Carteira de trabalho: Como corrigir uma anotação errada?

Como todo ser humano pode cometer erros, o RH também está sujeito a estes imprevistos, se tratando de um documento irreparável algumas medidas devem ser feitas.

A primeira coisa é não tentar consertar o erro, pois isso pode piorar e rasurar ainda mais a carteira de trabalho. O colaborador terá que solicitar uma 2º via, pois rabiscos são considerados fraude.

Para ser aceita precisará colocar um asterisco (*) sob o erro, e na sequência escrever que as informações corretas constam anotações gerais.

Vamos supor que o colaborador recebe R$500,00 de benefício e o RH errou o valor, ficaria assim: " Benefício R$ 450,00 * Informação incorreta, vide Anotações Gerais, Página 30

E nas anotações gerais deve estar escrito (*) informação correta, a certa seria X e acrescente o número da página correspondente, para checarem. 

E deve constar da seguinte maneira: Ex.: Anotações gerais: * Correção da página 30, valor correto do benefício é de R$500,00.

Caso não tenha mais espaço para novas anotações, o colaborador terá que emitir a 2ª via da Carteira de Trabalho em um Poupatempo da cidade, agendando pelo site ou pelo número 158.

É algo que deve ser levado em consideração com muita cautela, pois é um comprovante legal de quanto o colaborador deve receber quando for demitido, entrar de férias ou de licença.

Pode causar danos ao colaborador que não conseguir comprovar o erro e gerar processos trabalhistas a empresa, portanto é preciso ter atenção redobrada no seu preenchimento.

E se quiser saber mais dicas sobre o que fazer em casos de erros e o que diz a lei, leia o texto: Carteira de trabalho: como corrigir uma anotação errada?