Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
empreendedorismo feminino

Empreendedorismo feminino – Top 5 Ted Talks

O empreendedorismo feminino tem sido apoiado por um número cada vez maior de livros e palestras que, com base em casos de sucesso e de superação, apresentam caminhos para as mulheres que estão se aventurando na tarefa de empreender.

Isso é importante na medida em que essas obras, diferentemente daquelas mais gerais, focam nos problemas que afetam as mulheres no mundo do trabalho. Assim, são levados em consideração os maiores percalços do trajeto feminino no empreendedorismo, os quais são diferentes daqueles enfrentados pelos homens.

Um dos tipos de conteúdo que mais pode auxiliar as mulheres que possuem interesse ou atuação perante o empreendedorismo são palestras do Ted Talks, que trazem diversos conteúdos que podem ser úteis de maneiras variadas.

Ted Talks: Palestras podem auxiliar no desenvolvimento do empreendedorismo para mulheres

O Ted Talks é uma plataforma que produz e divulga gratuitamente pela internet palestras de curta duração com inúmeros temas diferentes. Assim, ela atua de maneira a disseminar conhecimento.

As palestras, vale destacar, são traduzidas com legendas em inúmeras línguas, o que ressalta a democracia que envolve os conteúdos.

Quanto aos conteúdos, existem aqueles ligados às ciências ou política, assim como outros relacionados à psicologia, comunicação e gestão de pessoas, por exemplo. Existem diversas obras registradas no Ted Talks e que pode ser de grande auxílio às empreendedoras mulheres.

Separamos abaixo, quais são as palestras Ted Talks que figuram no top 5 das melhores relacionadas ao empreendedorismo promovido por gestoras mulheres!

1.      Todos podem empreender – Lina Maria Useche Kempf

Nossa primeira indicação de palestra presente no Ted Talks que é indicada para o empreendedorismo feminino é de autoria da brasileira Lina Maria Useche Kempf. 

Lisa é cofundadora da Aliança Empreendedora, que corresponde a uma organização não governamental (ONG) que se destina a auxiliar microempreendedores de baixa renda, trabalhando no desenvolvimento desses pequenos empreendedores.

Os trabalhos promovidos por Lisa a fazem ser uma conhecida e premiada administradora. Ela é, atualmente, membro do Global Shapers, assim como do Fórum Econômico Mundial e da YouthActionNet Global Fellow. Pode-se concluir desde logo que a brasileira produz trabalhos reconhecidos no mundo todo.

Nessa palestra sobre empreendedorismo para mulheres em questão sua apresentação foi realizada no TEDx promovido na cidade de São Paulo. A administradora apresenta as razões que lhe fazem acreditar que todas as pessoas estão aptas para empreender.

Durante a apresentação, Lisa apresenta casos concretos que obtiveram sucesso e que foram por ela testemunhados, principalmente durante a sua intensa atuação na Aliança Empreendedora.

2.      Por que há poucas mulheres na liderança? – Sheryl Sandberg

É impossível falar de empreendedorismo de mulheres sem que Sheryl Sandberg seja citada. Ela é uma empresária que atua como executiva de operações do Facebook, empresa de redes sociais e tecnologia, e que apresentou um dos melhores Ted sobre mulheres gestoras.

O ponto de partida da apresentação de Sheryl corresponde, justamente, ao questionamento que dá o título de sua palestra. Ao levantar a pergunta “por que há poucas mulheres na liderança?” ela passa a buscar respostas, assim como soluções.

Segundo a palestrante, o mulheres no empreendedorismo pode ser atrapalhado pela falta de confiança das mulheres. Ela cita que homens costumam não ter problemas em exibir seus trunfos profissionais e ressaltar esse aspecto da meritocracia. Mulheres tendem a desconfiar de seus próprios sucessos e competências.

Isso está ligado, em grande medida, às limitações muitas vezes impostas às mulheres quanto à área de atuação ou sua capacidade frente aos homens, que são incentivados em diversas áreas.

A autora desse TED Talk dedica tempo para demonstrar como é possível que uma mulher construa uma família e seja presente no desenvolvimento desta ao mesmo tempo em que possui uma carreira de sucesso e empreendimentos.

3.      Mulheres empreendedoras: Exemplos, não exceções – Gayle Tzemach Lemmon

Outra obra muito interessante no apoio e desenvolvimento do empreendedorismo feminino é “Mulheres empreendedoras: Exemplos, não exceções”, da jornalista a escritora Gayle Tzemach Lemmon.

Gayle se tornou conhecida após a publicação do best seller “A Costureira de Khair Khana”, um livro de sua autoria que analisa um caso concreto de sucesso protagonizado por mulheres.

A sua apresentação no Ted Talks segue esse mesmo caminho, uma vez que ela compartilha com seu público algumas histórias de mulheres advindas da Bósnia, Afeganistão e de outros países da região.

Ela demonstra como essas mulheres obtiveram sucesso em seus ramos e como seus empreendimentos auxiliam na criação de empregos nas suas comunidades e no desenvolvimento social e financeiro das pessoas que ali residem.

Ela dedica seu tempo para promover a defesa de que mulheres devem ocupar posições de liderança em organizações público e privadas. Segundo a autora e jornalista, essa seria justamente a chave para o desenvolvimento econômico mundial e para a busca do equilíbrio face à desigualdade econômica.

Destaca-se que a apresentadora do Ted Talk sobre mulheres e empreendedorismo se baseia em um dado muito interessante: 50% da população mundial não podem ser vistas como um uma minoria especial que não possui poder para ocupar cargos de chefia.

As mulheres não podem ser consideradas minoria quando estão em número de igualdade para com os homens. Nesses viés, oportunidades não lhes podem ser negadas com base em seu gênero.

Por isso, indicamos que todas que se interessam por empreendedorismo feito por mulheres confiram essa palestra emocionante, repleta de histórias de superação.

4.      Sonhe Grande, Comece Pequeno – Tatiane Lobato

A penúltima obra que indicamos é de autoria de uma brasileira que apresenta, durante sua palestra, qual é a importância dos pequenos negócios. Ela demonstra como é possível que esses negócios de pequeno porte se tornem grandes empreendimentos.

Segundo a empresária paulistana, o segredo está em entender como é possível aproveitar ao máximo os recursos que se mostram limitados. Assim, a forma de gestão e de aproveitamento do que se disponibiliza é o foco da apresentação de Tatiane.

Ao longo da palestra, Tatiane Lobato se aproveita em muito dos exemplos colhidos de sua própria trajetória enquanto empreendedora. A empresária se tornou conhecida por ter iniciado um negócio pequeno, correspondente a uma lavanderia na periferia de São Paulo.

Com o passar do tempo, a apresentadora do Ted Talks viu seu negócio crescer e expandiu seu empreendimento, tornando-o uma franquia de sucesso.

5.      Conheça uma jovem empreendedora, cartunista, designer, ativista… – Maya Penn

A última obra de empreendedorismo feminino que indicamos é de autoria de Maya Penn.

Essa jovem mulher criou o seu primeiro negócio com surpreendentes oito anos de idade. A palestra de Maya, foca em sua própria trajetória e nos principais valores pessoais que ela considera importantes para sua vida.

A empreendedora que é uma defensora do meio ambiente e contra as alterações climáticas causadas pela influência humana sobre a natureza, a autora demonstra como equilibrou seu negócio de produção de roupas e de acessórios ao respeito aos recursos naturais.

Ela demonstra como é possível uma mulher atuar no mercado ao mesmo tempo em que se desenvolve levando em consideração a sustentabilidade.

Outros pontos importantes sobre a palestra de Maya, dizem respeito à pluralidade de atividades que ela abarca, conforme já demonstra o título da apresentação que desde logo adianta que ela é uma cartunista e ativista, além de designer de roupas.

Essas são cinco palestras, que estão disponíveis de modo gratuito na internet e que podem auxiliar as mulheres que querem se aventurar no empreendedorismo para mulheres e se tornar mais um caso de sucesso!

Veja também: Controle de gastos na empresa. Como fazer? Confira em 6 passos

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau