Relógio em cima de uma mesa de trabalho em um escritório.

Billable hours: Timesheet como aliado na hora de computar as horas a cobrar de clientes

Em um projeto, existem os custos que podem ser repassados ao cliente, principalmente aqueles que correspondem ao montante de horas dos profissionais dedicadas a esse projeto, conhecidas como Billable Hours, que podem ser faturadas através de um Timesheet.

New call-to-action

Sabendo disso, elaboramos esse conteúdo, para que você saiba o que são as Billable Hours e como o Timesheet é indispensável na hora de faturar horas de um projeto. Boa leitura!

O que são Billable Hours?

Billable Hours são horas faturadas, ou seja, as horas que podem ser cobradas.

Dependendo do tipo de projeto e do acordo feito com os profissionais que irão executar as tarefas, faturar as horas é o jeito encontrado para fazer o pagamento ao profissional e também cobrar o cliente corretamente.

Por exemplo, imagine que um redator foi contratado por uma empresa para atuar em um projeto que irá ser desenvolvido para o cliente da marca. Ficou acordado que o preço do projeto condiz com as horas trabalhadas para o seu desenvolvimento.

O montante de horas que o redator trabalhar nesse projeto serão as horas faturadas, e indicarão quanto o cliente deve pagar. 

Porém, um projeto pode envolver diversos setores, então as horas faturadas do projeto correspondem ao tempo de trabalho de todos os setores e colaboradores envolvidos.

Como esse redator foi contratado como freelancer para executar esse serviço, as horas faturáveis também indicam o valor que ele deve receber conforme sua atuação.

Mesmo em casos que a empresa conte com profissionais fixos em seus projetos, as Billable Hours são extremamente úteis para indicar corretamente quanto o projeto custou, garantindo maior transparência para todas as partes.

Como faturar horas de projetos?

Se você está querendo faturar as horas dos seus projetos, a melhor maneira de fazer isso é através do controle das Billable Hours através de uma ferramenta de apontamento de horas, como você verá mais adiante.

Vantagens de faturar as horas de projetos através das Billable Hours

As Billable Hours garantem que os custos do projeto sejam bem conduzidos, além disso, os benefícios do seu controle também são:

  • Precisão na faturação: ao registrar as Billable Hours com precisão, as empresas podem faturar seus clientes com mais precisão, o que pode ajudar a maximizar os lucros e evitar problemas financeiros;
  • Maior transparência: o controle das horas faturáveis permite uma visão clara do tempo realmente dedicado a cada projeto, sendo útil para avaliar a eficiência e identificar áreas de melhoria;
  • Melhor gestão de projetos: ao acompanhar as Billable Hours a gestão de projetos tende a ser mais eficientemente, já que permite um acompanhamento do tempo gasto em cada tarefa e a identificação de atividades que estão levando mais tempo do que o previsto;
  • Maior satisfação do cliente: faturando as horas com precisão e transparência, as empresas podem aumentar a satisfação dos clientes e construir relacionamentos mais sólidos com eles;
  • Pagamento justo: o controle das Billable Hours pode garantir que os trabalhadores sejam pagos de forma justa pelo tempo realmente trabalhado em projetos faturáveis.

Como mapear minhas Billable Hours?

Agora que você já sabe o que são as Billable Hours e quais as vantagens de fazer o controle dessas horas, é hora de aprender justamente a como colocar esse controle em ação.

Para isso, você precisará usar um Timesheet, uma planilha de apontamento de horas onde os profissionais envolvidos em um projeto anotam o horário de início e término de todas as suas atividades.

Essa planilha pode ser feita de maneira básica, em plataformas como o Excel, o que demandará tempo da gestão para faturar horas a partir do total de tempo exercido por conta profissional, ou através de um programa que automatiza parte dessas tarefas e apresenta dados em tempo real sobre a produtividade e os custos do projeto.

Qual a melhor ferramenta de timesheet para registrar Billable Hours?

Como você viu, as Billable Hours Timesheet podem ser controladas através de uma planilha simples, indicada para pequenas equipes, ou um programa que entrega o valor das horas faturadas automaticamente, sendo a ferramenta de gestão de projetos e Timesheets com apontamento de horas da Oitchau a melhor opção para desempenhar essa função.

New call-to-action

Através dele, bastará que você alimente a plataforma em sua instalação com o valor por hora de cada profissional, assim, conforme eles calculam o tempo de cada tarefa, os custos já vão sendo calculados também, tanto por colaborador, setor e de todo o projeto.

Com esses dados em mãos e sendo atualizado em tempo real, você terá uma excelente fonte de dados para demonstrar aos clientes enquanto estão as horas faturáveis do projeto.

Outras dicas para melhor registro de Billable Hours

Além de fazer o registro das Billable Hours através de uma ferramenta de Timesheet e apontamento de horas, como a da Oitchau, outras dicas também podem seguir seguidas para melhoras o registro das horas faturáveis, confira quais são elas:

  • Mantenha a disciplina: é importante ser rigoroso quanto ao registro das Billable Hours. Certifique-se de que os profissionais da sua equipe estão registrando todas as horas faturáveis trabalhadas.
  • Análise das tarefas finalizadas: Em uma plataforma de Billable Hours Timesheet como a da Oitchau, o gestor receberá cada tarefa para aprovação, analisando não só o que foi entregue, mas também o seu tempo indicado. Certifique-se de que o tempo corresponde ao tempo estimado para o desenvolvimento da task.
  • Mantenha um registro consistente: mantenha um registro consistente das Billable Hours ao longo do tempo. Isso permitirá que você compreenda a carga de trabalho da sua equipe e faça previsões precisas para futuros projetos.

Teste a ferramenta de apontamento de horas da Oitchau gratuitamente

A melhor maneira de manter o registro das Billable Hours da sua equipe é através da ferramenta de apontamento de horas da Oitchau.

Através dela você poderá apresentar informações precisas para os seus clientes quanto ao custo dos projetos. Por tanto, não deixe para depois, inicie o seu teste gratuito e comece a controlar suas horas faturáveis!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau