benefícios para colaboradores

Benefícios para colaboradores: 06 sugestões interessantes!

Uma empresa que é criativa em relação aos benefícios para colaboradores tende a colher frutos importantes. Ela demonstra seu apreço em relação aos seus parceiros e consegue buscar engajamento e outras vantagens.

Esses benefícios devem ir além daqueles já normalizados, como o plano de saúde, vale-alimentação e auxílio transporte. A empresa deve pensar em novos formatos de prêmios que realmente demonstrem como ela se diferencia perante as demais.

Por que investir em benefícios para os colaboradores?

Investir em benefícios dentro de uma empresa é um fator extremamente importante. Foi-se o tempo em que bastava o pagamento de salários e alguns benefícios normais, como para refeições e transporte.

Com a modernização do mundo as relações de trabalho também se modernizaram. O bem-estar dos colaboradores é visto hoje como parte essencial do sucesso de uma empresa e da qualidade dos serviços que presta.

E como engajá-los? Uma das formas é justamente investir em benefícios para colaboradores. Esses benefícios conseguem demonstrar que os trabalhadores são importantes para a empresa e desenvolver o sentimento de permanência.

benefícios para colaboradores

Esse sentimento se revela na baixa do turnover, dos desligamentos e necessidades de processos seletivos constantes. A empresa economiza ao limitá-los e consegue desenvolver uma noção de equipe muito melhor.

Quando os colaboradores estão engajados, eles tendem a buscar melhorar suas atividades ao longo da jornada de trabalho. Eles querem demonstrar que se sentem valorizados e querem fazer jus a isso. Outro ponto é a busca por novos aprendizados.

Calcule os custos de cada colaborador

Veja que isso reflete positivamente sobre a empresa de forma geral e sobre a equipe. O clima organizacional tende a melhorar pela diminuição do estresse e pelo desenvolvimento do bem-estar do colaborador.

Ao investir em benefícios para seus colaboradores, lembre-se de superar aqueles que são normalmente concedidos. Eles devem ser diferentes dos obrigatórios e dos tradicionais. Isso permite que a empresa se destaque perante jovens talentos.

Estes, ao verem que uma empresa traz benefícios diferenciados para seus colaboradores, tendem a desenvolver o sentimento de desejo de prestar serviços ali ao invés de em uma concorrente.

Quais são os benefícios obrigatórios no trabalho?

Veja quais são os benefícios que são obrigatórios e por isso não podem ser considerados como vantagens adicionais, eis que a sua simples ausência já demonstra desrespeito às leis trabalhistas e supressão de direitos. Veja:

  • 13º salário;
  • Férias remuneradas com adicional de 1/3;
  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
  • Horas extras em caso de extrapolação da jornada contratual sem compensação de horários;
  • Recolhimentos ao INSS;
  • Adicional noturno;
  • Vale-transporte.

Quais são os benefícios tradicionais?

Existem outros tipos de benefícios que mesmo não sendo obrigatórios são tradicionais. Eles são encontrados na maioria das empresas e por isso não representam exatamente uma novidade.

Hoje é possível se entender como se eles fossem naturais. Não são mais vistos como benefícios para colaboradores, necessariamente. Isso se deve ao fato de que não surpreendem mais, caíram na vala comum.

É por isso que uma empresa deve trabalhar de forma a oferecê-los ao mesmo tempo em que se esforça para oferecer outras vantagens diferenciadas e de destaque.

Veja quais são os benefícios considerados tradicionais:

  • Vale alimentação ou refeição;
  • Plano de saúde;
  • Plano odontológico;
  • Seguro de vida;
  • Auxílio-creche.

Veja 06 sugestões criativas de benéficos para os colaboradores

Caso a sua empresa ainda se limite aos benefícios acima é importante repensar nas estratégias de atração e retenção de talentos. Vantagens diferentes auxiliam na conquista dos melhores talentos e no desenvolvimento dos colaboradores.

benefícios para colaboradores

Separamos para você 06 sugestões de benefícios para colaboradores que são criativos e farão toda a diferença para o colaborador e para a empresa.

Flexibilidade de horários

A flexibilidade de horários é outro tipo de vantagem que você pode ofertar aos colaboradores. Tanto para que eles se atenham à produção e atividades e não aos horários quanto para alternância entre home office e o presencial.

Aulas de línguas estrangeiras

As aulas de línguas estrangeiras também são boas opções para oferecer como vantagens aos colaboradores. Você pode fechar parcerias com escolas ou com professores particulares.

As aulas podem ser em grupo, de acordo com o nível que cada aluno já tem no idioma, individuais ou em duplas. Atualmente, a melhor opção condiz às aulas online, que permitem a todos participar sem precisar se deslocar.

Ofereça 01 folga por mês na sexta-feira

Nossa primeira sugestão pode fazer muito sucesso na sua empresa. Estamos falando dos planos que dão aos colaboradores 01 sexta-feira do mês como folga. Isso permite a eles maior descanso e organização de compromissos que não cabem na rotina.

Outro ponto interessante é que lhes permite criar um “feriadão” para passar com família e amigos e viajar. Tudo isso tem reflexos positivos no colaborador e no serviço que ele presta à empresa, posteriormente.

benefícios para colaboradores

Nesse caso, você pode optar por 01 sexta ao mês ou ao bimestre. Isso exige organização das atividades, eis que não é possível folgar se tudo não estiver nos conformes, feito e em dia.

Outra possibilidade, caso sua empresa não possa optar por 01 folga adicional ao mês, é concedê-las no mês de aniversário ou em escala de revezamento de folgas adicionais.

Benefícios em academias ou planos de exercícios

Outra benefício para colaboradores que faz sucesso é o de planos de academia. O cuidado com o corpo e com a saúde ganha cada vez mais espaço e isso pode ser aproveitado por você.

É possível oferecer pagamento parcial das mensalidades de academias ou até mesmo integrais. Para isso considere parcerias com marcas de academias. Outra possibilidade interessante, em tempos de pandemia, são os planos de exercícios.

Nesse caso o aluno encontra exercícios e orientações em um aplicativo à palma da mão. A maioria deles é pago e a sua empresa pode usar essa brecha para oferecer como vantagem adicional.

Aulas de educação financeira

A educação financeira é muito importante e apesar disso nem sempre temos o conhecimento necessário para render nosso dinheiro, aplicá-lo e controlar gastos e dívidas. Oferecer aulas nesse sentido é um ótimo benefício.

Convênios com estabelecimentos

Nossa última dica ao desenvolver benefícios para seus colaboradores é realizar convênios com estabelecimentos que fiquem próximo à sede empresarial. Restaurantes, padarias, bares, postos de gasolina e estacionamentos são alguns.

Isso permite que você fomente o comércio na região ao mesmo tempo em que consegue fechar parcerias por um valor menor. Seja para o lanche no meio do trabalho ou happy hour ao final do expediente, seus colaboradores podem gastar menos.


Enviar comentário

Oitchau - Registro de ponto por reconhecimento facial
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau