É permitido trabalhar 9 horas por dia? O que diz a lei?

O Brasil adota jornada de 44 horas semanais, com duração máxima de 8 horas/dia, onde é comum trabalhar 6 dias por semana ou 5 dias por 8 horas mais 1 dia por 4 horas, podendo fazer a até 2 horas extras por dia.  Tudo dentro da legalidade.

Mas é importante se atentar que normalmente quando se referem a 9 horas trabalhadas por dia, conta-se também com os intervalos, incluindo o horário do almoço.

A jornada de trabalho determina o tempo que o colaborador esta inteiramente disponível para a empresa. Ou seja, o tempo que o funcionário terá que dedicar para a execução do trabalho.

Existem diversos tipos de jornada de trabalho, pois, apesar de a CLT e a Constituição Federal estipularem algumas regras, isso não significa que todas todos devem iniciar e terminar no mesmo horário.

O horário de almoço é chamado de Intervalo  intra-jornada, enquanto o intervalo entre uma jornada e outra é chamado de Intervalo inter-jornada.

Portanto, a pergunta a ser feita não é se quem trabalha 9 horas tem direito a intervalo, mas se completa 44 horas semanais de trabalho, tendo 48 minutos extras de seg a sex ou com meio turno no sábado

É importante destacar também que em qualquer jornada de trabalho com duração de mais de 6 horas, é necessário uma pausa para repouso de no mínimo 1 hora.

Esta gostando do conteúdo?

Leia nosso guia completo sobre jornadas de trabalho!