BPO

BPO pode ajudar a sua empresa a decolar! Como? Veja aqui

O BPO (Business Process Outsourcing) diz respeito a uma estratégia de terceirização de alguns serviços e atividades internas de uma empresa, visando a valorização da qualidade das atividades que integram parte do seu core business.

A ideia é incluir uma maior performance operacional, com uma distribuição de funções, automatização dos processos, além de gerenciar as situações internas da melhor maneira possível.

A seguir, neste artigo, você vai conhecer mais aspectos sobre esse tema. Acompanhe!

O que é BPO?

Em linhas simples, a intenção do método é terceirizar de maneira inteligente a execução de atividades que todo negócio precisa desempenhar, mas que não necessariamente fazem parte de seu escopo principal.

Neste caso, quem passa a atender essas demandas são prestadoras de serviços especialistas nesses setores dentro das organizações — as famosas terceirizadas.

Após a Reforma Trabalhista, todas as áreas de uma empresa podem ser terceirizadas, o que inclui os departamentos como financeiro, recursos humanos, marketing, logística e tecnologia, bem como serviços de suporte, como transporte, limpeza e manutenção predial.

BPO

No mercado atual existe um movimento crescente de organizações que adotam estratégias de terceirização, ou BPO.

Essas empresas identificam a necessidade de alocar seus principais ativos para garantirem a excelência do negócio na hora de expandir, por exemplo.

Por que as empresas adotam o BPO como estratégia de melhorias?

Vivemos em uma era de vasta popularização dos negócios, e consequentemente, o mercado apresenta níveis cada vez mais altos de complexidade, concorrência e competição – em todos os nichos e setores possíveis e imagináveis.

Neste cenário, é de extrema importância que as corporações concentrem seus principais recursos de produção e entrega em seu produto ou serviço que é a sua especialidade, afinal.

Sob este contexto, a dúvida que permanece seria como ficariam as outras rotinas empresariais.

Uma organização é incapaz, de fato, de sobreviver apenas com a força de sua produção principal. Departamentos como:

  • Finanças,
  • Pessoal,
  • Logística,
  • Estrutura, entre outras.

São áreas que possuem papel fundamental em toda dinâmica de uma empresa e na conquista do seu sucesso.

O BPO, que em tradução livre significa algo como “os processos de negócios terceirizados”, é uma estratégia que veio para resolver essas questões.

O método vem sendo adotado com resultados positivos muitas empresas mundo afora, permitindo que mantenham o foco em seu core business.

Quais os motivos para a terceirização de setores em uma empresa?

Uma das razões mais importantes pelas quais as empresas optam por terceirizar seus processos é devido à flexibilidade que isso lhes proporciona (em termos de custo e tempo).

BPO

Flexibilização de custos

Quando se trata de flexibilidade de custos, os processos terceirizados permitem que as empresas tenham prestadores de serviços contratados para efetuar tarefas específicas, em geral, mais operacionais.

Ao invés de manter todo um departamento interno responsável apenas por essas atividades. Isso é especialmente útil, quando se trata de processos sazonais, ou seja, aqueles que têm uma demanda variada ao longo do tempo.

Ao adotar o BPO e toda essa estrutura de custo variável, as corporações são capazes de agir rapidamente quando mudanças em sua capacidade de produção se tornam necessárias, além de reduzir a necessidade de investir em mais ativos.

Concentrar recursos essenciais

Outra razão muito importante pela qual as empresas optam por terceirizar certos setores é que, contratando alguém para cuidar desses processos paralelos, elas conseguem se concentrar em suas competências essenciais.

Isso acontece porque não é incomum ver colaboradores importantes perdendo seu tempo executando rotinas administrativas que poderiam ser facilmente terceirizados.

Por meio do investimento em terceirização, esses profissionais ficam livres para dedicarem o seu tempo e energia no desenvolvimento do negócio principal da empresa e de como tornar o seu produto ou serviço mais competitivo.

Aumentar a competitividade no mercado

Além disso, terceirizar também é muito útil para aumentar a velocidade dos processos de negócios. Já que haverão times dedicados a execução de atividades que antes não eram priorizadas.

E a empresa consegue ganhar agilidade nos processos, permitindo entregas mais rápidas, e soluções inovadores para problemas cotidianos.

Aumentando sua competitividade no mercado, e permitindo que novos investimentos apareçam, já que os processos estarão estruturados e em pleno funcionamento.

BPO x terceirização

O BPO é importante porque é uma ferramenta que conta com o auxílio profissional de uma empresa terceirizada, que irá auxiliar nas etapas dos seus processos e recursos.

Por mais que o método funcione como uma espécie de terceirização, ele não quer dizer exatamente a mesma coisa que terceirização.

Ambos são dois processos que são exatamente iguais em alguns pontos, mas divergem em sua estratégia.

BPO

Para exemplificar, o Business Process Outsourcing foca no uso da tecnologia aliado ao conhecimento e qualidade nos procedimentos, além de requerer uma avaliação completa da organização e dos seus processos.

A empresa contratada deve criar um novo modelo para os serviços organizacionais e não simplesmente terceirizar as áreas.

Terceirização tradicional

Por outro lado, na terceirização tradicional não existe a necessidade de criar novos modelos para os serviços organizacionais. 

Outro ponto interessante é citar as diferenças entre consultoria e assessoria, por exemplo, no BPO a consultoria da empresa contratada age como conselheira, mas não se envolve diretamente nas questões práticas. 

Já em relação a assessoria, esta oferece um auxílio técnico no desenvolvimento de um determinado projeto.

Quais são as vantagens?

O primeiro e mais claro benefício do método, o qual mencionamos mais acima, é a possibilidade de concentrar todos os esforços no que a empresa sabe fazer de melhor, tornando-a mais competitiva.

BPO

As atividades terceirizadas, por exemplo, estarão nas mãos de quem realmente entende do assunto e possui know-how para atuar de maneira eficiente para resolver os conflitos. 

A estratégia promove boa economia, pois deixa os processos essenciais mais eficientes e permite uma folha de pagamento mais enxuta.

Uma tendência verificada atualmente é a opção pela terceirização das atividades tecnológicas das organizações, como:

  • Estruturas de rede;
  • Sistemas;
  • Processos tecnológicos;

Além de outros elementos que são administrados por colaboradores terceiros, que atuam em parceria com a empresa, e conhecem os processos a fundo.

Para facilitar, listamos mais algumas vantagens do BPO, como:

  • A velocidade e a eficiência do processo de negócios são aprimoradas;
  • Os colaboradores podem investir mais tempo nas principais estratégias de negócios para aumentar a vantagem competitiva e aprimorar o envolvimento na cadeia de valor;
  • O crescimento organizacional aumenta quando os recursos de capital e as despesas com ativos não são mais necessários, o que evita retornos sobre o investimento problemáticos;
  • As organizações não precisam investir em ativos de estratégia de negócios primários não relacionados, facilitando uma mudança de foco para competências específicas.
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