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Foto de cima mostrando o teclado de um, cartão de crédito, óculos de sol e bolsas.

Como criar um site e-commerce que atrai muitas vendas?

Você já pensou em ter um e-commerce?

Atualmente, empreendimentos virtuais são cada vez mais comuns e isso acontece por uma série de fatores: não é preciso dispor de um grande capital para abrir um e-commerce; seus produtos ficam disponíveis aos clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana, entre outros.

O fato é, entretanto, que para que uma loja virtual tenha sucesso, é preciso planejamento, foco e ação, assim como acontece em empreendimentos físicos.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas importantes que poderão ajudá-lo a criar um site que atrai muitas vendas e que se destaca da concorrência. Veja a seguir.

 

E-commerce de sucesso: não abra mão do planejamento

Como mencionamos anteriormente, a facilidade de abrir um e-commerce não exclui a necessidade de planejamento. Por esse motivo, a primeira dica é montar um plano de negócio completo e detalhado para a sua loja virtual.

Seu plano de negócios deve ser iniciado pelo próprio site da loja virtual, que deverá ser otimizado para que se destaque nos motores de busca (vide a próxima dica).

Defina prazos, metas em curto, médio e longo prazos, e determine todos os passos que precisará realizar para alcançar cada uma delas.

Obviamente, você poderá fazer ajustes ao longo do caminho, mas o planejamento é importante para que tenha foco e saiba exatamente o que tem que ser feito para alcançar o sucesso com seu empreendimento digital.

Vale ressaltar que é preciso ter pé no chão. Isso significa que, para começar corretamente, é preciso definir metas realistas, maneirando na ambição. Levar em conta o momento atual da economia do país é um dos requisitos para que estabeleça seu plano de ação.

 

Otimize sua loja virtual

Se você tem ótimos produtos e preços extremamente competitivos, mas não alcança seu público em potencial, você está perdendo oportunidades de negócios valiosas.

Por esse motivo, como citado na dica anterior, no momento da criação do seu site é preciso investir em SEO. Mas o que é isso?

A sigla SEO (Search Engine Optmization ou Otimização para motores de busca) é uma técnica amplamente utilizada no marketing digital para que seu site esteja entre as primeiras posições de motores de busca como o Google, toda vez que um internauta digite uma determinada palavra-chave no campo de busca.

Embora pareça algo simples de ser aplicado, o SEO tem uma série de características e detalhes que apenas especialistas sabem fazer. Por esse motivo, investir em profissionais capacitados para fazer o SEO corretamente é a solução mais inteligente, sobretudo se o seu orçamento for limitado.

Vale lembrar que o SEO funciona muito bem e atrai mais visitas a sua loja virtual. No entanto, é uma estratégia de médio e longo prazo. Não esperar por resultados imediatos é uma boa estratégia e uma maneira de controlar a ansiedade de fazer vendas.

 

Outras maneiras de divulgar o seu site

Os links patrocinados do Google também são excelentes maneiras de divulgar seu negócio e atrair mais clientes em potencial à loja virtual.

Ao contrário do SEO, os links patrocinados do Google trazem resultados imediatos. No entanto, as visitas ao seu empreendimento digital só resultarão em vendas se você conhecer profundamente o seu público-alvo.

Quem são seus clientes? Quais as suas dores? O que eles buscam? Que soluções você pode oferecer a eles?

Todas essas são perguntas que deverão ser acrescentadas às famosas: faixa etária, nível educacional, gênero, etc., ao montar o seu público-alvo.

É por meio de visitas qualificadas, ou seja, pessoas que realmente procuram um produto como o que você vende, é que os links patrocinados trazem bons resultados. Fique atento.

 

Atenção à descrição dos produtos

Apesar de serem textos curtos e que descrevem em detalhes as características de cada produto, é um boa ideia dedicar tempo para escrever a descrição de cada um de seus produtos em sua loja virtual.

Pense em palavras que atraiam o olhar do seu público e que realmente mostrem o que aquele produto pode trazer de valor ao dia a dia de quem o comprar. Vale a pena a dedicação.

 

Mantenha seu cliente informado

Outra forma interessante de criar um site que atrai muitas vendas é criar um blog para a publicação de conteúdo relacionado ao seus produtos.

No blog vale de tudo, desde que tenha a ver com o seu segmento: notícias sobre o setor, dicas e instruções para tirar o maior proveito possível de seus produtos, segredos de uso de seus produtos exclusivos aos seus clientes, etc.

Use a sua criatividade para educar e informar o seu cliente. Ele só terá a agradecer!

Pronto! Agora que você já conhece as dicas para ter um e-commerce que atrai muitas vendas, é só colocar a mão na massa! Bons negócios!