sustentabilidade empresarial

Sustentabilidade empresarial: Como ser sustentável e ecológico?

Sustentabilidade empresarial, um tema que está direcionado para as preocupações com o meio ambiente, e que não se limitam às ações governamentais e pessoais, atingindo as organizações privadas.

Isso significa que é uma obrigação da empresa buscar formas de atuar que sejam menos agressivas à natureza. Esse cuidado não se limita às grandes indústrias e à produção e distribuição de produtos. Ele deve ser observado por todas as outras empresas que podem incluir hábitos sustentáveis internamente.

Continue lendo para entender como essa sustentabilidade se faz possível dentro das empresas, porque é importante se atentar ao seu desenvolvimento e como colocá-la em prática.

Sustentabilidade empresarial: O que é?

A ecologia está cada vez mais em voga. Sua importância está relacionada à preservação do meio ambiente e a evitar que recursos naturais sejam esgotados e que o desequilíbrio causado pelo mau uso da natureza seja limitado.

Desastres naturais são diretamente ligados às alterações naturais. Esse cenário faz com que existam cada vez mais exigências que são destinadas aos governos, aos indivíduos e às empresas.

As empresas possuem papel social que é previsto na Constituição Federal e isso significa que ela deve atuar de forma a auxiliar no desenvolvimento da sociedade. A preservação do meio ambiente e a tomada de atitudes sustentáveis que envolvem uso de recursos naturais sem esgotá-los é essencial.

É nisso que se traduz a sustentabilidade empresarial que é ilustrada pela tomada de medidas que visem tornar o processo produtivo e todas as atividades das empresas mais ecológicas.

A sustentabilidade, segundo o consultor britânico John Elkington na década de 1980, somente pode ser estabelecida quando há equilíbrio em três aspectos:

  • Econômica: o estabelecimento deve ser eficiente de forma financeira;
  • Ambiental: o uso de recursos naturais para a produção das mercadorias deve ser feito de forma a permitir a regeneração neles na natureza. São buscadas formas de uso da natureza sem que para isso ela seja esgotada;
  • Social: a empresa toma atitudes que permitem que seus colaboradores possuem acesso à vida saudável, buscando-se a erradicação da pobreza.

Esses conceitos demonstram que a sustentabilidade não se limita ao uso da natureza, incluindo fatores sociais de desenvolvimento humano. Direitos humanos caminham de mãos dadas com a ecologia nesse caso.

Por que uma organização deve buscar se tornar uma empresa sustentável?

Existem diversos motivos que traduzem a importância da busca pela sustentabilidade empresarial.

1.      Marketing e visão da empresa pelo público e mercado

Quando uma empresa se mostra preocupada com a ecologia e com a preservação do meio ambiente e toma atitudes que auxiliem nesse cuidado ela passa a ter uma imagem mais conceituada no mercado.

Isso não engloba apenas os consumidores. A imagem da empresa se torna mais relevante perante a concorrência e passa a atrair de forma mais efetiva os melhores profissionais do mercado que passam a se interessar em colaborar com uma organização que possua esse conceito.

2.      Incentivos governamentais e conquista de mercados

Não raro a demonstração com a preocupação com a natureza e a sustentabilidade auxiliam a empresa a conquistar novos mercados e até mesmo a conseguir incentivos governamentais.

Isso varia de acordo com o país, estado e município. Não raro governos estabelecem medidas que se alcançadas pelas empresas em relação à sustentabilidade podem lhe gerar incentivos fiscais com descontos em impostos, por exemplo.

Em relação à conquista de mercados isso ocorre perante a atração de investidores que se atentam a essa questão e enxergam na empresa uma instituição que merece seu investimento e que promete desenvolvimento.

3.      Retorno para a sociedade

Empresas que investem em medidas sustentáveis geram visíveis retornos à sociedade e ao desenvolvimento da qualidade de vida das pessoas que habitam os locais em que elas operam. É garantido o papel social da organização que pode até mesmo garantir sua permanência na localidade.

4.      Economia

São várias as formas de se colocar em prática as noções de sustentabilidade empresarial. Elas envolvem o uso de energias renováveis, a limitação do desperdício e a busca de formas mais econômicas e menos invasivas à natureza.

Isso tudo se traduz em economia à empresa, em alguns casos a um curto prazo e em outros em longo prazo.

Em um primeiro momento as medidas de caráter sustentável demandam investimentos e gastos. Eles retornam passado algum tempo e gerando economia às organizações.

Sustentabilidade empresarial na prática

Sabendo-se da importância da sustentabilidade para uma organização privada é necessário entender como ela é colocada em prática. Para isso separamos 05 importantes passos que desenvolvem as noções de ambiente sustentável dentro da empresa e se traduzem em bons frutos para a instituição.

1.      Elimine o uso de copos descartáveis

É cada vez mais comum que as empresas eliminem copos descartáveis destinados para água, cafés e chás. Para isso a empresa pode investir nos chamados “Kit zero lixo” que incluem a concessão para cada colaborador de jogo de talheres, canudo e copo retrátil reutilizáveis.

 Investir-se nessa atitude é importante por eliminar diversos riscos e fatores que exigem desperdício e uso constante de recursos naturais. Dentre eles estão:

  • Poluição dos oceanos com plásticos;
  • Gastos de água para a produção dos gastos;
  • Geração intensa de lixo.

Em longo prazo o investimento é notado pela ausência de gastos na compra constante dos materiais descartáveis.

2.      Respeito às leis ambientais

É impossível se considerar que uma empresa é sustentável quando ela burla as leis ambientais estabelecidas no local em que ela opera.

Saber quais são essas leis e como elas podem ser cumpridas é essencial e além de proporcionais o desenvolvimento da sustentabilidade empresarial evita multas e até mesmo obstrução dos negócios realizados.

3.      Treinamentos para os colaboradores

A educação é essencial em qualquer aspecto e é capaz de eliminar atos nocivos e de desenvolver a consciência quanto aos reflexos que certas atitudes causam à sociedade.

Uma forma de garantir a sustentabilidade na empresa é investindo em treinamentos sobre a importância de cuidar dos recursos naturais, as consequências geradas pela destruição da natureza.

Neles devem ser incluídas atitudes que possam ser tomadas no trabalho e na vida pessoal dos colaboradores.

4.      Investimento em energias sustentáveis

Caso seja possível, investir em energias sustentáveis pode auxiliar muito uma empresa a gerar economia de gastos com energia e o uso de recursos naturais. Uma das mais comumente utilizadas pelas instituições privadas é a energia solar.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau