Existem trabalhos onde o tempo de atuação não precisa ser contado, principalmente aqueles que se enquadram na CLT, onde o ponto é batido no início e no final dos dias. Por outro lado, existem funções onde é necessário contabilizar as horas trabalhadas para clientes.
Um advogado por exemplo, a sua forma de cobrança é feita através dos honorários, assim como quem presta consultorias a empresas, onde um vínculo empregatício não é formalizado.
É justamente o segundo caso que vamos abordar hoje, ajudando você consultor, independente da sua área de atuação, a contabilizar horas trabalhadas.
Importância de contabilizar horas trabalhadas
Diversos são os fatores que demonstram a importância de contabilizar as horas trabalhadas para clientes, e, nesse texto, o principal deles está bem latente: realizar a cobrança de forma correta.
Se você costuma cobrar um preço fechado por sua consultoria, provavelmente já passou por dificuldades, já que dependendo do tipo do cliente a atuação foi além do esperado.
Ao contabilizar as horas você saberá exatamente quanto tempo gastou com o determinado cliente, chegando ao seu preço a partir desse cálculo.
Depois de muitos trabalhos e da análise das empresas que solicitam o seu serviço, você poderá apresentar um orçamento se baseando no perfil do cliente e no tempo que você demorou para realizar trabalhos similares.
A “demora” nos leva ao segundo ponto que demonstra a importância de contabilizar as horas trabalhadas para clientes, acompanhar a sua produtividade.
Além da busca pela melhora constante possibilitada pelo controle da produtividade, este é um dado interessante para apresentar ao cliente.
Se você realizar algumas consultorias para clientes do mesmo perfil, poderá calcular sua produtividade média conforme o tamanho do projeto, dando uma projeção para o solicitante das suas funções.
Como contabilizar horas trabalhadas
Agora que você já sabe qual a importância de contabilizar horas trabalhadas para clientes, vamos apresentar as principais formas de realizar esse controle.
Relógio, site e papel
O modelo clássico para contabilizar as suas horas em um projeto de consultoria é através do relógio, ou de sites como o Pomodoro Timer, que une o cálculo do tempo com uma experiência voltada à produtividade.
O tempo de início e término de cada atividade nesse caso é anotado manualmente, em papel ou em documento. Todo o cálculo restante fica a seu encargo.
Por meio de uma planilha
Se você calcula o seu tempo através de um relógio, seja físico ou virtual, pode também utilizar uma planilha para fazer a contabilidade.
A planilha pode ser programada para conter fórmulas que somem o tempo despendido em cada atividade.
Porém, isso não elimina a necessidade de interpretar os dados e os dividir conforme cada cliente que você está atendendo.
Lembrando que as planilhas, assim como o cálculo manual, são passíveis de erros que podem prejudicar a sua prestação de contas.
Aplicativo para contabilizar horas trabalhadas
Se você está procurando uma forma de automatizar o seu controle de horas, utilizar um aplicativo para contabilizar as horas trabalhadas para clientes é, além da maneira mais fácil, a que menos te dará dor de cabeça.
Além de contar as horas de cada função desempenhada, podendo ser pausadas sem que você perca o progresso, todos os dados sobre o tempo trabalhado são gerados de maneira automática.
Os aplicativos podem ser utilizados de maneira individualizada ou em formato de plugins dentro de outras ferramentas de gestão de projetos.
Como fazer relatório de horas trabalhadas
A verdade é que se você utilizar um aplicativo para contabilizar horas trabalhadas, não será necessário fazer o relatório, o próprio programa já fará isso por você.
Nesses relatórios, você encontrará as seguintes informações:
- O tempo total trabalho no projeto;
- O tempo trabalhado durante um período, seja o dia, semana ou ano;
- A comparação da sua produtividade com outros períodos e projetos.
Mas, se você preferir, você pode fazer o seu relatório manualmente, formulando uma planilha ou utilizando a calculadora. Porém, como você vai ver logo abaixo, existe uma razão lógica para a escolha de aplicativo para contabilizar horas de trabalho.
Anotar o tempo de maneira manual e diariamente não faz tão bem assim
Publicada pelo pesquisador e professor canadense, Sanford E. DeVoe, a pesquisa intitulada: Tempo, dinheiro e felicidade: como colocar um preço no nosso tempo afeta nossa habilidade de sentir o cheiro das rosas (em tradução para o português) traz um importante contraponto ao cálculo de horas.
A conclusão da pesquisa foi de que quando anotamos nosso tempo com muita frequência, principalmente de maneira diária, tendemos a ficar mais impacientes, estressados e mais cautelosos com o tempo livre que temos.
Como em algumas funções, como na contabilização de horas para clientes de quem presta consultoria, o cálculo do tempo é inevitável, a solução então seria tornar um processo um hábito.
E é justamente isso que os aplicativos de contabilização de horas visam promover, com apenas um clique para começar a contar e outro para parar, todos os dados são calculados, tirando a sensação pesada do controle do tempo e automatizando a função.
Conheça o aplicativo para contabilizar horas trabalhadas da Oitchau
Se você usa aplicativos de gestão em seus processos de consultoria, como o Asana e o Trello, não deixe de conhecer os aplicativos para contabilizar horas trabalhadas da Oitchau.
Através da integração da nossa solução em programas que não contém originalmente a função de controle de horas, você poderá registrar e acompanhar os dados do seu tempo produzindo com o mínimo de esforço possível.