Um site fácil de acessar de todos os lugares, que seja intuitivo e facilite a compra. O que seus clientes esperam ao acessar seu e-commerce?
Muitas vezes acreditamos que para ganhar novos clientes e aumentar as vendas é preciso um grande investimento, muito dinheiro e muitas horas de trabalho. Mas às vezes tudo que precisamos é de mudanças pequenas e simples, daquelas que estão bem na nossa cara e não enxergamos porque tampamos nossa visão com estratégias mirabolantes.
Analise o seu negócio rapidamente
Aproveite que você está lendo esse artigo, abra o site da sua loja e responda:
- Seu site é atraente visualmente?
- É possível abri-lo pelo celular, tablet e computador?
- É fácil encontrar os produtos e informações?
- O botão de ‘comprar’ está em evidência?
- O site passa confiança?
Se você respondeu ‘não’ para um ou mais itens dessa lista, descubra agora porque garantir que a resposta seja ‘sim’ para todos eles é tão importante!
Template responsivo
Um e-commerce responsivo é aquele que podemos abrir tanto no computador, quanto tablet ou celular, pois ele se adequa aos diferentes tamanhos de tela.
Hoje em dia, a maior parte dos acessos à internet ocorrem por meio de smartphones, por isso é tão importante garantir que seu site esteja preparado para esse tipo de acesso para não perder vendas!
Mas não basta apenas abrir, em todos os dispositivos ele precisa:
Carregar as páginas com velocidade
- Redimensionar as imagens
- Verificar o tamanho dos botões, menus e banners
- Redimensionar o texto
- Garantir que todas as ações funcionam (como comprar e pagar)
Se o seu site não é responsivo, fique tranquilo(a)!
Hoje em dia é possível comprar templates prontos responsivos (programados para garantir que qualquer pessoa consiga acessá-los de qualquer dispositivo) a partir de US$ 45, em site como o ThemeForest.
Ou você pode optar, é claro, por contratar um profissional.
Navegação intuitiva em e-commerce
Outro ponto importantíssimo é escolher um template que seja de fácil compreensão e que, principalmente, seja intuitivo, ou seja:
- Que os clientes identifiquem com rapidez como encontrar um produto, como enviá-lo para a cesta e como concluir a compra!
Se um cliente não conseguir encontrar o produto com rapidez ou não conseguir concluir a compra, ele pode abandonar o site. Venda perdida. Ninguém quer isso, certo? Por isso existem algumas práticas simples de e-commerce para evitar que isso aconteça:
- Escolha títulos fáceis de pesquisar para as categorias: calças, blusas, calçados, acessórios, decoração.
- Adicione opção de filtros por: preço, mais vendidos, lançamentos, tamanhos, cores.
- Posicione o botão ‘comprar’ próximo ao produto, num espaço bem visível. Busque também usar uma cor forte no botão para que ele se destaque na tela.
- Posicione o botão de ‘ir para o carrinho’ no menu com destaque. A cada novo produto adicionado no carrinho, coloque uma sinalização – como o número de itens ou uma mensagem como ‘finalizar compra’.
- Coloque no rodapé links para a página de informações sobre entregas (ou perguntas frequentes). E também links para as redes sociais e contato com a loja.
O raciocínio é simples! Basta posicionar os principais botões e informações no site com visibilidade para que os clientes achem rapidamente.
Sinais de confiabilidade
Com tantos sites de lojas disponíveis, e também muitos e-commerces falsos, uma das maiores preocupações de quem compra pela internet é confirmar se uma loja é realmente confiável e entregará o produto (com qualidade e dentro do prazo).
- Dê aos seus clientes motivo para confiar na sua loja!
Para isso, envie e-mails de acompanhamento durante todo o processo de compra. Ao enviar um e-mail para confirmar a finalização de uma compra, peça que o cliente responda uma avaliação sobre a experiência. Depois use essas avaliação a seu favor!
Você pode fazer isso mostrando de duas maneiras:
- Adicione no início do site os depoimentos positivos de clientes selecionados.
- Na página de cada produto, adicione depoimentos específicos sobre aquele produto e uma taxa de avaliação, por exemplo ‘4,7 estrelas’.
Outra maneira de mostrar aos clientes que sua loja é confiável:
- Coloque no rodapé do site as possíveis formas de pagamentos e os selos que confirmam que o site é confiável e as informações do cliente estarão seguras.
Riqueza de informações
Essa prática não é segredo para ninguém, mas ainda assim encontramos muitos e-commerces que pecam nas coisas mais simples.
O segredo de vender na internet é passar confiança e qualidade para o cliente sem a vantagem de poder mostrar o produto ao vivo ou abordar pessoalmente.
Independentemente do produto que você está vendendo:
- Publique no mínimo 5 fotos de cada produto. Fotos de diferentes ângulos que ofereçam uma visão completa dele. Se possível, produza vídeos mostrando o produto em ação.
- Acrescente informações técnicas do produto como: descrição, tamanho, peso e itens/acessórios que acompanham.
- Se você vende roupas, ofereça uma tabela de medidas para facilitar a compra do cliente e evitar um alto volume de devoluções.
- Permita que o cliente simule o valor da entrega pesquisando pelo CEP.
- Informe sobre prazos de entrega e que alguns endereços podem ter prazos diferenciados.
Quanto maior for a riqueza de informações sobre um produto e sobre o serviço prestado pela loja, mais argumentos positivos o cliente receberá para optar por concluir a compra.
Bônus x e-commerce
Se a sua loja é bem engajada nas redes sociais, costuma publicar conteúdos bacanas e, principalmente, costuma receber conteúdos bacanas dos clientes – como fotos deles usando os seus produtos, mostre isso!
Adicione na página inicial do seu site uma galeria com fotos de clientes e incentive-os a participar também usando uma hashtag #.
Fique de olho e pesquise pela # todos os dias. Sempre que tiver novidades, acrescente na galeria!
Lembre-se: a tecnologia e os comportamentos de consumo mudam o tempo todo e para garantir o sucesso do seu e-commerce, é preciso mudar e arriscar!
Produção de conteúdo e SEO
A produção de conteúdo e o processo de otimização é muito importante para ter um e-commerce de sucesso. É essencial para atrair organicamente as pessoas para a sua loja virtual, sem grandes investimentos.
A dica é criar todo o conteúdo do seu e-commerce com foco na otimização e com um conteúdo enriquecedor, dos banners às descrições de produtos. Outra dica é manter um blog com informações úteis aos leitores e propagar estas informações também nas redes sociais, de forma integrada.
Um especialista em conteúdo especifico para e-commerce pode ajudá-lo nesta tarefa. Lembre-se que o conteúdo do seu site deve ser útil, bem estruturado, claro e conciso, completo e atual.
Experiência do usuário
Outra tendência forte quando se fala em e-commerce é a chamada experiência do usuário. É importante oferecer uma boa experiência antes, durante e depois do usuário de fato efetuar a compra.
Lembre-se de que ele não procura apenas um produto, mas uma experiência gratificante. Logo, mantenha as informações claras, assim como devem ser claros os benefícios e vantagens, um layout que facilite a navegação, um processo seguro e canais de atendimento e suporte acessíveis.
Veja também: Como funciona a tolerância de atraso no controle de ponto…
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