Dois homens de roupa social se cumprimentam dentro de um ambiente de escritório, ao fundo 2 mulheres e 1 homem olham a cena e sorriem.

11 passos para entender como ser um bom líder

Passada a pandemia da Covid-19, diversos aspectos internos das empresas sofreram modificações. Entre eles, o entendimento de como ser um bom líder.

Práticas que antes não eram tão comuns, passaram a ser vistas como fundamentais, como por exemplo, a liderança orientada às pessoas, apontada por uma pesquisa como um dos perfis de liderança que mais se destacaram durante a pandemia.

A gestão voltada a satisfação dos colaboradores visa o desenvolvimento das Soft Skills e prioriza interações que gerem colaboração entre a equipe, como happy hours, mesmo que online.

Sabendo disso, elaboramos esse conteúdo, para que você saiba como ser um bom líder de equipe a partir de 11 passos. Boa leitura!

O que precisa para ser um bom líder?

Para ser um bom líder, é necessário se desenvolver continuamente em diversos aspectos que correspondem principalmente à comunicação com os comandados, priorizando um ambiente de trabalho fluido e com menos ruídos.

Para explicar como você pode atingir esse patamar e ter atitudes de um líder de sucesso, separamos os 11 tópicos a seguir, que você conferir detalhadamente no tópico abaixo:

  • Assuma o compromisso
  • Priorize o bom relacionamento
  • Mantenha a organização
  • Saiba fornecer feedbacks de qualidade
  • Invista no seu autoconhecimento
  • Pratique a escuta ativa
  • Não abandone os estudos sobre a área
  • Demonstre confiança
  • Estabeleça uma boa comunicação
  • Exercite e use a criatividade
  • Seja responsável

Como ter uma boa liderança em 11 passos

Saiba como ser um bom líder de equipe em 11 passos:

Assuma o compromisso

A primeira atitude de um líder deve ser assumir o compromisso, não apenas dizer “sim” para a empresa, mas assumir esse papel em seu interior, entender os desafios e se prontificando a ser pôr na frente de um time que dependerá da sua atuação.

Priorize o bom relacionamento

Nesse caso, empatia é a palavra de ordem. Se colocar no lugar dos outros e emular os sentimentos vai permitir que o líder mantenha um bom relacionamento com todos os seus comandados.

Será necessário também ensinar essa virtude para equipe, fazendo com que não apenas o gestor tenha um bom relacionamento, mas todos do time entre si.

Mantenha a organização

Um bom gestor, que deseja ser um dos exemplos de liderança no trabalho para os seus profissionais, deve manter a sua organização. Isso envolve a pontualidade, a obediência dos prazos, a organização do seu espaço de trabalho e até mesmo do seu visual.

Saiba fornecer feedbacks de qualidade

Fornecer feedbacks constantes e de qualidade demonstra a preocupação do líder quanto ao trabalho exercido por cada um de seus subordinados.

O feedback positivo deve acontecer individualmente, de maneira personalizada e sempre com o tom de aconselhamento, demonstrando ao profissional o quanto ele ainda pode melhorar e relevando os seus feitos.

Invista no seu autoconhecimento

O aprimoramento constante faz parte do bom gestor, e isso engloba também suas Soft Skills que podem ser desenvolvidas fora do expediente.

Atividades que ajudem a entender, por exemplo, a natureza do ser humano e como ele age em determinadas situações são ótimas para enxergar melhor o ambiente de trabalho

Pratique a escuta ativa

Também é atribuição do líder escutar o que os colaboradores têm a dizer sobre o seu trabalho. É como receber um feedback do seu time, uma atitude fundamental para melhorar os seus processos.

Essa dica não deve ser implementada apenas como uma tática para parecer “bonzinho”, escutando o que os outros têm a dizer apenas por educação, mas sim como um prática efetiva de entender e executar o pensamento de que não existe perfeição, nem mesmo para o líder.

Não abandone os estudos sobre a área

As Hard Skills também são importantes, e os estudos sobre a área não devem parar, principalmente aquelas que envolvem maior dinamismo.

Ao assumir o papel de gestor, é fundamental também estudar sobre outras áreas que compõem a empresa e o seu time, mesmo que não sejam sua especialidade, se tornando um profissional t-shaped.

Demonstre confiança

O time deve se sentir estimulado pelo seu líder, e para isso ele deve demonstrar confiança, fazendo com que os colaboradores também acreditem nos passos que estão sendo dados.

Estabeleça uma boa comunicação

Ruídos de comunicação podem acabar comprometendo a liderança, para que isso não aconteça, é necessário aplicar métodos que garantam a eficácia das mensagens a serem transmitidas, como saber utilizar a comunicação assíncrona e síncrona.

Exercite e use a criatividade

Ao assumir o compromisso de liderar, situações difíceis surgirão, e para as contornar será preciso usar a criatividade, uma habilidade que pode ser treinada, permitindo que a mente enxergue diferentes soluções.

Seja responsável

Por fim, para implementar todas as dicas que levam ao entendimento de como ser um bom líder, a responsabilidade deve ser uma das prioridades. Isso significa que no momento das dificuldades e de erros o gestor deve tomar a frente e não apontar os culpados.

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Como formar um bom líder?

Agora, se você quer saber como formar um bom líder, é fundamental apresentar exemplos de liderança no trabalho e também ser um desses exemplos. Nesse caminho, podemos dividir o ensino em duas partes: as soft e as Hard Skills.

Hard Skills

Dependendo do tempo de atuação do profissional na área e a sua instrução, ele já terá um excelente background de Hard Skills, necessitando apenas reforçar alguns pontos e estudar o funcionamento de áreas satélites que não faziam parte da sua atribuição.

Caso ele ainda necessite estudar e conhecer mais a área, a empresa pode auxiliar o profissional indicando e fornecendo cursos, além de vivências em diferentes setores do negócio e intercâmbios.

Soft Skills

As Soft Skills se referem a praticamente todos os 11 tópicos que apresentamos mais acima no texto e sem elas, é impossível ter uma boa liderança.

O futuro líder deve entender o seu papel enquanto comunicador e tomador de decisões, exercendo essas duas funções com maestria para não gerar conflitos e alcançar os resultados esperados.

Entre em contato com mais materiais de aprimoramento pessoal

Como você viu, as atitudes de um líder de qualidade se conectam principalmente à forma como ele trata os seus colaboradores, sem esquecer do aprimoramento profissional.

Se você quer aprender mais sobre esses aspectos que transformam um simples gestor em uma referência, confira outros conteúdos como esse no blog da Oitchau.

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