O que é gestão do conhecimento e como aplicá-lo nas organizações?

A gestão do conhecimento é um processo muito importante dentro das empresas, visto que é misto de aprendizado com experiência, transferidos para outros por meio de ensinamentos e retornos de novas referências.

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Em uma empresa cada colaborador possui conhecimentos diferentes para fazerem uma troca, e assim cada um saber um pouco de tudo, sem perder a especialização da área que já possui.

Por isso é importante fazer uma boa gestão disso, para ampliar as possibilidades e dar oportunidades de melhorias aos colaboradores que vão crescer junto a empresa.

O que é gestão do conhecimento?

gestão do conhecimento

É um conjunto de processos unidos através da tecnologia, para potencializar a criação, armazenamento e troca de conhecimentos dentro das organizações, que acabam por serem feitas pelo capital humano da empresa.

A partir disso é possível desenvolver a criatividade da equipe, e assim consequentemente inspirar um próximo colaborador a criar melhorias e gerar uma transformação em cima do que já foi criado.

É preciso ter muita organização e ferramentas apropriadas, para que seja marcado o nome de quem fez e de quem alterou o projeto, para ter uma espécie de registro e relatório que servirá de intuito para a própria equipe seguir de maneira automática.

Quais são os pilares da gestão do conhecimento?

Para que funcione de acordo com o esperado e traga bons frutos à empresa, a gestão de conhecimento precisa se dar com base em alguns conceitos bem definidos. Tratam-se dos seus pilares.

Eles embasam como funciona essa gestão. Sem um ou mais deles, ela se torna incompleta e até mesmo ineficaz. Por isso, é de grande importância de que eles estejam presentes e bem estabelecidos.

Gestão de pessoas

Primeiramente, a gestão de conhecimento somente é possível a partir da gestão de pessoas. Afinal, é por meio dela que se torna possível entender quais são os pontos fracos e fortes da corporação em relação à expertise nas áreas.

A partir da gestão de pessoas, o RH tem a chance de entender quais são as falhas e os pontos de destaque. Com isso, pode determinar estratégias para superar as primeiras e cultivar os últimos.

Além disso, a gestão de pessoas é essencial para o desenvolvimento da cultura organizacional, inclusive em relação ao apoio e incentivo ao conhecimento e ao aprendizado contínuo.

Gestão de processos

A gestão de processos é outro dos pilares da gestão de conhecimento. Ela se revela por meio da determinação de passos necessários para coletar informações, processá-las e usá-las em favor da empresa.

No que diz respeito ao conhecimento, os processos envolvem desde a seleção e o recrutamento até o feedback.

Educação corporativa

A educação corporativa não se refere apenas à possibilidade de criação de programas internos de aprendizagem, embora também a envolva.

Ela se empenha especialmente em criar uma cultura de aprendizado contínuo. Com isso, busca incentivar os colaboradores no compartilhamento de conhecimentos e de oportunidades de obtê-los.

Igualmente, incentivá-los a buscar sempre o conhecimento, seja dentro da empresa e por meio dos programas ali existentes ou, então, por conta própria.

Tecnologia

Por fim, a gestão de conhecimento somente é possível com o auxílio da tecnologia.

Ela é crucial para que haja a identificação de saberes de um colaborador ou uma equipe que possam ser compartilhados de modo a se tornar conhecimentos gerais.

Além disso, a tecnologia se tornou indispensável para a aplicação de avaliações e políticas de feedback, na seleção e no recrutamento de colaboradores e na disponibilização de oportunidades de aprendizado.

Como aplicar nas organizações?

A gestão de conhecimento reúne tudo o que já foi feito, está sendo realizado e o que estão preparando para iniciar, então o primeiro passo é definir como isso será disseminado.

O ideal é que uma ferramenta ou software seja escolhido para que todos os esses dados sejam armazenados na nuvem, de maneira segura e que sejam criados perfis para que cada colaborador visualize o seu progresso.

Também pode ser realizado uma espécie de mural online, separando o que são ideias do que está em execução, podem ser plataformas de imagens, arquivos ou até mesmo de gamificação.

Quais os tipos de gestão de conhecimento?

Além de existirem diversas ferramentas, também tem os tipos que podem ser aplicados na empresa, cada um com maneiras diferentes de segmentar a gestão, mas com o mesmo objetivo de disseminar conhecimento

Educação corporativa:

Também conhecida como educação empresarial, é uma prioridade ao desenvolvimento de aprendizagem dos colaboradores que podem ser passados em forma de treinamentos, cursos, oficinas, dinâmicas e gamificação.

E costumam ser desenvolvidos pela própria empresa, de acordo com a cultura organizacional.

Competências

É a capacidade de resolução de problemas e tomadas de decisão, no qual o colaborador desenvolve as características necessárias conforme o setor que são as:

  • Habilidades: o que sabem fazer a partir das experiências.
  • Conhecimentos: o que sabem fazer a partir da teoria;
  • Atitudes: o que sabem fazer na prática, ligada à personalidade.

Através dessas competências os colaboradores são direcionados as tarefas aptas à sua base de domínio.

Inteligência competitiva

Tem como uma das funções principais analisar o comportamento da concorrência, se antecipar às exigências do mercado, criar estratégias para atrair clientes, para se diferenciar da concorrência e para fidelizar os fornecedores.

Aprendizagem organizacional

São focadas em desenvolver novos conhecimentos, e expandir os conhecimentos já adquiridos para serem colocados em prática no dia a dia da empresa.

Capital intelectual

O RH atua analisando a atuação do capital humano e do capital estrutural da empresa, que são o conjunto de ações e informações geradas e armazenadas, que passam por uma análise periódica para identificar possíveis mudanças.

Informação

É a entrega de um conhecimento que precisa ser segmentado e encaminhado com modificações, assim sendo traduzido ao colaborador por meio do processamento de dados, texto, imagens ou vídeos.

É preciso ter uma organização é um bom direcionamento, para que não haja interpretação incorreta das informações noticiadas.

Precisam deixá-la clara, com credibilidade e escolher a melhor forma de entregar, seja em reuniões, e-mails ou por supervisores.

Todos esses tipos em algum momento são utilizados nas organizações, o que não torna difícil a aplicação da gestão de conhecimento na sua empresa, basta se organizar e planejar um cronograma de ações para dar continuidade e realizar acompanhamentos.

Quais as principais vantagens da gestão de conhecimento?

gestão do conhecimento

Gerar incentivo a aprendizagem, novos conhecimentos e fornecer treinamentos aos funcionários melhora não só a produtividade, como fortalece o capital humano da empresa, o que gera mais crescimento e vantagens para a empresa. Como:

  • Melhorias nos processos internos e externos;
  • Valorização da equipe;
  • Prazos e metas mais estabelecidas;
  • Melhor agilidade e facilidade no dia a dia;
  • Otimização de tempo;
  • Gera mais autonomia;
  • Aumenta a criatividade e criação de estratégias;
  • Gera inovação;
  • Se mantém atualizada.

Todas essas vantagens também trazem um diferencial para a empresa, que acaba atraindo mais candidatos talentosos, trabalham os colaboradores que acabam por não quererem sair do quadro de funcionários e se destacam diante a concorrência.

Qual é a importância para a empresa?

A gestão de conhecimento tem como processo geral a criação de novas ideias, compartilhamento de informações, aplicação das teorias na atividade prática e o direcionamento da organização de todas as aprendizagens.

Essa organização pode ser feita através de tecnologias, em que podem ser armazenadas na nuvem de maneira, que podem ser consultadas em tempo real, local e horário que desejar.

No Oitchau, há um sistema de ponto digital, no qual são organizados online horários dos funcionários, emissão de relatórios, é um software direcionado ao RH que traz mais facilidade para os processos da sua empresa.

É uma gestão organizacional, mas que não deixa de ser semelhante à gestão de conhecimento, em que podem criar arquivos, planilhas ou usar plataformas para poder realizar o acompanhamento de aprendizagens.

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Também podem ser agendado dias e horários para que esses compartilhamentos sejam feitos, em tempos de home office é comum que algumas empresas tenham adotado um sistema de reuniões semanais focadas em um tema de conhecimento.

Desta maneira um funcionário é escolhido para dar a sua visão ou até mesmo uma aula aos demais colaboradores, que podem contribuir e tirar dúvidas sobre o assunto em questão.

Quais são as principais ferramentas da gestão do conhecimento?

A gestão de conhecimento nas organizações depende, para dar certo, do uso de ferramentas modernas e eficazes. Conheça algumas que podem ser úteis:

  • Sistemas de gerenciamento de documentos, como Dropbox e Google Workspace;
  • Ferramentas de colaboração em equipe, tais como Asana, Trello e Todoist;
  • Timesheet para controle de tempo de execução de atividades, como o Oitchau;
  • Análise de dados para análise de tendências, como Tableau;
  • Plataformas de aprendizado online, como Moodle e até mesmo cursos digitais, etc.

A gestão do conhecimento organizacional é capaz de trazer uma série de vantagens à sua empresa, inclusive em relação à produtividade, ao controle da rotatividade e à retenção de talentos.

Com ela, torna-se possível democratizar o saber e usá-lo em favor da corporação.

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