Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas

Como fazer controle de despesas de equipes externas?

Fazer o controle de despesas das equipes externas e manter tudo sob controle é uma maneira eficiente de garantir a saúde financeira da empresa. Quando se fala em equipes externas, a redução de gastos se torna uma prioridade, sobretudo em tempos de crise.

Ao gestor, fica a responsabilidade de analisar as condições em que as equipes realizam seus trabalhos e buscar soluções para cortar gastos sem prejudicar a qualidade do trabalho.

Mas como fazer isso?

Neste artigo, trazemos algumas dicas que poderão ajudá-lo a compreender melhor este cenário e como fazer cortes. Acompanhe!

 

Dicas para reduzir as despesas de equipes externas

Reduza despesas, não pessoal

A qualquer sinal de crise, logo se pensa em corte de pessoal como forma de contenção de gastos. Porém, esta atitude está longe de ser algo eficiente. 

Mais vale uma ter uma equipe externa enxuta e altamente eficiente do que cortar o serviço fora do ambiente de trabalho e dispensar colaboradores.

Dessa forma, se atingiu um momento em que cortar gastos é vital para que a empresa continue ativa, enxugue suas equipes externas levando em conta o perfil comportamental de cada colaborador.

Priorize manter as equipes que são formadas por colaboradores que tenham perfis comportamentais que se complementam para que trabalham em total harmonia e, assim, sejam capazes de entregar mais resultados, menos operando com menos pessoas.

A entrega de resultados e a consequente a qualidade do serviço prestado dependem de como os times produzem juntos e não da quantidade de pessoas que os integram. 

Ao invés de dispensar colaboradores, reorganize suas equipes de forma a se tornarem equipes de alta performance e entregar mais resultados gastando menos.

 

Limite as jornadas de trabalho para reduzir despesas

Acompanhar a jornada de trabalho dos times externos é um grande desafio ao gestor. No entanto, hoje a tarefa se tornou muito mais simples com a chegada de soluções tecnológicos.

Aplicativos como o Oitchau são fáceis de serem utilizados e oferecem uma relação custo e benefício muito vantajosa às empresas.

O sistema do Oitchau permite não apenas que o gestor seja capaz de acompanhar a jornada de trabalho de cada colaborador externo, como também possa limitar a realização de horas extras para que não haja surpresas ao final do mês.

Com o Oitchau o gestor pode, ainda, criar jornadas de trabalho específicas para cada colaborador, levando em conta as necessidades financeiras da empresa e do próprio funcionário, garantindo a comunicação transparente entre as partes.

 

O trabalho remoto traz economia às empresas

Além das equipes externas que realizam serviços alocados em outros ambientes, uma excelente maneira de trazer economia real à empresa é criar a possibilidade de alguns colaboradores realizarem seus trabalhos da sua própria residência.

Ao adotar o trabalho remoto e ajustá-lo ao dia a dia da empresa, é possível reduzir os custos operacionais do ambiente físico. 

Dependendo do porte da empresa, é possível, ainda, usar um espaço físico menor, reduzindo o custo do aluguel ou quem sabe alocar o escritório da empresa em um coworking?

Com a ajuda do Oitchau, o gestor consegue acompanhar a jornada de trabalho dos colaboradores remoto em tempo real. Cada vez que registram o ponto, os mecanismos antifraude verificam a identidade do colaborador, o horário e o local em que o registro ocorreu, garantindo a veracidade das informações.

Tanto o gestor como o colaborador trabalham tranquilamente e focam seus esforços no que realmente importa: o sucesso da empresa.

 

Terceirização como forma de redução de custos

Terceirizar serviços também é uma maneira de diminuir os custos de uma empresa. Aliás, muitos gestores já terceirizam serviços de copa, limpeza, segurança e até mesmo o serviço de contabilidade e RH de suas empresas.

Assim como no item anterior, ao terceirizar alguns serviços é possível reduzir custos internos e até mesmo economizar no aluguel. 

Vale a pena analisar o cenário atual da empresa de forma assertiva e decidir o que pode ou não ser terceirizado como forma de trazer economia.

Há diversas maneiras de fazer a redução de despesas de equipes usando a tecnologia de forma inteligente. Agora que já conhece nossas dicas, faça uma reflexão do que pode fazer a respeito dos custos dos times externos e bons negócios!