Saiba mais sobre o que é e para que serve o exame admissional!

Todo colaborador CLT precisa realizar o exame admissional antes de iniciar em novas oportunidades. Mas você sabe por que ele é necessário? Nós vamos te explicar!

Manual de admissão e demissão para o RH

O que é o Exame Admissional?

O exame admissional é uma avaliação médica que deve ser feita durante a contratação de um novo funcionário, antes de ele iniciar nas novas funções de uma empresa.

Para que serve o Exame Admissional?

Esse exame serve para garantir à empresa contratante que o novo colaborador está física e mentalmente apto para exercer suas funções.

Qual a importância do Exame Admissional?

A avaliação é importante para o conhecimento de possíveis questões atuais ou futuras de saúde do colaborador, a fim de evitar processos trabalhistas.

O que ele identifica?

O exame Admissional pode, entre outros pontos, identificar: - Limitações físicas; - Possíveis danos à saúde dos funcionários; - Respaldo legal em caso de processo trabalhista.

Se você é do RH, precisa saber tudo sobre o assunto. Baixe grátis o guia que preparamos sobre contratação e demissão.

Como é feito o exame admissional?

Ele é realizado por um especialistas em medicina do trabalho. São feitas perguntas para identificar riscos/níveis de riscos ao exercer a função de determinada vaga.

Parte Física do Exame Admissional

Além das perguntas sobre histórico do paciente, um exame físico básico é feito, avaliando o coração, pulmões, pressão arterial e possíveis dores no corpo.

O Exame admissional deve ser feito no período de contratação

Ele deve ocorrer antes do início das atividades no novo trabalho e tem validade de até 90 dias.

Outros Exames

É indicado que sejam feitos outros exames que garantam que a saúde do funcionário não foi prejudicada desde que ele iniciou o trabalho e quando o colaborador é desligado da empresa.

Exame Demissional

No desligamento de um funcionário é feito o exame demissional. Ele visa verificar impactos à saúde do colaborador. Nesse caso, um processo trabalhista contra a empresa pode ocorrer.

Guia prático com tudo o que você precisa saber sobre contratação e demissão:

Mais informações sobre exame admissional

Para obter mais informações sobre o exame admissional e outros exames trabalhistas, confira o post completo em nosso blog.