imagem sobre o linkedin para ilustrar sobre como recrutar profissionais pelo linkedin

Recrutar profissionais pelo LinkedIn: como fazer?

Recrutar profissionais pelo LinkedIn pode ser uma ótima forma de encontrar um público mais qualificado para a sua empresa. A ferramenta oferece várias ferramentas que conectam profissionais e empresas e melhora os processos seletivos.

Por isso, é essencial que as empresas não apenas estejam na rede. Também, devem usá-la em favor da sua imagem e da seleção e recrutamento. Continue lendo, então, para ver como usar essa rede social para encontrar ótimos candidatos!

Como funciona o LinkedIn, uma rede social profissional?

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O LinkedIn é uma rede social que se volta ao mundo profissional. Assim, serve para a troca de experiências e conhecimentos profissionais. Ainda, para a o desenvolvimento de currículos e contato entre profissionais e empresas.

Ainda, é um espaço onde o desenvolvimento da rede de contatos – o famigerado networking – desenvolve-se naturalmente.

Por que usar recrutar profissionais pelo LinkedIn?

Antes de vermos como usar essa rede social profissional para recrutar profissionais, veja os principais motivos pelos quais fazê-lo.

Para se manter relevante

Primeiramente, considere que essa é uma rede social que está repleta de empresas e profissionais. Ela, então, é uma das coisas mais modernas e em alta, nesse mundo, que existe hoje.

Por isso, ao não estar nela você demonstra que a sua empresa não é tão antenada às novidades quanto jura ser. Da mesma forma, passa um ar antiquado.

A sua empresa pode ser o mais tradicional que seja. Ela deve estar no LinkedIn. Ele tem espaço para todos os tipos empresariais, nichos e áreas. Por isso, use a rede como uma forma de se autopromover.

Para chegar nas novas gerações de profissionais

A geração que chega agora no mercado de trabalho nasceu já na era da internet. E, por isso, é natural que eles ocupem os espaços no mundo online, inclusive a rede social profissional.

Aliás, é mais natural ainda que eles esperem encontrar oportunidades dentro da rede. Afinal, ela oferece essas oportunidades. Por isso, recrutar no LinkedIn é uma maneira de chegar até os candidatos mais jovens e que estão agora chegando ao mercado.

Eles trazem sangue novo, criatividade e maior gana de liberdade. Tudo isso faz deles interessantes, inclusive o fato de verem as tecnologias com um olhar mais normalizado. Isso também reflete na facilidade deles com esses artefatos tecnológicos.

Ainda, lembre-se de que essa é a geração que está saindo da faculdade agora, com conhecimentos frescos e baseados em experiências mais recentes. Por isso, devem estar sob o alvo da sua empresa. Para encontrá-los, vá até o LinkedIn.

Para alcançar o maior número de talentos possível

Outro benefício de recrutar no LinkedIn é que isso ajuda a sua empresa a chegar em mais pessoas ainda. 

Por exemplo, considere que você quer contratar um profissional para trabalho em home office. Nesse caso, ele não precisa residir na mesma cidade em que a sua empresa está, certo?!

Por isso, seus esforços de recrutamento locais (como anúncios em rádios, por exemplo) não chegarão a todos os profissionais em que poderiam chegar. E isso se reflete em perdas de oportunidades.

Ainda, considere outra situação, em que o candidato é exatamente o que você busca, mas simplesmente não conhece a sua empresa e, por isso, a vaga não chegou ao conhecimento dele. Com o impulsionamento de vagas no LinkedIn esse risco não se impõe.

Faça seleções mais assertivas

Por fim, com o uso das ferramentas do LinkedIn você pode acertar ainda mais nas contratações. Você estipula objetivos claros e requisitos para os candidatos. Assim, filtra os currículos e, ainda, tem acesso a outros dados que ele compartilhe em redes sociais.

Por isso, você não só garante o enquadramento do profissional naquilo que você busca. Também tem a oportunidade de conhecê-lo melhor antes de contratá-lo. Por exemplo, sobre suas visões e posicionamentos, conforme publicações e relações na rede.

Como recrutar profissionais pelo LinkedIn?

Recrutar profissionais pelo LinkedIn já não é uma escolha, é uma necessidade. Abaixo, então, veja o passo a passo de como usar a rede para encontrar profissionais qualificados!

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Mantenha um perfil ativo dentro da rede social

Primeiramente, é imprescindível que a sua empresa tenha um perfil dentro na rede, para conseguir recrutar profissionais pelo LinkedIn. Ali, então, deve-se adicionar informações como:

  • Área de atuação;
  • Princípios e valores da empresa;
  • História da empresa;
  • Parceiros empresariais;
  • Ações empresariais;
  • Quem compõe a empresa (profissionais).

Ainda, aproveite para manter seu perfil ativo. Isso significa fomentar diálogos dentro da rede, especialmente por meio de publicações. Elas podem ser sobre novidades na área profissional, sobre feitos da empresa ou objetivos dela.

Utilize palavras-chave nos seus anúncios

Depois de ter um perfil e de mantê-lo ativo, passamos aos anúncios de vagas. O LinkedIn permite recrutar por meio da abertura de vagas na rede social. Você pode promovê-las para que cheguem até a 500 profissionais que se enquadrem no que você busca.

Para isso, então, use palavras-chave com inteligência. Sempre seja o mais específico possível, o que evita candidaturas que não se enquadrem e que poderiam ter sido utilizadas por profissionais compatíveis.

Faça anúncios interessantes, chamativos, completos e que motivem os profissionais

Não basta anunciar suas vagas, é imprescindível que seus anúncios chamem a atenção. Ainda, que sejam sinceros e completos e que realmente interessem aos candidatos. Isso aumenta suas chances de recrutar pelo LinkedIn com sucesso.

Por isso, busque imagens ricas e que tragam diversidade. Também, saia do tradicional. Use palavras instigantes para descrever o dia a dia profissional na sua empresa e as atribuições e desafios daquela vaga. Com isso você se destaca das demais empresas e vagas. 

Use filtros para encontrar os perfis certos de maneira mais rápida e efetiva

Por fim, para recrutar profissionais pelo LinkedIn, utilize os filtros presentes para escolher currículos para análise. Ele oferece uma série deles. Por exemplo, referente à formação em graduação. Igualmente, às especializações e línguas de conhecimento.

Com isso você economiza tempo e volta sua atenção aos currículos que realmente possam interessar. Em caso contrário, pode deixar passar um bom profissional porque se distraiu com candidaturas que sequer se enquadram no que se busca.

Portanto, otimize seu tempo e promova uma melhor seleção. Recrutar pelo LinkedIn é fácil, moderno e dá muitas oportunidades para montar o time dos sonhos. Assim, aproveite a rede social!

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