Atestado Médico: Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Ninguém gosta de ficar doente, e o momento de lidar com isso no trabalho pode trazer conflitos. Entenda como evitar dores de cabeça e tudo que diz respeito ao atestado médico.

O Atestado Médico

O atestado Médico é uma prova que tem por finalidade declarar o afastamento temporário de um colaborador de suas funções laborais.

A utilidade do Atestado

Sem esse documento, o profissional que perde seu dia de trabalho pode ter uma falta injustificada e redução do dia ausente diretamente do seu salário!

Quando é válido?

Mas engana-se quem acha que pode aplicar um atestado e simplesmente não comparecer ao trabalho. Cuidados e pré-requisitos legais são necessários para que o documento seja validado.

Quem pode aplicar

Para sua validade, o atestado precisa ser emitido por um médico da empresa, do convênio, de rede pública ou particular, ou por uma instituição de Previdência Social (INSS).

Informações Necessárias

E ele precisa apresentar dados do paciente (o colaborador que se ausentará), o tempo de dispensa necessário e a identificação do médico com assinatura, carimbo e número de CRM.

Letra de Médico

E atenção: todos esses apontamentos precisam estar informados com letra legível para serem validados, ou o atestado pode ser invalidado pela empresa.

Uso Máximo

Não há um limite para atestados médicos durante o ano de trabalho, mas existe um limite máximo de 15 dias de afastamento para pagamento pela empresa.

INSS

Caso o afastamento ultrapasse o período de 15 dias, a responsabilidade sobre o pagamento do salário fica por conta da Previdência Social (INSS).

Fraude!

Se um colaborador apresentar um atestado falso, pode ser demitido por justa causa e o atestado deve ser encaminhado ao Conselho Regional de Medicina para Processo Administrativo Disciplinar.

Outros pontos Importantes

Quer saber mais sobre o assunto e se informar melhor? Acesse nosso blog e confira nosso post sobre Atestado médico.