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E-commerce

E-commerce: 4 Coisas que todo cliente quer ver!

Um site fácil de acessar de todos os lugares, que seja intuitivo e facilite a compra. O que seus clientes esperam ao acessar o site da sua loja?

Muitas vezes acreditamos que para ganhar novos clientes e aumentar as vendas é preciso um grande investimento, muito dinheiro e muitas horas de trabalho. Mas às vezes tudo que precisamos é de mudanças pequenas e simples, daquelas que estão bem na nossa cara e não enxergamos porque tampamos nossa visão com estratégias mirabolantes.

Aproveite que você está lendo esse artigo, abra o site da sua loja e responda:

  • Seu site é atraente visualmente?
  • É possível abri-lo pelo celular, tablet e computador?
  • É fácil encontrar os produtos e informações?
  • O botão de ‘comprar’ está em evidência?
  • O site passa confiança?

Se você respondeu ‘não’ para um ou mais itens dessa lista, descubra agora porque garantir que a resposta seja ‘sim’ para todos eles é tão importante!

 

Template responsivo

Um site responsivo é aquele que podemos abrir tanto no computador, quanto tablet ou celular, pois ele se adequa aos diferentes tamanhos de tela.

Hoje em dia, a maior parte dos acessos à internet ocorrem por meio de smartphones, por isso é tão importante garantir que seu site esteja preparado para esse tipo de acesso para não perder vendas!

Mas não basta apenas abrir, em todos os dispositivos ele precisa:

Carregar as páginas com velocidade

  • Redimensionar as imagens
  • Redimensionar botões, menus e banners
  • Redimensionar o texto
  • Garantir que todas as ações funcionam (como comprar e pagar)

Se o seu site não é responsivo, fique tranquilo(a)!

Hoje em dia é possível comprar templates prontos responsivos (programados para garantir que qualquer pessoa consiga acessá-los de qualquer dispositivo) a partir de US$ 45, em site como o ThemeForest.

Ou você pode optar, é claro, por contratar um profissional.

 

Navegação intuitiva

Outro ponto importantíssimo é escolher um template que seja de fácil compreensão e que, principalmente, seja intuitivo, ou seja:

  • Que os clientes identifiquem com rapidez como encontrar um produto, como enviá-lo para a cesta e como concluir a compra!

Se um cliente não conseguir encontrar o produto com rapidez ou não conseguir concluir a compra, ele pode abandonar o site. Venda perdida. Ninguém quer isso, certo? Por isso existem algumas práticas simples para evitar que isso aconteça:

  • Escolha títulos fáceis de pesquisar para as categorias: calças, blusas, calçados, acessórios, decoração.
  • Adicione opção de filtros por: preço, mais vendidos, lançamentos, tamanhos, cores.
  • Posicione o botão ‘comprar’ próximo ao produto, num espaço bem visível. Busque também usar uma cor forte no botão para que ele se destaque na tela.
  • Posicione o botão de ‘ir para o carrinho’ no menu com destaque. A cada novo produto adicionado no carrinho, coloque uma sinalização – como o número de itens ou uma mensagem como ‘finalizar compra’.
  • Coloque no rodapé links para a página de informações sobre entregas (ou perguntas frequentes). E também links para as redes sociais e contato com a loja.

O raciocínio é simples! Basta posicionar os principais botões e informações no site com visibilidade para que os clientes achem rapidamente.

 

Sinais de confiabilidade

Com tantos sites de lojas disponíveis, e também muitos e-commerces falsos, uma das maiores preocupações de quem compra pela internet é confirmar se uma loja é realmente confiável e entregará o produto (com qualidade e dentro do prazo).

  • Dê aos seus clientes motivo para confiar na sua loja!

Para isso, envie e-mails de acompanhamento durante todo o processo de compra. Ao enviar um e-mail para confirmar a finalização de uma compra, peça que o cliente responda uma avaliação sobre a experiência. Depois use essas avaliação a seu favor!

Você pode fazer isso mostrando de duas maneiras:

  • Adicione no início do site os depoimentos positivos de clientes selecionados.
  • Na página de cada produto, adicione depoimentos específicos sobre aquele produto e uma taxa de avaliação, por exemplo ‘4,7 estrelas’.

Outra maneira de mostrar aos clientes que sua loja é confiável:

  • Coloque no rodapé do site as possíveis formas de pagamentos e os selos que confirmam que o site é confiável e as informações do cliente estarão seguras.

 

Riqueza de informações

Essa prática não é segredo para ninguém, mas ainda assim encontramos muitos e-commerces que pecam nas coisas mais simples.

O segredo de vender na internet é passar confiança e qualidade para o cliente sem a vantagem de poder mostrar o produto ao vivo ou abordar pessoalmente.

Independentemente do produto que você está vendendo:

  • Publique no mínimo 5 fotos de cada produto. Fotos de diferentes ângulos que ofereçam uma visão completa dele. Se possível, produza vídeos mostrando o produto em ação.
  • Acrescente informações técnicas do produto como: descrição, tamanho, peso e  itens/acessórios que acompanham.
  • Se você vende roupas, ofereça uma tabela de medidas para facilitar a compra do cliente e evitar um alto volume de devoluções.
  • Permita que o cliente simule o valor da entrega pesquisando pelo CEP.
  • Informe sobre prazos de entrega e que alguns endereços podem ter prazos diferenciados.

Quanto maior for a riqueza de informações sobre um produto e sobre o serviço prestado pela loja, mais argumentos positivos o cliente receberá para optar por concluir a compra.

 

Bônus

Se a sua loja é bem engajada nas redes sociais, costuma publicar conteúdos bacanas e, principalmente, costuma receber conteúdos bacanas dos clientes – como fotos deles usando os seus produtos, mostre isso!

Adicione na página inicial do seu site uma galeria com fotos de clientes e incentive-os a participar também usando uma hashtag #.

Fique de olho e pesquise pela # todos os dias. Sempre que tiver novidades, acrescente na galeria!

 

Lembre-se: a tecnologia e os comportamentos de consumo mudam o tempo todo e para garantir o sucesso do seu e-commerce, é preciso mudar e arriscar!