andragogia

Andragogia na educação corporativa: o que você precisa saber?

A Andragogia pode ser uma grande aliada da educação corporativa e, portanto, das empresas e dos colaboradores. Caso você nunca tenha ouvido esse termo, não se preocupe. Hoje veremos o que ele é, como funciona e os seus princípios.

Desse modo, continue lendo e veja como esse conceito pode somar às estratégias de educação corporativa. Assim, garanta melhor desenvolvimento e desempenho do seus colaboradores em suas atividades!

O que é Andragogia?

andragogia

Esse é um conceito que foi desenvolvido na década de 1970. Seu criador é o educador Malcolm Knowless, que definiu a Andradogia como “a arte de ensinar o adulto a aprender”.

Por isso, ela corresponde a um método de ensino para adultos.

Afinal, a forma como crianças e adultos aprendem são diferentes.

Além disso, cada um reage de uma forma diferente aos ensinos e aos métodos para prender a sua atenção, de acordo com a sua faixa etária.

Andragogia x Pedagogia

Embora a pedagogia também corresponda aos métodos de ensino, ela se aplica de maneira mais direta e ampla, sem um foco específico.

]Também, ela não dá tanta autonomia ao aluno, de modo que há uma relação vertical entre professor, acima, e aluno, abaixo.

A Andragogia não funciona desse modo. Ela não se baseia na relação vertical, mas sim na horizontal.

Afinal, tratam-se de alunos que também possuem conhecimentos e experiências de vida que podem lhe permitir trocar conhecimento com o professor, e não apenas recebê-lo dele.

Igualmente, o aluno adulto já sabe o que lhe motiva e suas preferências.

Ainda, tem maiores condições e tendências de ir atrás do que deseja aprender, o que lhe confere autonomia. Isso, por sua vez, não está presente na pedagogia.

Portanto, na Andragogia há mais uma relação de orientação do que necessariamente de ensino.

Além disso, ela se caracteriza especialmente pela aplicação de métodos que demonstrem ao aluno como aquele conhecimento é importante no dia a dia profissional ou pessoal. Isto é, que ele realmente tem utilidade.

Quais são os princípios da andragogia?

Ela se baseia em 4 princípios. Confira quais são eles e conheça um pouco mais sobre essa linha de pensamento e de ensino.

Autonomia

Primeiramente, saiba que a Andragogia requer autonomia. Esse é um dos pressupostos dela e se refere na independência do aluno em seu processo de aprendizagem e escolhas.

Experiência

Na Andragogia a experiência é levada em consideração. Isto é, ela também é vista como uma fonte de conhecimentos e, por isso, deixa a relação entre aluno e professor mais horizontal, uma vez que ambos trazem experiências e conhecimentos próprios que podem ser partilhados.

Prontidão

A prontidão se refere à demonstração de que aqueles conteúdos e aprendizados realmente são aplicáveis à vida dos alunos. Isto é, são úteis e são concretos. Assim, utilizam-se exemplos que demonstrem essa aplicação a fim de prender a atenção dos alunos.

Motivação

Outro dos pilares da Andragogia se refere à motivação para aprender. O aluno se motiva para aprender alguma coisa nova a partir de seus objetivos e valores individuais, com os quais ele já tem intimidade a essa altura da vida.

Aplicação do aprendizado

Por fim, o quinto e último pressuposto da Andragogia se refere à aplicação do aprendizado. Isso significa que o foco das aulas sempre deve trazer resoluções para questões e problemas que existam no mundo real.

Isso traz a necessidade de que as abordagens sejam menos subjetivas e mais objetivas, bem como concretas e palpáveis.

Andragogia na educação corporativa

A Andragogia na educação corporativa tem se feito cada vez mais presente. Afinal, estamos nos referindo à educação de adultos.

E, por isso, é importante que haja foco em metodologias que vejam os estudantes tais como eles são: adultos com autonomia, valores, princípios e problemas reais.

Por isso, ela pode ser de extrema valia nos treinamentos de colaboradores e em outras ações de capacitação. Confira, nos itens abaixo, os principais benefícios de utilizar o método.

Capte a atenção dos alunos

Primeiramente, saiba que um dos principais benefícios do uso da Andragogia para a capacitação e treinamento dos seus colaboradores é que ela ajuda na captação da atenção deles.

E isso é essencial para qualquer treinamento, certo?!

A capacitação somente ocorre caso o indivíduo realmente consiga acompanhar os conhecimentos compartilhados e suas explicações.

Por isso, a atenção e o foco dele são indispensáveis e o método de ensino para adultos é capaz de garanti-las.

Um dos principais métodos para fazer isso é com o uso de exemplos reais, da realidade do colaborador, com as respectivas soluções que aqueles conhecimentos ofertam.

Maior efetividade da capacitação

A capacitação é mais efetiva quando há uso da Andragogia.

Ela permite ao aluno participar de melhor forma, com autonomia e interesse legítimo. Ainda, consegue chamar a atenção dele ao tratá-lo tal qual ele é: como um adulto.

E isso é importante até mesmo para a autoestima do aluno e a abertura que ele dá ao curso, aos ensinamentos ou ao próprio professor.

Aplicação dos conhecimentos de maneira prática

Como vimos acima, um dos pressupostos da Andragogia é a prontidão, enquanto o outro se refere à aplicação do aprendizado. E isso, por si só, também traz benefícios ao uso da metodologia.

Isso ocorre porque o aluno pode desde logo colocar novos conhecimentos em prática, pois já sabe como eles podem auxiliar em alguma tarefa do dia a dia, por exemplo.

Retenção de talentos

A capacitação de colaboradores e incentivos educacionais fazem parte de estratégias de retenção de talentos.

Portanto, o uso da Andragogia pode somar nessa intenção, até mesmo porque ela ajuda na criação de identificação do colaborador com o curso ou capacitação específica.

Melhoria nas atividades

Por fim, uma vez que esse método de ensino para adultos capta com mais sucesso a atenção deles, bem como transmite de maneira mais clara e natural o conhecimento, ela também atua em favor da melhoria da qualidade das atividades dos colaboradores.

Isso se dá justamente porque eles tendem a aprender melhor.

Isto é, aprendem novas práticas, soluções e outras maneiras de raciocinar mediante um problema. Com isso, podem aplicar de maneira mais efetiva os conhecimentos, de modo a aprimorar as atividades do dia a dia.

Enviar comentário

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau