O que são horas extras e como calcular?

Um guia prático para você entender o que configura hora extra, quem tem direito e as formas de calcular.

O que são horas extras?

Horas extras são consideradas as horas pós expediente de um funcionário. Ou seja, é a hora a partir da oitava hora de trabalho no dia.  Se o período de trabalho vai de 9 às 18h, a partir de 18:01 é configurado hora extra.

O que diz a lei sobre horas extras?

A lei diz que além das 8 horas diárias de trabalho, o colaborador pode ultrapassar ou reduzir em 10 minutos seu tempo trabalhado sem descontos ou acréscimos.  O que ultrapassar esse período será considerado hora faltante (em caso de reduzidas) ou hora extra (em caso de acréscimo).

Horas extras vs.  banco de horas

Como alternativa ao pagamento de horas extras, a CLT permite a criação de um banco de horas que se revertem em folgas. Esse banco de horas não pode passar de 2 horas diárias de acumulo.

Como calcular a  hora extra?

A hora extra é calculada com base na hora tradicional. Calcula-se 50% de acréscimo da hora de trabalho, ou seja, multiplique o valor da sua hora trabalhada por 1,5 e terá sua hora extra.

Como calcular a  hora extra noturna?

Quando falamos de adicional noturno, a hora extra fica 20% mias cara, gerando um acréscimo total de 70%. Nesse caso, o cálculo é feito multiplicando a hora normal por 1,7.

Como manter controle de horas extras dos funcionários?

Para manter o controle das horas extras, nada melhor que contratar um sistema de controle de ponto digital. Ele possibilita que todo o controle seja feito de maneira automática, evitando acumulos, despesas inesperadas ou confusões.