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Inbound e Outbound marketing: o que é? Qual a diferença?

O outbound e inbound marketing são ferramentas poderosas para trabalhar a comunicação, visto que impacta diretamente no sucesso de uma empresa.

É por meio da comunicação interna clara e eficiente, tanto dentro como fora da empresa, que o alinhamento de valores ocorre e o fortalecimento da marca acontece.

No entanto, a comunicação, por ser dinâmica, está sempre se aprimorando.

Hoje, o ato de comunicar algo deve ser feito de maneira menos invasiva e com o objetivo de informar e encantar o público, com um conteúdo relevante distribuído no momento certo.

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Embora ambos se voltem para a divulgação de serviços/produtos e atração do público, possuem focos diferentes.

Saiba como se diferenciam e qual usar!

O que é e qual é a diferença entre Inbound e Outbound Marketing?

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Tanto o Inbound Marketing quanto o Outbound Marketing são estratégias de divulgação que buscam atrair clientes em potencial para que eles se tornem consumidores de uma empresa.

A principal diferença entre eles é a forma como a comunicação é realizada, bem como a abordagem de clientes, os canais utilizados e a forma de interação entre a empresa e os consumidores.

Portanto, ambos compartilham o fato de serem atividades de marketing. Contudo, a forma como ele é colocado em prática é o que faz com que eles se diferenciem. Assim, cada um deles atua de um modo próprio. 

O Inbound Marketing usa a comunicação para atrair o público até a empresa, transformando-o em clientes.

Já o Outbound Marketing se refere, em linhas gerais, aos meios tradicionais de publicidade onde o cliente é procurado de forma direta.

O Inbound Marketing utiliza técnicas de atração de clientes. Isto significa que, em um primeiro momento, o objetivo do Inbound Marketing não é vender mais.

Mas sim, apresentar ao cliente em potencial uma solução para um problema que ele ainda não sabe que tem. 

Cria-se, portanto, uma relação de identidade até que o cliente perceba que está tão envolvido com a empresa, que ela se tornou essencial para manter sua qualidade de vida!

Por outro lado, o Outbound Marketing se utiliza dos meios publicitários convencionais, sem um direcionamento mais preciso. Assim, ele alcança todos os públicos e não apenas aquele que deseja alcançar.

Desse modo,enquanto o Inbound Marketing envolve a interação entre público e empresa, o Outbound promove uma comunicação unilateral e, por isso, é considerado mais incisivo.

Inbound Marketing x Outbound Marketing: Principais diferenças

Quando colocadas em tópicos, as principais diferenças entre Inbound e Outbound Marketing são:

Inbound Marketing

  • Comunicação indireta, persuasiva, menos invasiva e que promove o encantamento
  • Promove o diálogo = maior engajamento
  • Baixo custo
  • Maior tempo para haver a conversão de leads
  • Resultado em tempo real, entre outros

Outbound Marketing

  • Comunicação direta, incisiva e mais invasiva
  • Unilateral = menor engajamento
  • Sem segmentação de público
  • Conversão de leads mais rápida
  • Custo elevado, entre outros

Mensuração de desempenho e resultados

Não é apenas na forma de aplicação das técnicas de marketing que as estratégias se diferenciam.

Elas também apresentam diferenças importantes em relação à mensuração de resultados. Ela é essencial para o acompanhamento das campanhas.

Com o avanço tecnológico e da internet (principalmente no que diz respeito às redes sociais e às suas métricas), hoje temos o poder de mensurar resultados em tempo real de diversas maneiras.

No Inbound Marketing é possível, por exemplo, saber exatamente quanto custou cada novo cliente. Basta analisar as informações de conversão e calcular de acordo com seu investimento. 

Isso promove mais poder de ação para a empresa, que pode alterar a estratégia no meio do curso ou publicar novas campanhas ao mesmo tempo. 

Porém já com alterações baseadas nos aprendizados da campanha anterior – cujos resultados já estão disponíveis.

Neste sentido, resultados de Inbound Marketing geralmente demoram mais tempo, pois são projetos de campanha que se dão em longo prazo.

Já no marketing Outbound os resultados contam com certa imediatidade, pois são campanhas de curto prazo.

Vantagens e desvantagens do Inbound Marketing

Para entendermos melhor o Inbound Marketing, conhecer seus pontos positivos e negativos é essencial. Isso ajuda no direcionamento das suas campanhas e no formato que você dará a elas.

Por isso, confira abaixo as vantagens e as desvantagens deste modelo e compreenda como é o seu funcionamento e como ele pode ajudar a sua empresa.

Pontos positivos

Dentre os benefícios de investir em Inbound Marketing estão:

  • Por ser menos invasivo, há maior aceitação das estratégias, o que resulta na maior geração de leads qualificados, pois aqui há um interesse genuíno do consumidor em relação aos seus produtos ou serviços;
  • Maior facilidade em fidelizar um cliente: a interação com o público permite a construção de um relacionamento de longo prazo;
  • Segmentação precisa: com o Inbound Marketing é possível determinar com precisão quem é o seu público-alvo e aumentar suas chances de conversão;
  • Construção de imagem de autoridade: o Inbound Marketing se funda na criação de conteúdos que fazem com que a empresa se torne uma referência na área, o que constrói sua autoridade;
  • O custo por cada lead gerado é aproximadamente 50% menor do que no Outbound.

Pontos negativos

Por outro lado, são desvantagens do Inbound Marketing:

  • A jornada de compra do Inbound Marketing é muito mais demorada. Apesar do baixo custo, o retorno de investimento deve ser sempre planejado em longo prazo;
  • Concorrência intensa, o que faz com que os mercados se mostrem saturados, de modo que exigem mais criatividade e esforços para que a marca se destaque;
  • Necessidade de constante atualização para acompanhar as mudanças do público e aproveitar as novas oportunidades do mercado.

Vantagens e desvantagens do Outbound Marketing

Assim como o Inbound Marketing, o Outbound Marketing também possui seus pontos positivos e negativos. Conheça-os!

Pontos positivos

Destacam-se como vantagens do Outbound Marketing:

  • Entrega bons resultados para as empresas com mais recursos para investir nesse tipo de comunicação;
  • Uma boa parte dos consumidores aprecia a comunicação impessoal característica das estratégias do Outbound;
  • A comunicação mais assertiva pode ser um importante fator na tomada de decisão de compra;
  • Amplo alcance, com a chegada da marca em mais consumidores que podem se interessar pelos produtos ou serviços oferecidos;
  • Permite a amplificação da marca, especialmente porque chega em diferentes consumidores e mercados;
  • Resultados mais rápidos.

Pontos negativos

Destacam-se como desvantagens do Outbound Marketing:

  • O custo alto limita esta estratégia às empresas maiores e com mais recursos;
  • Maior índice de geração de leads não-qualificados;
  • Impossibilidade de segmentação de público-alvo.

Custo com Inbound vs Outbound

A princípio, o Inbound Marketing oferece um custo-benefício (ou ROI – retorno sobre investimento) melhor.

Afinal, você pode investir exatamente a mesma quantidade de dinheiro de um comercial de televisão em uma campanha digital.

No ambiente digital, esse dinheiro permite veicular por muito mais tempo e com impressões de um público milimetricamente segmentado.

Ou seja, com maiores chances de converter.

Portanto, com o Inbound Marketing você sabe exatamente onde cada centavo de investimento foi parar e quanto ele converteu em vendas para a sua marca. Isto é, há maior controle sobre isso.

Por outro lado, essa mensuração se torna mais difícil com o Outbound Marketing.

Ainda que existam estratégias para medir o lucro que cada campanha gerou, elas trazem uma ideia mais geral.

Isso decorre especialmente do fato de que ele envolve grandes mídias, bem como campanhas que se voltam a um número muito maior de pessoas.

Em meios que nem sempre são capazes de indicar quantos foram os consumidores impactados.

Inbound e Outbound na prática

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Agora que você já foi apresentado a teorias sobre ambas as estratégias de marketing, é preciso entender como elas funcionam na prática.

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Mas, antes, é importante destacar que elas são estratégias de marketing que não precisam ser utilizadas isoladamente. Afinal, é possível utilizar as duas de maneira integrada, pois se complementam.

Inbound na prática

Em primeiro lugar, um bom exemplo de Inbound Marketing na prática é o uso dele para atrair e reter clientes para uma academia.

Para isso, esse estabelecimento deverá ter um site ou blog no qual haja a aplicação de técnicas SEO e no qual haja atenção à experiência do usuário, bem como às formas de chamar a atenção dele.

Dentre os assuntos que podem ser abordados estão dicas de saúde e bem estar, o porquê praticar atividades físicas, quais são os exercícios indicados para cada objetivo, entre outros.

É preciso se considerar as etapas de funil, considerando as diferentes fases em que o visitante da página pode estar.

Isto é, quem possui alguma curiosidade sobre o assunto, quem já busca se informar sobre ele a algum tempo e quem já está na fase de buscar uma academia para se matricular.

Você deve ter conteúdos voltados para aqueles que estão no topo do funil e não desenvolveram interesse suficiente para se matricular em uma academia, dentro desta hipótese. 

Do mesmo modo, deverá ter conteúdo que atraia aqueles que já demonstram interesse pelo assunto e por contratar esse tipo de serviço na sua região.

Ainda dentro do exemplo de uma academia de exercícios físicos, é necessário considerar, sempre, todas as fases de interesse de um possível cliente. 

Assim, podem ser oferecidos pacotes de assinatura com descontos ou mesmo despertar nele o interesse pelas atividades físicas. Isso deve ocorrer sempre, independentemente do ramo em que a empresa atue.

O trabalho não acaba com a captação de clientes, cabe ressaltar. Ele depende da adoção de estratégias que busquem desenvolver o relacionamento com a clientela.

No caso da academia, não se tem interesse apenas em novos alunos, mas também na manutenção daqueles que já são inscritos.

Dentre essas estratégias de manutenção do cliente e desenvolvimento de uma relação com ele, estão as possibilidades de campanhas digitais com e-mails informativos sobre a prática de exercícios e sobre a própria frequência e os resultados do aluno.

É possível citar os programas de indicação e ofertas.

Outbound na prática

Nessa diferenciação e conceituação sobre Inbound e Outbound nós já vimos que o primeiro não é indicado apenas para empresas de tecnologia, sendo aplicável para todo e qualquer negócio físico, inclusive.

Agora, então, é chegada a hora de desmistificar o Outbound, pois diferentemente do que muitos pensam ele não é uma forma antiquada de atuação e nem é usado apenas por empresas tradicionais. 

Essa metodologia, em verdade, pode ser aplicada em diversos segmentos de naturezas variadas. Utilizando-se novamente o exemplo de uma academia de exercícios físicos, tem-se que ela pode adotar o Outbound Marketing.

Por exemplo, ela pode apostar na distribuição de folhetos informativos e com promoções, apresentação de propagandas em canais tradicionais como rádio, etc.

Com isso, amplifica o público ao qual tem acesso.

Aliás, veja que essas estratégias são plenamente utilizáveis em conjunto com as estratégias de Marketing Inbound. Nada impede que você utilize panfletos e comerciais em rádios ou televisão junto à criação de conteúdo online.

Ambas as formas de marketing são igualmente importantes e podem trazer bons resultados.

Quando possível, deve-se apostar em aplicá-las conjuntamente, abarcando todos os espectros possíveis de operar a publicidade do negócio.

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