Como funciona a carteira de trabalho digital

Emissão e conferência online

O Governo Federal liberou a CTPS, Carteira de Trabalho na modalidade digital, para a emissão e conferência online, voltados aos aplicativos da APP Store e Android.

Checar todas as informações

As empresas vão poder checar todas as informações de contrato, abono salarial, rescisão, renovaçao de contrato e benefícios em apenas um clique.

Mesma validade da carteira física

E se o colaborador ainda não tirou a Carteira de Trabalho presencial, não precisará mais se preocupar, porque poderá tirar a carteira de trabalho digital diretamente com a mesma validade da física.

O dados serão atualizados automaticamente.

O que permite dispensar o modelo tradicional e não se preocupar em  dar baixa em todas as carteiras, pois os dados de contratação serão atualizados automaticamente.

Conforme a empresa enviar as informações necessárias ao sistema, a atualização passa a ser preenchida rapidamente na parte destinada da CTPS.

Portaria nº 1065 da CLT

Passou a ser válida através da Portaria nº 1065 da CLT, ao primeiro acesso realizado no sistema a carteira de trabalho digital já passará a ser validada e pronta para uso.

No Art. 5º

No Art. 5º os empregadores com a obrigação de uso do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas - eSocial:, precisam solicitar  CPF para a validação.

A comunicação pelo trabalhador do número de inscrição no CPF ao empregador equivale à apresentação da CTPS em meio digital, dispensado o empregador da emissão de recibo;

CTPS digital é gratuito

O uso da CTPS digital é gratuito e para ter acesso basta solicitar que os colaboradores instalem o aplicativo e cadastrem o CPF no site gov.br

Para mais informações sobre a carteira de trabalho digital leia o texto no Blog da Oitchau e fique por dentro de tudo o que a sua empresa precisa fazer.