uam mão apontando um gráfico

Entenda o que é a curva S

A curva S é uma das metodologias de projetos utilizadas para garantir o sucesso na entrega de projetos, independente do segmento de atuação.

Ela é utilizada para criar alinhamentos, planejamentos, além de melhorar a execução de várias atividades. Quando aplicada corretamente, suas curvas se assemelham a letra “S”, mostrando o processo do início ao fim.

Os dados adquiridos servem para melhorar as ações do próximo projeto e tornar mais visual para a gestão e a equipe.

New call-to-action

Continue a leitura para saber mais sobre a curva s, como criar o gráfico, como funciona e as suas principais vantagens.

O que é curva S?

A curva S é um gráfico que contém todos os dados do ciclo de vida de um projeto, que normalmente é usado para direcionamentos de ações estratégicas, de forma ágil e eficiente.

Por meio desse modelos de gráfico, é possível monitorar todas as etapas do projeto, desde do seu início até a sua etapa final.

A curva S representa o avanço das atividades e o decorrer de todos os gastos feitos, quando chega na parte de finalização, o gráfico apresenta uma estabilidade em relação a parte financeira e da capacidade do time com as entregas no prazo.

E caso apresente muitos gastos e atrasos nas entregas, só de olhar a curva S o gestor já consegue identificar essas possíveis falhas e verificar com os colaboradores, alternativas para a resolução de problemas.

Como criar a curva S?

Para criar a curva S, é preciso que exista uma documentação de todos os custos do projeto, cronograma de atividades, e as informações de planejado x realizado.

Dessa forma, é possível começar o rastreamento das atividades, e mensurar a qualidade das entregas realizadas. E para as quem faltar ser entregues, é possível entender se há desvios na curva.

Mas, existem algumas etapas que devem ser seguidas, para que o gráfico de curva S esteja completo e funcional. Veja a seguir.

Definição do cronograma

A primeira etapa é a definição do cronograma, ou seja, das etapas que devem ser cumpridas no projeto. Onde o gestor do projeto define quais serão os prazos que devem ser cumpridos em cada uma das etapas.

A linha temporal do projeto depende do tipo de projeto, ela pode ser definida em dias, meses, semanas ou trimestres, dependendo do formato das entregas.

Dados sobre o Planejado

Com o cronograma definido, está na hora de definir a linha de base, que também é conhecida como baseline, onde o gestor determina o tempo de cada atividade, baseado no cronograma que deve ser seguido.

Além disso, outros fatores são considerados, como a capacidade de entrega da equipe que está alocada para o projeto e os valores que serão investidos em cada etapa do projeto, considerando o orçamento delimitado.

Se for construído sem uma base, as chances da aplicação não funcionar e ter mais falhas no processo é muito grande, fora que não terá como fazer a comparação, por não condizer com a realidade.

Dados sobre o Realizado 

Já o Realizado, está relacionado com a parte final da entrega do projeto, onde é mensurado como foi a execução do projeto. 

Se todas as etapas foram cumpridas, bem como os prazos definidos. Se houve mais gastos do que o esperado, ou se seguiu conforme o planejado. E se existem melhorias que devem ser feitas posteriormente à entrega.

Planejado X Realizado

É o momento de fazer os comparativos para saber se o resultado final consiste com o que foi planejado. Deve conter a nomenclatura de tempo, nesse caso utilizamos um exemplo com meses e uma curva que define o planejado em azul.

A curva laranja é o acompanhamento do que foi realizado, ficando bem visual no gráfico o comparativo do planejado e resultado. Em alguns casos a meta superou as expectativas e em outros meses ficou abaixo disso.

Imagem: Onblog Tecnologia

Pode ser utilizada para qualquer área e segmento, e podem ser feitas em qualquer plataforma de gráfico. Basta legendar e alinhar com os colaboradores, após basta o gestor seguir com o monitoramento e intervenções necessárias.

Quando usar a curva S em seu projeto?

Como falamos anteriormente, não há impedimentos em relação a sua área de aplicação.

Porém, é mais utilizada por empresas que possuem mais familiaridade com gráficos em seu cotidiano, para gerar um entendimento mais claro e intuitivo.

As áreas que mais utilizam a curva S são a engenharia civil, projetos de construção, lojas, pequenas e grandes empresas, no segmento de tecnologia e startups.

É ideal para gestores que buscam facilitar a sua análise e relatórios das entregas e gastos, pois em apenas uma única planilha é possível acompanhar os acontecimentos e também comprovar com dados o que deu certo e o que precisa ser alterado.

New call-to-action

Quais as principais vantagens da curva S?

Existem muitas vantagens em aplicar a metodologia da curva S nos projetos da sua empresa, e que não estão apenas relacionados à acompanhamento de resultados. Por isso, confira a seguir.

  • Realizar acompanhamento de custos, mão de obra, materiais, estoque;
  • Conseguir conferir se as metas e orçamentos condizem com a realidade;
  • Auxilia na rápida tomada de decisões e resoluções de problemas, como evitar falhas, atrasos, gastos desnecessários e distanciamento do planejamento;
  • Contribui na análise de desenvolvimento;
  • Cria um monitoramento intuitivo;
  • É uma maneira mais simples de acompanhar a evolução dos projetos;
  • Também é possível saber como anda o desempenho da equipe.

Como os cálculos são automatizados, basta alimentar a planilha com as informações necessárias, que o resultado será entregue de maneira facilitada.

No entanto, a parte mais difícil é o planejamento e cuidado com o escopo, para não gerar erros na curva s ou nos resultados.

E para isso, você pode contar com ferramentas de gestão de projetos para ter todos os dados do seu projeto devidamente documentados, evitando que as informações fiquem desorganizadas/perdidas em diversos locais de armazenamento.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau