Trabalhar no Feriado? Saiba tudo o que a Lei diz sobre o assunto!

Trabalhar no feriado não é proibido, mas essa jornada tem algumas regrinhas em relação às horas trabalhadas, datas comemorativas religiosas e civis. Quer saber mais? Então confira!

[Contém planilha gratuita]

É feriado pra dar e vender!

O Brasil é o 7o país do mundo com mais feriados oficiais! Ele só fica atrás da Finlândia, Rússia, Tailândia, Coreia do Sul, Colômbia, Índia, Peru e África do Sul.

Sem folga no feriado!

Dependendo da jornada de trabalho, muitos colaboradores não tiram folga no feriado. Existem setores do mercado que não são influenciados por esse calendário.

Mas e o descanso?

Todo trabalhador precisa descansar! Isso é previsto em lei. E esse dia de descanso precisa acontecer na mesma semana do feriado trabalhado.

Trabalho no feriado e o pagamento em dobro: entenda!

Se o descanso não for dado na mesma semana, a remuneração do feriado trabalhado precisa ser em dobro! Mas se a folga for dada, o pagamento é por um dia normal.

Mas atenção!

É importante dizer que a empresa pode decidir simplesmente por pagar pelo feriado trabalhado ao invés de oferecer folga em uma outra ocasião.

Convenção Coletiva

Isso precisa seguir exatamente o que consta no acordo ou convenção coletiva da categoria. Do contrário, é uma escolha de acordo com a cultura da empresa.

Hora Extra x Feriado

O trabalho em feriado não pode ser contabilizado como hora extra, mas o colaborador poderá ficar além de sua jornada diária se for preciso.

Criamos uma planilha para ajudar o RH a controlar as horas extras de cada colaborador.

Muita informação? Saiba mais sobre trabalho no feriado

Ficou confuso sobre os cálculos e as leis relacionadas ao trabalho no feriado? Então confira o artigo completo no link abaixo e tire todas suas dúvidas.