segurança no trabalho

Segurança no trabalho presencial: como fazer na pandemia?

Como manter a segurança no trabalho ao retomar as atividades presenciais nas empresas? Essa é uma preocupação que deve atingir muitas empresas diante da pandemia de Covid-19.

A pandemia agora se apresenta em sua segunda onda e o número de óbitos e de infecções continua muito alto. Diante disso é essencial que a empresa desenvolva protocolos de segurança que mantenham os colaboradores em proteção.

Abaixo nós listamos algumas dicas que podem auxiliar a sua empresa a retomar as atividades presenciais sem que isso coloque os colaboradores em situação de perigo perante o Covid-19. Continue lendo e confira!

Segurança no trabalho: Como garantir a proteção aos seus colaboradores

A segurança dos colaboradores e dos locais de trabalho para a jornada de trabalho é essencial para todas as empresas.

Os empregadores respondem pelos riscos de suas atividades e isso se aplica no que diz respeito à saúde dos colaboradores. Diante de uma pandemia esse fator ganha mais importância e deve ser visto com cautela.

É importante ressaltar que em caso de infecção de um colaborador com Covid-19 e existência de indícios de que a contaminação ocorreu no ambiente de trabalho a empresa pode ser condenada ao pagamento de danos morais e materiais.

Nesses casos é até mesmo possível que o colaborador tenha a doença do trabalho reconhecida e a partir disso um ano de estabilidade no trabalho, período durante o qual não pode ser dispensado sem justa causa.

Para muito além dos prejuízos em caso de contaminação de Covid-19 por um colaborador a proteção e a segurança promovidas pela empresa são fatores sociais de proteção ao próximo e de contenção a uma doença que já vitimou centenas de milhares de brasileiros.

Continue lendo para ver algumas dicas para manter a segurança no trabalho dos seus colaboradores e evitar os riscos de contaminação por Covid-19.

01.  Rotinas de limpeza

O primeiro passo para retomar as atividades presenciais sem abrir mão da proteção dos seus colaboradores é adotar rotinas de limpeza mais freqüentes e mais rígidas.

Para isso, considere que todos os ambientes devem ser higienizados com maior freqüência e com o uso de álcool e outros produtos desinfetantes que possam mantê-los longe de vírus e bactérias.

Os ambientes mais propícios à proliferação desse tipo de organismo são os banheiros. O que se deve ter em mente é que o atual momento requer que tudo seja higienizado constantemente.

Mesas de trabalho, copa e cozinha, banheiros e quaisquer lugares de circulação de pessoas deve ser considerado como um ambiente de risco. É por isso que eles devem ser limpos constantemente.

02. Disponibilização de materiais de proteção e higiene

Outro ponto que é imprescindível para manter a segurança no trabalho contra a Covid-19 é desenvolver um protocolo interno de cuidados e a partir dele disponibilizar os materiais que auxiliam na sua prática.

Para isso considere álcool em gel, máscaras descartáveis e até mesmo as viseiras de proteção de acrílico. Essas últimas são essenciais principalmente quando as atividades da empresas envolverem atendimento presencial do público.

Um cuidado que deve ser imposto em relação ao público nesse sentido é que a entrada de consumidores na empresa deve ser acompanhada de protocolos de segurança.

Os clientes devem usar máscara e ter a temperatura medida antes de entrarem no estabelecimento. O mesmo deve ser feito em quanto aos parceiros comerciais e aos colaboradores da sua empresa.

Isso permite identificar desde logo uma pessoa que eventualmente esteja com um sintoma de Covid como a febre e não tenha sido diagnosticado até então. Quanto a isso, lembre-se: a medição de temperatura deve ser feita na testa e não no pulso.

03. Segurança no trabalho requer protocolos internos

O uso de máscara, a higienização constante de locais e das mãos e a medição de temperatura são apenas alguns protocolos de segurança que devem ser adotados e não são o suficiente.

É imprescindível que a sua empresa desenvolva um plano interno em que esclareça aos colaboradores o que deve ser feito em diversas situações. Devem ocorrer previsões, exemplificativamente, sobre o que fazer em caso de sintoma de Covid.

A empresa deve afastar imediatamente qualquer colaborador com sintoma até que haja o resultado de um teste de infecção para ele. Isso deve ser colocado em prática quando o colaborador informar ter tido contato com alguém infectado.

É importante que esses manuais internos sejam conhecidos por todos e que os colaboradores se sintam a vontade para serem sinceros com a empresa.

04. Retorno gradativo

A sua empresa pode adotar como protocolo de segurança no trabalho o retorno gradual dos colaboradores. Outra opção é o trabalho híbrido.

No primeiro caso os colaboradores voltam aos poucos à sede empresarial. No segundo eles continuam em home office e o revezam com o trabalho presencial. Enquanto uma equipe está em casa a outra está na empresa e vice-versa.

Esse cuidado evita que haja aglomeração nas empresas e que os espaços para os colaboradores sejam insuficientes para manter o distanciamento social.

05. Revisão dos seus espaços internos

Aproveitando que falamos dos espaços internos, é crucial que a sua empresa analise se o local de trabalho é compatível com o número de pessoas que ali presta serviços e com o distanciamento social.

Caso não haja não hesite em colocar em prática os revezamentos ou mesmo em procurar uma nova sede para alocar seus colaboradores.

06. Sistema digital de controle de jornada

A sexta e última dica que trazemos para manter a segurança no trabalho é contar com um sistema digital de ponto que dispense os colaboradores de precisarem tocar nos mesmos aparelhos ou se aglomerarem em filas de espera.

O controle digital Oitchau é perfeito para isso. Ele é ativado pelo colaborador por meio de comando de voz.  O reconhecimento ocorre pela leitura da biometria digital, evitando que haja contato físico com o aparelho.

Esse sistema realiza a marcação de ponto em apenas 03 segundos é o mais seguro do mercado. Ele pode ser usado tanto por quem está na sede da empresa, por um quiosque seguro de ponto, quanto por quem presta serviços em casa, por meio da marcação em tablet ou celular.

Com essas medidas de segurança no trabalho a sua empresa será capaz de manter os colaboradores devidamente protegidos e evitar qualquer tipo de situação desagradável que coloque-os em perigo.

Não deixe de colocá-las em prática para cumprir o papel social da empresa de garantir o emprego sem que isso coloque a integridade física e psíquica do colaborador em perigo.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau