Saiba mais sobre Ponto Facultativo: O que é e como funciona?

Todo colaborador já ouviu que haverá ou não folga em determinada data pois é "ponto facultativo"... Mas afinal, o que é esse dia e como ele funciona? Descubra agora.

O ponto facultativo

É uma data, muitas vezes próxima a feriados oficias, em que a empresa pode dispensar os colaboradores do expediente ou não.

Quem aproveita os pontos facultativos?

É mais comum a liberação de servidores públicos, pois a maioria das escolas municipais e repartições, bancos e serviços prestados, não funciona nestes dias.

Ponto Facultativo e Setor Privado

No caso dos trabalhadores do setor privado, as empresas podem escolher se irão suspender as suas atividades ou não. Não é obrigatória a dispensa.

Hora Extra e Ponto Facultativo

As empresas não são obrigadas a dispensar o colaborador ou fazer pagamento de horas extras (isso considerando que o profissional cumpra sua jornada de trabalho regular).

Faltas x Ponto Facultativo

Se um colaborador faltar no dia de ponto facultativo, ele pode receber descontos em seu salário normalmente. Afinal, como dito, o ponto facultativo é dia normal de trabalho.

Desconto de Folha no Ponto Facultativo

Se a empresa optar por não ter expediente nas datas de ponto facultativo, ela pode descontar estes dias caso o colaborador não compense as horas de trabalho.

Saiba quais são os Feriados com Ponto Facultativo

Quer entender melhor quais são os feriados com ponto facultativo e como ele funciona? Então confira em nosso blog.