Cálculo do IRRF? Tire suas dúvidas de uma vez por todas!

Conhecido como Imposto de Renda Retido na Fonte, o cálculo do IRRF é uma dúvida muito comum dos contribuintes! Mas chegou a hora de deixar claro como calcular o IRRF. Vamos lá?

O que é o IRRF?

O IRRF é uma obrigação tributária das empresas que possuem colaboradores registrados, ou seja, CLT. Ele retém uma porcentagem da renda do funcionário. E é preciso saber calculá-lo.

LEIA  MAIS

Arrow

O IRRF segundo a Lei

A lei brasileira solicita que o desconto do IRRF seja feito mensalmente, direto na folha de pagamento. Assim como o Imposto de Renda, o responsável pelo IRRF é a Receita Federal.

LEIA  MAIS

Arrow

O Cálculo do IRRF

A base para o cálculo do IRRF é o salário bruto do colaborador e o número de dependentes legais (são descontados R$ 189,59 por dependente).

LEIA  MAIS

Arrow

Dependentes do IRRF

São considerados dependentes para desconto do IRRF: cônjuge, filhos até 21 anos, pais e avós. Mas atenção: eles só serão descontados desde que não tenham rendimento.

LEIA  MAIS

Arrow

Vencimentos do IRRF

O primeiro passo para calcular o IRRF é saber o salário bruto do colaborador e realizar soma de todos os vencimentos do colaborador. Esse é o valor base para os descontos.

LEIA  MAIS

Arrow

Descontando o valor do INSS

Depois de calcular essa soma, devemos considerar a base para o desconto da contribuição previdenciária, que vão de 8% a 11%. O limite máximo, porém, é de R$ 604,44.

LEIA  MAIS

Arrow

Quer conferir as tabelas de desconto do IRRF?

Para saber os valores de tabela de desconto do IRRF, confira nosso post sobre o assunto no blog. 

Material Gratuito! Calcule o custo de cada colaborador

Feito para quem busca uma solução prática para calcular quanto custa um colaborador para a empresa.