ilustração de automação industrial

Automação industrial: o que é, objetivos e benefícios

A automação industrial é utilizada por empresas de diferentes nichos. Ela é capaz de aumentar a produtividade sem que para isso seja necessário aumentar o quadro de colaboradores.

A automação pode ser praticada com o auxílio de diversos instrumentos tecnológicos. Com eles, é possível usar a capacidade humana onde ela realmente faz diferença, o que permite a desburocratização de tarefas e até mesmo o aumento da segurança no trabalho.

Embora não seja uma novidade, a automação cresceu muito nos últimos anos, o que decorre dos avanços recentes da tecnologia. Por isso, ela hoje pode ser adotada de inúmeras maneiras e em diferentes áreas.

O que é automação industrial?

Ela corresponde ao uso de tecnologia para controlar e monitorar processos de produção industrial. A partir de ferramentas tecnológicas, ela torna possível a substituição da intervenção humana por máquinas.

Sua aplicação ocorre especialmente em tarefas repetitivas, perigosas ou monótonas. Ela ocorre por meio do uso de sistemas de controle, sensores, computadores e dispositivos programáveis.

Eles, então, são capazes de realizar tarefas como montagem, inspeção, embalagem, transporte e outras operações dentro de uma fábrica ou ambiente industrial.

Quais são as principais ferramentas de automação industrial?

A automação ocorre com auxílio de uma série de ferramentas. Elas variam de acordo com o tipo de produção industrial de cada empresa, bem como das necessidades específicas de cada nicho.

Dentre as principais ferramentas de automação industrial estão:

  • Controladores Lógicos Programáveis (CLPs): dispositivos eletrônicos programáveis que são responsáveis pelo controle de máquinas e de processos industriais;
  • Sensores e atuadores: ferramentas que coletam dados do ambiente e realizam ações físicas, respectivamente;
  • Sistemas Supervisórios (SCADA): software que atua ao monitorar e controlar processos industriais em tempo real;
  • Robôs industriais: máquinas programáveis que executam tarefas mecânicas ou repetitivas diversas;
  • Sistemas de visão artificial: são aplicados para a inspeção de qualidade e controle de processos;
  • Sistemas de controle de movimento: monitoram a velocidade, a posição e a trajetória de equipamentos industriais, como transportadores e robôs;
  • Redes de comunicação: promovem a troca de dados entre os diferentes dispositivos e sistemas utilizados na automação industrial.

Quais são os objetivos e benefícios da automação industrial?

A automação possui várias vantagens que incluem a eficiência operacional, a redução de custos e a otimização de recursos, dentre outras coisas.

Aumento da eficiência operacional

A automatização de processos industriais permite que haja o aumento significativo da eficiência de produção.

Afinal, ela reduz o tempo necessário para a conclusão das tarefas. Isso minimiza a necessidade de realização de retrabalhos ao mesmo tempo em que melhora a utilização de recursos.

Melhoria da qualidade do produto

A automação industrial é excelente para diminuir as possíveis variações nos processos de produção. Essas mudanças fazem com que não haja uma consistência no produto final, pois eles possuem diferenças significativas.

Por isso, automatizar a produção auxilia na conquista de qualidade e consistência do produto, além de reduzir defeitos.

Redução de custos

A automação da produção também pode levar à redução dos custos industriais, especialmente por eliminar a necessidade de aumento do quadro de colaboradores.

New call-to-action

Aumento da segurança

Com a automação industrial é possível direcionar trabalhos perigosos para que sejam realizados por máquinas. Desse modo, ela reduz o risco de acidentes de trabalho.

Flexibilidade e adaptabilidade

Sistemas automatizados permitem a configuração de acordo com as mudanças necessárias, seja pela demanda do mercado, por regras de segurança ou pelo lançamento de novos produtos.

Otimização do uso de recursos

A automação industrial é útil na redução do consumo de recursos. Por exemplo, de energia elétrica, água e matérias-primas. Isso faz com que os processos produtivos diminuam o desperdício e sejam mais sustentáveis.

Aumento da capacidade de produção

Automatizar os processos industriais é uma forma de aumentar a capacidade de produção da empresa. Isso lhe permite atender a uma demanda crescente sem que isso reflita no aumento dos gastos com mão de obra.

Conheça agora nosso Controle de Ponto para Fábricas e Indústrias!

Como promover a automação industrial na sua empresa?

A automação dos processos industriais oferece inúmeros benefícios para as empresas. Por isso, adotá-la é uma maneira de modernizar a produção, aumentar sua qualidade e, consequentemente, os lucros empresariais.

Todavia, sua adoção requer alguns cuidados importantes para que realmente seja eficaz. Conheça quais são eles.

Conheça as suas necessidades

Primeiramente, é imprescindível conhecer quais são as necessidades produtivas da empresa. Isso inclui estudar quais são os processos de produção, quais são os recursos que eles utilizam e os problemas atualmente enfrentados.

Isso permite saber quais são as possibilidades de automação. Igualmente, onde ela se faz mais urgente, de modo a priorizar as áreas que enfrentam maiores dificuldades na produção atual.

Verifique as tecnologias disponíveis para o setor

A automação industrial depende da disposição de ferramentas tecnológicas que podem incluir robôs, softwares, sistemas de controle de movimento e outras coisas.

Cada setor de produção conta com suas próprias possibilidades. Por isso, é importante que a empresa faça uma pesquisa aprofundada sobre quais são os dispositivos disponíveis para o seu nicho.

New call-to-action

Junto a isso é importante estudar quais os custos para implementação desses dispositivos, quais são as vantagens que cada um oferece, como é a manutenção e se eles são compatíveis com a sua estrutura.

Prepare suas equipes

A automação industrial requer que as equipes sejam preparadas para lidar com ela. Afinal, por mais que haja a substituição do pessoal por máquinas em algumas tarefas, eles devem entender como elas auxiliam, como lidar com elas, etc.

Por isso, é primordial que a empresa desenvolva um programa de capacitação para que os colaboradores em relação aos sistemas que serão utilizados e às eventuais intervenções necessárias.

Do mesmo modo, é interessante que haja uma apresentação formal das mudanças de modo a esclarecer porque elas são importantes e como serão aliadas do trabalho das equipes.

Tenha atenção às diretrizes de segurança

Por fim, a automação industrial requer atenção às diretrizes de segurança. Além dos treinamentos para os colaboradores, é essencial que as máquinas e sistemas passem por manutenções periódicas que garantam seu correto funcionamento.

Com isso, é possível fazer uso dos benefícios da automação sem que isso coloque em risco a segurança dos trabalhadores.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau