Descubra tudo o que você precisa saber sobre Aviso Prévio

Quando uma relação de trabalho é encerrada, o aviso prévio é uma das etapas que deve ser seguida por trabalhador e empregador. Mas é necessário ficar atento ao que a lei dita para cada situação!

O que é o Aviso Prévio?

O Aviso Prévio marca o desligamento do trabalhador das suas funções na empresa. Ele pode ser solicitado tanto por decisão própria ou por decisão da empresa.

O que faz o Aviso Prévio?

O Aviso Prévio marca a finalização do acordo de trabalho de ambas as partes. Ele determina qual período de tempo a empresa ainda pode contar com as atividades do colaborador.

Qual o tempo do Aviso Prévio?

O aviso prévio dura 30 dias quando o colaborador pedir demissão. Agora, se solicitado pela empresa, o período pode se estender para até 90 dias, devido particularidades.

O que a CLT diz sobre Aviso Prévio?

O aviso prévio acontece quando colaborador ou empresa querem encerrar o vínculo empregatício e só não deve ser cumprido em casos de dispensa por justa causa.

Quais são os tipos previstos de Aviso?

Atualmente a lei prevê 3 possibilidades para cumprimento do Aviso Prévio: 1. Aviso prévio trabalhado 2. Aviso indenizado 3. Aviso prévio cumprido em casa

1. Aviso Prévio Trabalhado

- O colaborador deve continuar trabalhando por 30 dias; - Ele pode sair do trabalho 2h mais cedo todos os dias ou folgar por 7 dias corridos.

2. Aviso Prévio Indenizado

A empresa dispensa o funcionário de trabalhar o período de aviso prévio, mas mesmo assim paga pelo tempo correspondente ao período (30 a 90 dias) de aviso.

3. Aviso Prévio cumprido em Casa

São os casos em que, por opção da própria empresa, o colaborador deve cumprir os trinta dias de aviso trabalhando à distância, em home office.

Quer saber mais sobre desligamentos?

Preparamos um material sobre contratação e demissão, se você tem dúvidas sobre o tema, acesse agora mesmo!