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Controle de acesso sem contato: mudanças pós pandemia?

O controle de acesso nas empresas antes da pandemia, permitia o contato entre os colaboradores, mesmo que indiretamente, através do uso do mesmo equipamento, compartilhamento de materiais de escritório entre outros.

Mas a pandemia chegou, e pegou todo mundo de surpresa, muitas empresas não estavam preparadas para paralisar suas atividades e colocar seus colaboradores em casa, não havia institucionalizado o home office em suas políticas, não havia meios alternativos para realizar a controle de ponto.

E mediante a uma nova realidade, as empresas precisam se adaptar rapidamente à todas as mudanças que estavam ocorrendo em todo mundo. Muitas estruturam o home office com seus colaboradores, outras não conseguiram manter todo o quadro de colaboradores, mas aprendeu o valor da demissão humanizada.

No momento atual, está iniciando um processo de transição, onde as atividades estão sendo retomadas de forma gradativa, e as empresas estão retornando aos seus escritórios, com novas políticas e novas formas de trabalho.

Uma das novidades desse retorno é que o contato, que antes da pandemia, não era um problema, agora é proibido. E as empresas novamente passaram por uma nova adaptação, que é o controle de acesso sem contato, permitindo a entrada dos colaboradores, terceiros e visitantes às instalações, mas que exista nenhum tipo de contato.

Entenda mais sobre as soluções de controle de acesso sem contato

A gestão de acesso sem contato é uma das medidas que estão sendo adotadas nas empresas, prédios e áreas comerciais com entrada controlada para controlar o avanço da covid-19. Antes da pandemia era utilizado como um recurso adicional e eficiente para controlar o acesso dos ambientes, mas agora se tornou um recurso de responsabilidade sanitária.

E é simples entender o motivo dessa mudança de visão, mesmo que ainda muito funcionais e necessárias, o reconhecimento biométrico por impressão digital tem levantado inúmeras discussões sobre a disseminação do vírus, uma vez que várias pessoas precisam tocar no mesmo local para realizar o acesso, e com isso, pode ocorrer o favorecimento ao contágio.

Essa discussão não é algo infundado ou fruto de mito popular, foi comprovado que o vírus consegue sobreviver em qualquer superfície por até 09 dias. E para evitar que uma nova contaminação assole o País, seriam necessárias medidas de desinfecção constante após o uso de cada uma das pessoas que realizar o acesso ao local, o que já ficou entendido como uma medida ineficiente.

Por isso que as tecnologias de reconhecimento facial ou de proximidade estão se mostrando mais adequadas à nova realidade que vivemos atualmente, o que chamamos de “novo normal”.

As tecnologias de reconhecimento biométrico por impressão digital são eficazes, e traz a garantia que não existam fraudes em relação ao acesso, marcações de ponto, que outros sistemas de controle de acesso poderiam apresentar. Mas, com a pandemia, ficou evidente que existem outras possibilidades e demandas para esse mercado, e as questões que estão relacionadas à gestão de acesso foram levadas mais a sério.

Existem várias soluções no mercado que utilizam a gestão de acesso sem contato como premissa, e a biometria continua listada como parte integrante da lista de novas soluções no mercado.

Quais são os tipos de controle de acesso sem contato?

As catracas e outros dispositivos utilizados no controle de entrada e saída de um ambiente devem ter múltiplas funções, isso quer dizer que eles não precisam depender apenas de um único sistema para realizar a verificação de informações, pois precisam estar adequados às exigências do local.

Pensando em uma linha de evolução dos equipamentos que realizam a gestão de acesso, há um tempo atrás, as catracas liberavam o acesso com a digitação de senhas, ou com um cartão magnético. O que, na atual realidade, não resolve o problema do contato físico.

Leitura de códigos

A leitura de códigos foi uma das formas encontradas para controlar o acesso, mas sem o contato entre as pessoas, ela pode estar contida em cartões de acesso ou através de dispositivos eletrônicos, como os smartphones.

Tags de proximidade

Já as tags de proximidade são interessantes, pois elas já funcionavam, mas com outro fim, para liberação de estacionamentos e pedágios, através das tags de trânsito. Essa tecnologia foi aprovada e transformada como uma forma de realizar o controle de acesso por proximidade, sem a necessidade de ter o contato físico.

QR Codes

Assim como a leitura de códigos, o QR Codes foi uma medida adotada não apenas para controlar o acesso, mas para diversos fins, até mesmo em bares e restaurantes após a liberação do funcionamento em algumas cidades brasileiras, para realização dos pedidos, cardápios, solicitar conta e realizar pagamentos.

Biometria facial

A biometria facial, apesar de ser uma nova tecnologia, ela já estava sendo utilizada por algumas empresas, através do smartphone dos colaboradores para realizar a marcação de ponto. Mas agora, ela também está sendo utilizada para realizar o controle de acesso sem contato em diversos locais.

O mecanismo de reconhecimento facial é ainda mais seguro do que reconhecimento por impressão digital, uma vez que os traços da face são mapeados, eles formam uma identificação única de acesso, mesmo que os rostos sejam parecidos, a tecnologia de reconhecimento facial consegue diferenciar cada um dos usuários, criando um identidade única no sistema.

Pensando em todas as mudanças, a OiTchau inovou, e criou o Quiosque OiTchau, que é a tecnologia de reconhecimento facial em um tablet que permite o reconhecimento da face, permitindo a entrada ao local sem a necessidade de digitação de senhas, enfrentar filas, cartões de acesso ou outra forma de acessar o prédio.

Considerado o mais rápido sistema de reconhecimento facial do mercado, com até 0,03s para realizar a leitura e liberar o acesso. E possui atuação Offline, permitindo que o reconhecimento seja realizado, mesmo que não tenha acesso à Internet.

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