imagem com uma pessoa com a bandeira lgbt ao fundo

Cultura inclusiva: o que é e por que é tão importante nas empresas?

A cultura inclusiva é um assunto que ganhou força não apenas nas empresas, mas também na política, na educação e em tantos outros nichos.

A sua importância é inegável, especialmente diante da diversidade que o mundo e a sociedade possuem.

Mas o que exatamente significa essa cultura, como ela funciona e quais são os seus benefícios? Saiba tudo isso abaixo. Boa leitura!

O que é cultura inclusiva na empresa?

imagem com várias pessoas demonstrando que a empresa possui uma cultura inclusiva

Vivemos em uma sociedade bastante diversa. Essa diversidade se revela de diferentes formas, como:

  • Gênero;
  • Sexualidade;
  • Raça;
  • Religião e crenças;
  • Valores, etc.

Se o mundo naturalmente possui essa diversidade, por que a empresa não haveria de tê-la? Essa é uma das bases da cultura inclusiva, mas há muito mais por trás disso.

Uma cultura que promova a inclusão se refere à possibilidade de que a empresa encontre, dentro de si, um reflexo da diversidade existente na sociedade.

Igualmente, corresponde à oportunização de que pessoas que compõem as ditas minorias (mulheres, negros, LGBTQIA+, etc.) encontrem oportunidades na organização.

Essa oportunidade, contudo, não deve se limitar à contratação. É imprescindível que elas também encontrem meios de se expressar dentro da empresa e de crescer.

Por exemplo, considere a contratação de uma pessoa com deficiência. Não basta contratá-la, pois a empresa deve garantir que ela tenha acesso ao que precisa de acordo com suas limitações.

Isso se revela na adaptação das estruturas, assim como na flexibilização de questões que possam facilitar o dia a dia de trabalho do profissional.

Outro bom exemplo se revela na contratação de LGTQIA+ junto à promoção de políticas que combatam o preconceito dentro da empresa.

Ainda, é crucial que a contratação de minorias também ocorra junto a capacitação e a promoção de oportunidades de crescimento.

Ou seja, quando falamos em cultura inclusiva não nos referimos apenas a uma empresa que contrata minorias, mas que também as tem em seus cargos de destaque.

Quais são as ações que revelam uma empresa inclusiva?

imagem com várias pessoas demonstrando que a empresa possui uma cultura inclusiva

Existem várias ações e cuidados que demonstram que uma empresa promove a cultura inclusiva. Conheça os principais:

  • Contratação de minorias;
  • Criação de vagas exclusivas para minorias;
  • Capacitação dos colaboradores;
  • Promoção de pessoas que pertençam às minorias para vagas de hierarquia superior;
  • Igualdade salarial;
  • Adaptação de estruturas para garantir o acesso de todos à empresa;
  • Promoção de eventos educativos voltados ao combate ao preconceito e à discriminação;
  • Canais de comunicação para denúncias, etc.

Qual é a importância da cultura inclusiva para as empresas?

New call-to-action

Muitas empresas acabam ignorando a cultura inclusiva por acharem que ela não lhes traz benefícios ou, então, que os esforços para promovê-las são desproporcionais.

Contudo, esqueça disso. Primeiramente, saiba que as corporações tendem a ganhar uma série de benefícios ao adotar a inclusão, conforme veremos com mais detalhes abaixo.

Além disso, a aplicação de esforços a fim de praticar esse tipo de cultura pode ser menos custosa do que se imagina.

Quais são os benefícios da promoção da cultura inclusiva?

imagem com uma pessoa com a bandeira lgbt em um brochê pendurado na blusa

Conheça os principais benefícios que uma empresa encontra ao ter uma atuação cultural voltada à inclusão.

Reputação da empresa

Quando uma empresa possui uma cultura inclusiva a sua reputação tende a crescer perante os profissionais, os concorrentes, os parceiros e a clientela.

Afinal, estamos no século XXI e não há mais espaço para organizações que promovem a exclusão de grupos ou que não entendem a diversidade do mundo.

Basta pensar, por alguns segundos, em empresas que promoveram ações inclusivas divulgadas ao público nos últimos tempos.

Os exemplos que vieram à sua cabeça provavelmente ilustram empresas renomadas no mercado e que contam com a confiança do público, certo?

Pois saiba que muito dessa fama se deve exatamente à atuação com base na diversidade e na promoção de oportunidades.

Atração dos melhores talentos do mercado

Uma empresa com uma cultura inclusiva também tende a atrair os melhores profissionais do mercado.

Primeiramente porque eles encontram, ali, uma organização que indica dar oportunidade de crescimento aos colaboradores e que trata a todos em condições de igualdade.

Também, porque essa é uma empresa do futuro, que possivelmente continuará relevante ou crescerá e, assim, trará ainda mais oportunidades.

Controle da rotatividade

Uma empresa que é inclusiva também tende a sofrer menos com a rotatividade, que é um dos grandes desafios enfrentados pelas corporações.

Empresas que não possuem diversidade não apenas fecham as portas para grandes talentos, mas também perdem outros que não encontram chances de crescimento.

Assim, a tendência é que esses profissionais saiam a procura de outras empresas que atuem de forma mais inclusiva e que criem oportunidades para o colaborador crescer.

Mais criatividade e inovação de soluções

Saiba: diversidade é sinônimo de criatividade e de adaptabilidade. Mas por quê? Porque se torna possível unir conhecimentos, experiências e pontos de vista diferentes.

A soma deles, então, pode oportunizar à equipe ter uma nova visão sobre um problema e encontrar novas soluções para ele.

Além disso, saiba que quanto mais homogênea a empresa (no que diz respeito à cultura, raça, faixa etária, gênero e sexualidade), mais engessada ela será.

A convivência com o diferente é saudável e necessária, sendo imprescindível para as organizações que queiram continuar relevantes no futuro.

Engajamento e produtividade

Uma empresa com uma cultura inclusiva também tende a colher bons frutos no que diz respeito à produtividade e ao engajamento.

A primeira se deve ao segundo que, por sua vez, surge perante a visualização de oportunidades dentro da corporação.

O colaborador tende a se ver como parte importante de uma empresa que dá oportunidade a todos de crescer.

Ainda, lembre-se de que a cultura inclusiva trabalha com a capacitação de colaboradores de modo a prepará-los para poder encarar desafios crescentes.

Nesse sentido, os colaboradores se sentem mais importantes e valorizados. Ainda, adquirem conhecimentos e experiências que tendem a melhorar suas atividades.

Isso tudo resulta no aumento da produtividade, que para a empresa nada mais é do que lucro.

Portanto, não faltam motivos para se tornar uma empresa com cultura inclusiva. Com isso, a sua empresa cumpre com seu papel social ao mesmo tempo em que se prepara para o futuro.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau