trabalho remoto seguro e com estrutura tendem a ter uma imagem corporativa boa em relação à segurança e a saúde de seus colaboradores.

Por que cuidar da imagem corporativa da empresa?

A imagem que outros possuem sobre uma empresa define a relação que terão com ela. Afinal, quando há identificação aumentam as chances de que alguém remeta um serviço ou produto àquela marca, utilizem-na e a indiquem.

É claro que a qualidade do produto e do serviço são importantes. Eles também impactam sobre a imagem da empresa. Contudo, isso é apenas um fator que deve se somar a outros.

Por exemplo, considere que quando existem dois produtos de mesma qualidade a escolha tende a observar outros quesitos, ainda que inconscientemente. 

Dentre eles estão as causas que a empresa apoia, seus representantes na mídia, sua postura social e ambiental. Também, fama enquanto empregadora e posturas adotadas diante de assuntos públicos.

Problemas trazidos por não cuidar da imagem corporativa negativa

Quando uma empresa não se atenta à construção e ao desenvolvimento de sua imagem corporativa tende a encontrar percalços. Nesse caso, existem diversos problemas que tendem a aparecer.

Dentre as desvantagens em não trabalhar uma boa imagem está a perda de chance de realizar negócios. O público deve se identificar com sua marca, suas ações e postura.

Da mesma forma, a empresa tende a perder a chance de contar com alguns dos melhores talentos do mercado. Isso impacta na escolha de onde o profissional deseja trabalhar, sendo que logicamente a tendência é optar por uma empresa com boa imagem.

Ainda, a produtividade de equipes que não são engajadas e não se identificam com a empresa também tende a cair. Portanto, note que há prejuízo financeiro em várias frentes. Assim, a tendência é que a empresa se torne insustentável.

Vantagens de uma boa imagem corporativa

Por outro lado, trabalhar a imagem corporativa da empresa traz benefícios a ela. Se uma imagem negativa afasta consumidores, a positiva aumenta a identificação entre eles e a marca, bem como as chances de vendas e negócios.

Igualmente, a empresa aumenta suas chances de ser vista como um local em que os profissionais desejam estar. Com isso, atrai os melhores talentos do mercado, bem como controla a rotatividade.

Isso ajuda a empresa a desenvolver projetos melhores e mais criativos, bem como atua em favor da integração das equipes e da produtividade.

Portanto, são várias as vantagens em atuar de forma a desenvolver uma boa imagem à corporação. Isso envolve decisões administrativas, atuação de compliance, projetos do RH e, também, o marketing da sua empresa.

Confira, a seguir, dicas de como desenvolver positivamente a imagem corporativa da sua empresa e desfrute dos benefícios que isso traz!

Como melhorar, desenvolver  e cuidar da imagem corporativa da sua empresa?

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Nos itens que seguem você confere dicas para o desenvolvimento da imagem da sua empresa perante o mercado, os consumidores e os profissionais!

Foco no público-alvo

Primeiramente, ao desenvolver a imagem corporativa lembre-se sempre de quem é o seu público-alvo. Uma vez que se buscam identificações é importante que se considere quais são as questões relevantes para ele.

Por exemplo, quais são os seus medos e dores. Também, quais são as causas que lhes levanta o interesse e engajamento.

Desenvolva boas práticas de gestão de pessoas

A imagem corporativa também depende de como a empresa age internamente. Por isso, é indispensável que sejam colocadas em prática boas políticas de gestão de pessoas.

Nesse caso, ter transparência com as equipes, uma política de metas justas e benefícios são bons exemplos.

Posicione-se

Tudo é político, inclusive as ações da sua empresa. É claro que ela não deve fazer campanha para um candidato. Contudo, deve se posicionar e manifestar quando estiverem em voga assuntos que envolvam áreas em que ela se envolva.

Por exemplo, caso a empresa afirme ter ações educacionais, deve se posicionar em favor do ensino de qualidade.

Divulgue suas ações

A sua empresa não deve apenas agir, mas também divulgar suas ações. Com isso, é possível que o público conheça suas causas. Também, que as veja em prática. Novamente, isso é importante para a criação da imagem e da identificação.

Aposte em pesquisas de satisfação

Por fim, não deixe de medir o impacto das suas ações com o público e com os colaboradores.

Para isso, valha-se de pesquisas de satisfação que envolvam tanto os produtos e/ou serviços quanto à identificação com as causas da empresa e a visão socioambiental que ela transparece.

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