Conheça os indicadores de RH que você precisa acompanhar

Você conhece os principais indicadores de RH? Eles requerem conhecimento sobre a sua função e aplicação, para que contribuam assertivamente com os gestores de RH. 

Índice de Rotatividade ou Turnover

Este indicador permite mensurar a quantidade de colaboradores que saem e que entram na empresa. O turnover indica uma baixa atratividade da empresa em relação à concorrência. 

Índice de retenção de talentos

A retenção de talentos apresenta os resultados de estratégias direcionadas ao banco de talentos, ou seja, ao seu capital humano, sendo estes colaboradores indicados para potenciais candidatos a futuras oportunidades. 

Tempo médio de empresa

Está ligado à rotatividade, à atratividade e à capacidade de retenção. Revela o tempo médio de permanência na empresa.  Considera ainda detalhes como idade, estado civil, formação e jornada na empresa.

Folha de pagamento

Traz todas as despesas da empresa com o pagamento de seus colaboradores. Indica se a política de remuneração, cargos e salário está adequada com as expectativas da empresa quando comparado com o rendimento da mesma.

Custos de rotatividade

Aponta todas as despesas de pagamento das rescisões contratuais, as multas e os tributos, reposição do profissional desligado, treinamentos e qualificações. 

Produtividade

Este indicador também é muito importante e se relaciona diretamente com a saúde da empresa. A produtividade tem a ver com o tempo, qualidade e custos.