Não importa qual seja a sua prioridade, economizar papel e reduzir o seu uso na empresa é mais do que apenas uma ótima opção: no dias de hoje, é um movimento necessário.
É hora de fazer essa mudança e começar o novo ano dando um passo à frente.
Tendo isso em mente, antes de saber como sumir com todo esse papel, vamos indicar o passo a passo a seguir.
Por que reduzir o uso e economizar papel na sua empresa
1. Para cuidar da natureza
O Brasil gerou por volta de 1,4 milhão de toneladas de lixo em 2017 e perdeu R$ 120 milhões por não reciclar esse lixo. Além disso, 6.624 quilômetros quadrados de floresta foram devastados na Amazônia, o equivalente a quatro vezes a cidade de São Paulo.
Reduzir o uso de papel, além de ajudar a manter o meio ambiente saudável e sustentável, também é a maneira mais inteligente de gerir um negócio, pois investe-se num futuro possível e ainda gera renda extra para a empresa.
O que fazer?
- Sempre que puder evitar imprimir algo, evite.
- Faça suas anotações no celular, computador ou tablet.
- Dê o exemplo e incentive os colaboradores a usarem os dois lados do papel.
- Use um lixo exclusivo para descartes de papéis.
- Junte todos os papéis ao final do mês e chame a reciclagem para buscar.
2. Para ter mais espaço
Qual utilidade você poderia dar para aquela sala que serve para guardar arquivos físico e não economizar papel na sua empresa?
Todos sabemos quanto custa alugar um espaço, um escritório para trabalhar, e o quanto devemos aproveitar cada espaço de forma útil e produtiva. E com certeza você pode usar essa sala para algo melhor do que guardar papéis.
O que fazer?
- Contrate alguém temporário para digitalizar todos os documentos da empresa.
- Transforme tudo em documentos de PDF, Word e Excel.
- Tudo digitalizado? Leve os papéis para a reciclagem.
3. Para guardar com segurança
Mas não deixe os documentos digitalizados dando sopa nos computadores. Tome providências para guardar tudo com segurança!
Computadores, pen-drives e HDs podem queimar, pifar, pegar vírus, e esse é um grande risco para a sua empresa, principalmente se perder informações financeiras. Por isso, além de se livrar dos papéis é preciso salvar os arquivos em um lugar impossível de perder.
O que fazer?
- Contrate uma plataforma para salvar seus arquivos na nuvem.
- Plataformas como Google Drive e Dropbox.
- Faça download de um backup dos seus arquivos todos os meses.
- Conceda acesso aos arquivos apenas para quem trabalha com eles.
4. Para evitar desperdício e economizar papel
A partir do momento que sua empresa implementar uma cultura de reciclagem e cuidado com o meio ambiente, você perceberá quanto papel é desperdiçado todos os dias sem um real motivo.
Imprimir textos para fazer revisão, apresentações em Power Point para “visualizar melhor”… Tudo isso gera gasto para a empresa com compra de papéis e tinta e manutenção de máquinas. Economizando com papel, pode ser possível até fazer outros pequenos investimentos que valem mais a pena (aquela máquina de café incrível).
5. Para estar no século 21
E, claro, não existe maior motivação do que ser uma empresa que se reinventa, que acompanha os avanços da tecnologia e buscar se manter sempre no topo do mercado com as melhores práticas e estratégias.
Uma pequena mudança pode ser o primeiro passo para grandes mudanças!