Avaliação 360 graus e os seus benefícios para as organizações

A avaliação 360 graus é considerada a mais completa dos métodos avaliativos dentro das empresas. Ela é bastante comum, especialmente por conta da qualidade dos seus resultados. 

Neste modelo, o colaborador é analisado pelo seu gestor direto e também pelos colegas de equipe. Portanto, ele reúne informações mais detalhadas sobre sua postura profissional.

New call-to-action

Na prática, o processo avaliativo tem a participação de diversos profissionais. Cada colaborador é avaliado por seus superiores, subordinados e colegas de equipe de forma anônima. Saiba mais sobre o modelo e como ele funciona!

O que é uma avaliação 360 graus?

Esse é um modelo de avaliação de colaboradores, algo essencial para as políticas de feedback, realocação de funcionários e capacitação deles.

O objetivo desse método avaliativo é reunir informações sobre os colaboradores e seu desempenho. Ao mesmo tempo, dar a eles a oportunidade de entender como seu trabalho é visto. 

O nome “360 graus” decorre do fato de que este método mensura o desempenho em basicamente todos os níveis de relacionamento do colaborador dentro da organização. 

Afinal, neste caso a avaliação é feita pelos colegas e pelos superiores. Com isso, diferentes pontos de vista são reunidos e permitem que se trace um perfil completo sobre a qualidade do trabalho, de relacionamento e expertise do funcionário.

O processo se diferencia de uma avaliação tradicional, em que apenas o gestor fornece ao subordinado suas opiniões sobre seu desempenho.  Em geral, esse tipo de feedback se concentra no progresso que os profissionais alcançaram conforme as metas do próprio negócio. 

Já na avaliação 360º, os indicadores são outros. Ela consegue entender como a atuação de um colaborador afeta o trabalho dos outros, e se, de fato, ele conseguiu cumprir suas metas individuais. 

Ou seja, essa avaliação foca diretamente nas habilidades e contribuições individuais dos colaboradores. Ela busca oferecer uma visão equilibrada de como os outros enxergam a atuação e o desempenho no trabalho. 

Para isso, inclui avaliações de características como liderança, trabalho em equipe, comunicação e interação interpessoal, gerenciamento de recursos, colaboração, responsabilidade, visão, etc.

Como a avaliação funciona?

avaliação 360

Geralmente a avaliação 360 graus opera a partir do desenvolvimento de questionários em relação a uma pessoa e que são respondidos de forma anônima por seus superiores e colegas.

Depois, então, o resultado é apresentado de forma confidencial para o avaliado. Um profissional da área de Recursos Humanos deve explicar os critérios utilizados, os pontos de destaque e os comportamentos que precisam ser aprimorados. 

Esta é a forma como comumente esse tipo de avaliação funciona, mas ela pode variar. Por exemplo, em algumas empresas o gestor da equipe é a figura centralizadora. 

Assim, cabe a ele solicitar a avaliação e analisar as informações recebidas procurando padrões de comportamento a serem observados e que devem ser informados ao colaborador avaliado.

Avaliação online

Hoje muitas empresas fazem uso de plataformas online para fazer todo o processo de avaliação 360 graus. Neste modelo os colaboradores dão pontos para cada área avaliada em relação a outros funcionários. 

Ele facilita o registro anônimo e o compartilhamento dos comentários gerados, assim como é útil para empresas com trabalho remoto ou com diversas unidades.

Avaliação por meio de consultoria externa

Muitas empresas também optam por contratar profissionais externos que prestem consultoria e administrem avaliações. Isso geralmente ocorre quando a avaliação 360º acontece a nível de gerência, mas pode se aplicar em outros níveis. 

Os consultores analisam e compartilham os dados com o profissional e com o restante da equipe, em alguns casos. Em um cenário ideal, após esse movimento, o gerente e o seu time se reúnem para planejar melhorias para toda a área.

Esta é uma opção interessante para casos em que a empresa busca mais neutralidade no desenvolvimento e na aplicação da avaliação. Além disso, é uma boa ideia para quem busca especialistas na área para resultados mais concretos.

Quais são os benefícios da avaliação 360 graus para as empresas?

A análise 360 graus inclui uma série de vantagens. Nela, toda a equipe tem a chance de falar sobre os pontos fortes e fracos de quem a compõe e buscar formas de melhorar a performance geral. 

Entretanto, para que elas sejam alcançadas é preciso um certo nível de maturidade dos profissionais para receberem as críticas. Desse modo, cabe ao RH prepará-los para este tipo de avaliação e para que entendam os pontos positivos dela.

Abaixo, conheça os principais benefícios de utilizar a avaliação 360 graus e porque considerar promovê-la na sua empresa.

1. Feedback é mais assertivo

Esse método avaliativo fornece um feedback mais certeiro, objetivo e assertivo. Afinal, não raro as equipes sabem mais sobre o desempenho dos seus integrantes do que seu gestor. 

As informações que elas detêm são essenciais para o desenvolvimento do colaborador. Elas abordam aspectos de relacionamento que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia.

2. Desenvolvimento da equipe

A partir da avaliação 360 graus todos os membros do time acessam informações que facilitam o trabalho em equipe e o tornam mais eficaz.

Isso melhora tanto o desempenho das atividades quanto pode impactar positivamente na relação entre a equipe. Ao conhecer suas falhas sobre como se relaciona com terceiros, um colaborador pode buscar desenvolver suas habilidades sociais.

3. Desenvolvimento de desempenho pessoal e profissional

O processo avaliativo que envolve mais de um avaliador é também um dos melhores métodos para entender as necessidades de desenvolvimento pessoal e organizacional na sua empresa. 

A partir dele é possível descobrir o que impede os colaboradores de alcançarem um bom desempenho. Igualmente, como as políticas, procedimentos e abordagens da organização afetam diretamente neste sucesso.

4. A avaliação 360 graus reduz o risco de tratamento enviesado

Quando o feedback vem de várias pessoas que ocupam diferentes funções, a possibilidade de existir algum tipo de viés (tanto positivo, quanto negativo) é reduzida. Em outras palavras, é possível obter um julgamento mais neutro.

Além disso, este é um método que reduz o risco de o gestor avaliar o desempenho com base tão somente em suas interações mais recentes com determinado colaborador. 

A mesma coisa se aplica em relação às intrigas internas que possam existir entre alguns colaboradores ou um grupo deles.

5. Economia de tempo

A avaliação 360 graus também pode economizar o tempo dos líderes, pois eles gastam menos energia para dar feedbacks à medida em que mais pessoas participam do processo. 

A percepção do colega de trabalho é importante e toda essa movimentação ajuda as pessoas a entenderem como os demais veem seu trabalho.

Considerações importantes

Em empresas com culturas mais fortes, que criaram um clima de confiança, os colaboradores se sentem mais à vontade para fazer a avaliação 360 graus. Nesta hipótese ela acontece naturalmente. 

O líder não precisa atuar como um filtro ou um intermediário de comentários. A ele cabe, então, auxiliar no desenvolvimento da cultura organizacional e do clima da organização.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau