Economizar papel

Economizar papel: como adotar práticas sustentáveis

Comece 2018 reinventando sua empresa e tornando-a amiga do meio ambiente. Vamos reduzir o uso de papéis?

Não importa qual seja a sua prioridade, economizar papel e reduzir o seu uso na empresa é mais do que apenas uma ótima opção: no dias de hoje, é um movimento necessário.

É hora de fazer essa mudança e começar o novo ano dando um passo à frente.

Tendo isso em mente, antes de saber como sumir com todo esse papel, vamos indicar o passo a passo a seguir.

New call-to-action

Por que reduzir o uso e economizar papel na sua empresa

1. Para cuidar da natureza

O Brasil gerou por volta de 1,4 milhão de toneladas de lixo em 2017 e perdeu R$ 120 milhões por não reciclar esse lixo. Além disso, 6.624 quilômetros quadrados de floresta foram devastados na Amazônia, o equivalente a quatro vezes a cidade de São Paulo.

Reduzir o uso de papel, além de ajudar a manter o meio ambiente saudável e sustentável, também é a maneira mais inteligente de gerir um negócio, pois investe-se num futuro possível e ainda gera renda extra para a empresa.

O que fazer?

  • Sempre que puder evitar imprimir algo, evite.
  • Faça suas anotações no celular, computador ou tablet.
  • Dê o exemplo e incentive os colaboradores a usarem os dois lados do papel.
  • Use um lixo exclusivo para descartes de papéis.
  • Junte todos os papéis ao final do mês e chame a reciclagem para buscar.

2. Para ter mais espaço

Qual utilidade você poderia dar para aquela sala que serve para guardar arquivos físico e não economizar papel na sua empresa?

Todos sabemos quanto custa alugar um espaço, um escritório para trabalhar, e o quanto devemos aproveitar cada espaço de forma útil e produtiva. E com certeza você pode usar essa sala para algo melhor do que guardar papéis.

O que fazer?

  • Contrate alguém temporário para digitalizar todos os documentos da empresa.
  • Transforme tudo em documentos de PDF, Word e Excel.
  • Tudo digitalizado? Leve os papéis para a reciclagem.

3. Para guardar com segurança

Mas não deixe os documentos digitalizados dando sopa nos computadores. Tome providências para guardar tudo com segurança!

Computadores, pen-drives e HDs podem queimar, pifar, pegar vírus, e esse é um grande risco para a sua empresa, principalmente se perder informações financeiras. Por isso, além de se livrar dos papéis é preciso salvar os arquivos em um lugar impossível de perder.

O que fazer?

  • Contrate uma plataforma para salvar seus arquivos na nuvem.
  • Plataformas como Google Drive e Dropbox.
  • Faça download de um backup dos seus arquivos todos os meses.
  • Conceda acesso aos arquivos apenas para quem trabalha com eles.

4. Para evitar desperdício e economizar papel

A partir do momento que sua empresa implementar uma cultura de reciclagem e cuidado com o meio ambiente, você perceberá quanto papel é desperdiçado todos os dias sem um real motivo.

Imprimir textos para fazer revisão, apresentações em Power Point para “visualizar melhor”… Tudo isso gera gasto para a empresa com compra de papéis e tinta e manutenção de máquinas. Economizando com papel, pode ser possível até fazer outros pequenos investimentos que valem mais a pena (aquela máquina de café incrível).

New call-to-action

5. Para estar no século 21

E, claro, não existe maior motivação do que ser uma empresa que se reinventa, que acompanha os avanços da tecnologia e buscar se manter sempre no topo do mercado com as melhores práticas e estratégias.

Uma pequena mudança pode ser o primeiro passo para grandes mudanças!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau