homem se segurando em arames de obras

NR 11: o que diz a e quais são suas principais medidas?

Para os colaboradores trabalharem com mais segurança, existem leis, medidas provisórias e a norma regulamentadora 11 para garantir que todos os direitos de proteção e equipamentos tenham um manuseio correto.

Trabalhos que envolvem operações de controle de máquinas, guindastes, elevadores, transportadores e industriais envolvem diversos riscos de acidentes dos colaboradores, por conta disso a empresa precisa estar alinhada a segurança do trabalho e a NR11.

Essa norma faz parte da CLT, Consolidação de Leis do Trabalho e é fundamental que a empresa esteja por dentro das principais medidas. Continue a leitura do artigo que iremos te explicar um pouco mais sobre esse assunto.

O que é a NR 11?

É uma norma regulamentadora responsável por manter a segurança de trabalhadores da área de transporte, que precisam guardar e manusear equipamentos, além de se arriscar com manutenções ou movimentação de materiais.

Foi inserida pelo MTE Ministério do Trabalho e Emprego, que colocou exigências em suas medidas para garantir a redução dos acidentes de trabalho, como uso de equipamentos e afastamento em casos mais urgentes.

Para atuar na área de transportes e manuseio de materiais, é preciso serem feitos exames periódicos que comprovem a total liberação médica para os colaboradores exercerem a sua função, além de aptidões físicas que precisam estar estáveis já que corre o risco de se machucar, lesionar ou ter fraturas.

Quais as principais medidas?


A NR11 tem as principais medidas voltadas ao transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais, que consiste em:


Transporte:

 

11.1.8 Todos os transportadores industriais serão permanentemente inspecionados e as peças defeituosas, ou que apresentem deficiências, deverão ser imediatamente substituídas.

11.1.9 Nos locais fechados ou pouco ventilados, a emissão de gases tóxicos, por máquinas transportadoras, deverá ser controlada para evitar concentrações, no ambiente de trabalho, acima dos limites permissíveis.

11.1.10 Em locais fechados e sem ventilação, é proibida a utilização de máquinas transportadoras, movidas a motores de combustão interna, salvo se providas de dispositivos neutralizadores adequados.

11.2 Normas de segurança do trabalho em atividades de transporte de sacas.

11.2.1 Denomina-se, para fins de aplicação da presente regulamentação a expressão “Transporte manual de sacos” toda atividade realizada de maneira contínua ou descontínua, essencial ao transporte manual de sacos, na qual o peso da carga é suportado, integralmente, por um só trabalhador, compreendendo também o levantamento e sua deposição.

11.2.2.1 Além do limite previsto nesta norma, o transporte descarga deverá ser realizado mediante impulsão de vagonetes, carros, carretas, carros de mão apropriados, ou qualquer tipo de tração mecanizada. 


Armazenamento:


2.5.1 Na movimentação de chapas com o uso de ventosas, devem ser observados os seguintes requisitos mínimos:

a) a válvula direcional das ventosas deve ter acesso e localização facilitados ao operador, respeitando-se a postura e a segurança do operador;

b) as ventosas devem ser dotadas de dispositivo auxiliar que garanta a contenção da mangueira, evitando seu ricocheteamento em caso de desprendimento acidental;

c) as mangueiras devem estar protegidas, firmemente presas aos tubos de saída e de entrada e afastadas das vias de circulação;

d) as borrachas das ventosas devem ter manutenção periódica e imediata substituição em caso de desgaste, defeitos ou descolamento;

e) procedimentos de segurança a serem adotados para garantir a movimentação segura de chapas em caso de falta de energia elétrica.

2.5.2 As ventosas com vácuo gerado por equipamento elétrico devem possuir alarme sonoro e visual que indique pressão fora dos limites de segurança estabelecidos.

2.6 Movimentação de chapas com uso de cabos de aço, vigas de suspensão, cintas, correntes, garras, ovador de contêineres e outros equipamentos 

Manuseio

 

  1. Capacitação para movimentação, armazenagem e manuseio de chapas de rochas ornamentais.

    5.1 A movimentação, manuseio e armazenagem de chapas de rochas ornamentais somente podem ser realizadas por trabalhador capacitado e autorizado pelo empregador.

    5.2 A capacitação deve ocorrer após a admissão do trabalhador, dentro dos horários normais de trabalho e ser custeada integralmente pelo empregador.

    5.2.1 As instruções visando à informação e à capacitação do trabalhador devem ser elaboradas em linguagem compreensível e adotando-se metodologias, técnicas e materiais que facilitem o aprendizado.

    5.3 Além de capacitação, informações e instruções, o trabalhador deve receber orientação em serviço, que consiste de período no qual deve desenvolver suas atividades sob orientação e supervisão direta de outro trabalhador capacitado e experiente, com duração mínima de trinta dias..

    5.4 A capacitação para movimentação, manuseio e armazenagem de chapas de rochas ornamentais deve atender ao conteúdo programático e carga horária..

    5.4.1 As aulas teóricas devem ser limitadas a quarenta participantes por turma. 5.4.2 As aulas práticas devem ser limitadas a oito participantes para cada instrutor

Qual a diferença entre NR 11 e NR 12?

 

A NR11 foi criada para criar exigências que assegurem o colaborador em ações de transporte, armazenamento e manuseio de equipamentos e materiais, para que sejam feitos na medida e treinamentos corretos.

Na NR12 é citado:

12.1.7 O empregador deve adotar medidas de proteção para o trabalho em máquinas e equipamentos, capazes de resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

12.1.8 São consideradas medidas de proteção, a ser adotadas nessa ordem de prioridade: a) medidas de proteção coletiva;
b) medidas administrativas ou de organização do trabalho; e
c) medidas de proteção individual. 

Já a NR12 é totalmente focada na segurança, para evitar  os acidentes de trabalho, com foco na capacitação e prevenção desses riscos, preparando os colaboradores no seu dia a dia para lidarem com o manuseio da NR11.


Para mais dicas acompanhe o Blog da Oitchau
Leia também: MP 1109: Quais são as novas regras trabalhistas?

Enviar comentário

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau