diagrama de Ishikawa

Como usar o diagrama de Ishikawa para melhorar os processos?

Você conhece o diagrama de Ishikawa?

Pois saiba que ele pode ser a solução para a sua empresa, especialmente no que diz respeito à qualidade e ao controle dela. Ela se volta ao reconhecimento de erros e da raiz deles.

New call-to-action

Assim, é uma ótima estratégia para adotar na sua empresa de forma a melhorar seus processos e garantir os melhores resultados possíveis. Para conhecer mais sobre esse diagrama e como ele funciona continue lendo!

Sumário

O que é diagrama de Ishikawa?

diagrama de Ishikawa

Esse diagrama, que também é conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de Peixe já existe há mais de 50 anos. Ele surgiu ainda em 1960 e foi desenvolvido por Kaoru Ishikawa, um professor universitário japonês da área da gestão de qualidade.

O diagrama surgiu a partir de um desenvolvimento de Kaoru, que criou uma estratégia para o controle de qualidade de forma a prever os problemas e delimitar suas causas, de forma a extingui-las e evitar percalços no desenvolvimento de projetos.

Essa estratégia, então, revelou-se em um diagrama simples em que visualmente se torna possível reconhecer relações lógicas de causa e efeito, o que por si só leva à solução que se ilustra em evitar as raízes do problema.

O nome de Diagrama Espinha de Peixe, aliás, surgiu justamente pelo fato de que a forma de desenho desse digrama lembra em muito as espinhas de um peixe. Assim, ele é bastante fácil de ser construído, bem como pode garantir uma série de benefícios, conforme veremos abaixo.

Para que serve o diagrama de Ishikawa?

Ele serve justamente para identificar problemas e suas causas, de forma a tratá-las para interrompê-las. Assim, você pode usar o diagrama para evitar os desvios no desenvolvimento dos seus projetos e, ainda, garantir o melhor resultado final.

Ao fazê-lo, ainda, você pode economizar em tempo e em dinheiro, pois seus processos ocorrerão sem percalços! Por isso, o diagrama serve não apenas para controle de qualidade, mas também para melhoria do funcionamento empresarial geral.

Ao aplicar essa metodologia a sua empresa se torna capaz de:

  • Entender quais são os problemas que afetam seus processos;
  • Encontrar a causa desses problemas, indo diretamente à raiz deles;
  • Trabalhar de forma a acabar com esses problemas, listando soluções;
  • Garantir melhores resultados finais, tais como produtos ou processos;
  • Ter em mãos um diagrama que permita visualmente uma análise rápida do que está acontecendo (problemas e causas);
  • Organizar todas as ideias e soluções, junto à equipe, em um só lugar;
  • Agilizar seus processos;
  • Economizar tempo e dinheiro ao evitar gastos e perda de tempo com erros e problemas que já foram mapeados junto às causas e que, portanto, não se repetirão (idealmente).

Bases do diagrama de Ishikawa

diagrama de Ishikawa

Antes de vermos como usar e colocar em prática o Diagrama de Causa e Efeito, é necessário entender quais são as bases dele. Elas se referem às raízes mais comuns dos problemas. São elas, justamente, que preencherão o diagrama no que diz respeito às raízes do percalço.

Essas causas mais comuns se revelam nos 6 M, que são:

  • Método: ocorre quando a causa do problema está no próprio método do processo de trabalho;
  • Meio ambiente: leva em consideração o local, isto é, o espaço onde o trabalho se dá;
  • Máquinas: refere-se ao maquinário, ferramentas e softwares que são utilizados ao longo do desenvolvimento do projeto;
  • Material: refere-se às matérias-primas e demais insumos que se aplicam no desenvolvimento do projeto;
  • Mão de obra: ilustra-se pelos colaboradores e equipes que estão envolvidos no projeto;
  • Medidas: corresponde ais indicadores, como de desempenhos e de metas, e como eles afetam o desenvolvimento do projeto em si. 

Como usar o diagrama de Ishikawa

O uso do diagrama é simples. Ele se dá, basicamente, a partir de uma reunião de desenvolvimento de projeto. Com a definição do escopo de um projeto, antes de tudo, torna-se necessário levantar os possíveis problemas que ele pode encontrar ao longo do caminho.

Em outras palavras, deve-se imaginar e registrar todos os percalços que podem se apresentar entre o início do desenvolvimento do projeto e o ponto final dele, de entrega. Afinal, muitas vezes as coisas não saem conforme o planejado.

Ainda, existem problemas comuns que costumam se repetir em projetos semelhantes. Por isso, muitas vezes um projeto já inicia com a noção maior de suas necessidades e limitações em razão da semelhança que tem com outros desenvolvidos anteriormente.

Defina um problema

Primeiramente, sua equipe deve determinar qual é o problema que entrará em análise, de acordo com o levantamento de possibilidades, conforme falamos acima.

É interessante ser o mais específico possível, eis que isso também facilita no momento de encontrar a causa e a solução.

Desenhe a espinha de peixe

Desenvolva a estrutura do seu diagrama de Ishikawa. Para isso, desenhe uma cabeça de peixe (seta), onde deve ser especificado o problema a ser resolvido. A partir dela, trace uma linha horizontal, no meio, que será o corpo do peixe e do diagrama. 

Faça os traços para cima e para baixo (conforme espinhas de peixe) onde deverão entrar as linhas horizontais, depois. Elas é que serão preenchidas com as possíveis causas do problema que você está analisando.

Levante as possíveis causas

Esse é o momento, então, que você e sua equipe devem pensar em quais são as razões que estão no cerne do problema em análise.

New call-to-action

Divida os motivos dos problemas de acordo com as categorias às quais pertencem

Lembre-se de dividir as causas de acordo com a categoria a qual pertencem. Isto é, conforme o 6M, que determina os motivos como mão de obra, método, máquina, materiais, meio ambiente e medidas.

As causas ficam nas espinhas. Já nas linhas dentro de cada uma, ficam as subcausas, que são os motivos menores e que se encaixam nessas categorias. Por exemplo, atraso e erro humano entram em “mão de obra”.

Defina as soluções

Por fim, determine as soluções de acordo com a relação de causa e efeito que o diagrama de Ishikawa permite visualizar.

Dessa maneira, resta desenvolver estratégias para extinguir tais riscos, de forma a evitar o desenvolvimento do problema.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau