Atrasos: aprenda a lidar com essa situação delicada no trabalho!

Se atrasos para compromissos são frequentes na nossa rotina, eles também acontecem quando falamos de trabalho. Entenda a melhor forma de lidar com isso.

Tolerância e Legislação

Não existe nenhum tópico que afirme o tempo de tolerância permitido em relação a atrasos nas empresas. Mas atrasos recorrentes podem gerar demissões por justa causa.

Políticas Internas

Para evitar desentendimentos quanto a isso, é recomendado que as empresas analisem cada pessoa e cada situação de maneira isolada, mas implantem políticas claras sobre o assunto.

Diálogo

Com clareza nas informações sobre o que se espera de um colaborador e do seu comprometimento com horário, muitas situações constrangedoras podem ser evitadas.

Regras e Exceções nos atrasos no trabalho

É importante entender causa, não apenas consequência. Atrasos podem significar desde falta de responsabilidade à dificuldades pessoais em algum momento da vida do colaborador.

Evite impactos negativos!

Além disso, atrasos podem ter impacto sobre o sucesso da empresa e inclusive na cultura interna. E uma forma efetiva de se precaver é ter um controle de ponto eficiente.

Rotina de Ponto

É muito importante que os gestores acompanhem a rotina dos colaboradores, principalmente em relação aos horários. Assim é possível, inclusive, evitar problemas!

Gestão e Controle de Jornada

Controlando o ponto dos colaboradores, você consegue fazer com que essas situações não fujam do controle e, caso necessário, seja possível intervir o quanto antes.

Advertências e Demissões

Intervindo antes de os problemas se agravarem, você consegue evitar que advertências sejam aplicadas ou, ainda pior, demissões sejam necessárias!

Entendendo um pouco mais...

Para saber sobre situações de atraso e como podem ser evitadas, leia o post completo em nosso blog.

Busque uma solução inteligente!

Quer evitar problemas com atraso, horários e produtividade dos seus colaboradores? Então experimente grátis uma solução completa que vai te ajudar!