Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
Relógio de Ponto

Relógio de ponto REP integra com sistema de ponto digital?

O relógio de ponto REP é um dos tipos de ferramentas que auxiliam as empresas no controle de jornada dos seus empregados, uma obrigação que decorre de lei.

Porém, como funciona esse tipo de anotação de jornada? Esse tipo de marcação é compatível e pode ser integrada com um sistema de ponto digital? Qual a diferença prática entre realizar ou não essa integração? Confira essa e outras respostas pertinentes sobre o controle de jornada abaixo.

Relógio de ponto REP

Você já deve ter se deparado com diversos aparelhos que permitem a marcação de ponto por um empregado formal em uma empresa. A anotação dos horários, que deve ser feita em relação à entrada e saída e ao início e ao final do intervalo, pode ser feita de diversas formas.

O REP é uma categoria de relógio digital de ponto que possui diversas modalidades internas. Existem modelos que permitem a anotação de jornada com uso da biometria, por impressão digital. Outros se utilizam de senhas, códigos ou cartões magnéticos, estes geralmente localizados nos crachás, para identificar o funcionário e o horário.

A marcação eletrônica de ponto surgiu para substituir a maneira antiga de anotação de jornada, que era feita de maneira manual e demandava mais tempo. Deixava maiores lacunas para possíveis erros decorrentes de rasuras, legibilidade e outros.

A impressão de um recibo referente à marcação de horário, independentemente do tipo de aparelho escolhido pela empresa, é indispensável. Ele serve como um comprovante de marcação e deve ficar em posse do trabalhador.

Para a produção do cartão de ponto no final do mês e do cálculo de horas extras e geração da folha de pagamento, cabe a um profissional do departamento de recursos humanos (RH) revisar os cartões eletrônicos do relógio de ponto, um a um. É que as que são calculadas as horas extras ou ausências.

O problema desse tipo de marcação de jornada, quando utilizada de maneira isolada, é que ela demanda muito mais trabalho no final do mês. Um ponto relevante corresponde à imprevisibilidade com a qual a empresa lida, pois fica às cegas quanto ao número de horas extras que estão sendo geradas.

Sistema de controle digital de ponto

O sistema de controle digital de ponto é, em verdade, um sistema complementar aos outros tipos de registro de ponto. Tal característica se deve à sua capacidade de captar as informações do sistema de controle de jornada.

Ele é um software que detecta e grava automaticamente os dados registrados no relógio, disponibilizando-os em outros programas e pastas que tem acesso às informações de maneira facilitada.

O sistema é plenamente compatível com o sistema de controle digital de ponto. Permanece a questão sobre o porquê isso é importante e qual é a diferença prática para os departamentos de recursos humanos e a empresa, dos quais trataremos a seguir.

Por que é interessante investir em um sistema de controle digital?

Existem diversas vantagens em investir em um sistema que capte, digitalmente, as informações que são registradas no registro de ponto eletrônico.

O acesso às informações é facilitado de sobremaneira. Enquanto os REP tradicionais somente permitem acesso aos dados ao final do mês, sem previsibilidade de quantidade de horas extras, com o uso de um sistema eletrônico é possível ter maior controle de dados, o que se reflete nas finanças empresariais.

Muitas vezes, quando se utiliza o relógio de maneira isolada, a empresa se depara com prejuízos ao final do mês em razão do alto número de horas extras pendentes de pagamento.

Um sistema eletrônico de ponto permite a organização empresarial. É possível que ela tome atitudes para limitar o número de labor extraordinário quando entender que ele está sendo superior ao necessário.

É inegável que o uso de um sistema eletrônico de ponto pode ser crucial para as empresas. Facilita a vida das empresas e o pagamento de horas extras, assim como o controle durante todo o mês quanto ao labor extraordinário.

Outra das vantagens em se utilizar o relógio de ponto conjuntamente ao sistema eletrônico é que o trabalhador pode acompanhar a anotação de sua jornada em um sistema.

Ele pode conferir a devida computação do horário que foi registrado. É possível se organizar financeiramente com base no número de horas extras que foram ou não prestadas.

O uso conjunto dessas ferramentas de controle de jornada confere maior segurança aos dados. Isso porque as informações registradas passam a ser blindadas, assim como permanecem gravadas em diversos lugares. Um problema no servidor, por exemplo, não levaria à perda das informações.

Isso leva a crer que quando o registro de ponto é combinado ao ponto digital ele passa a apresentar segurança redobrada e a garantia de que os horários foram devidamente registrados.

Deve-se destacar que o uso do sistema de controle digital é essencial, ao trabalho prestado pelos setores de recursos humanos das empresas.

Conforme já apontado, quando o REP é utilizado isoladamente, os trabalhadores de RH devem, ao final do mês, calcular individualmente cada um dos cartões que representa os funcionários.

Eles são alocados a uma tarefa árdua, cansativa e desnecessária que pode ser simplesmente eliminada com a adoção de um sistema eletrônico.

O acesso aos dados passa a ser facilitado e possível durante todo o mês. Igualmente, a elaboração da folha de pagamento é realizada automaticamente pelo sistema eletrônico de controle de jornada.

Isso se deve ao fato de que os dados são interpretados pelo software acoplado ao relógio de maneira automática. Assim, ele é capaz de disponibilizar em poucos minutos a folha de pagamento do período. Ele elimina esforços e torna as atividades mais rápidas.

O investimento em um sistema eletrônico de ponto permite que a atenção do trabalhador de RH seja voltada às atividades que realmente demandam dela. O rendimento é afetado, tendendo a melhorar.

Outro setor que tem o trabalho facilitado pelo uso de um sistema de controle eletrônico junto ao relógio é o financeiro.

Uma vez que é possível acompanhar a jornada diariamente, se necessário, com noção de quantas horas extras estão sendo prestadas, é possível o planejamento financeiro. Imprevistos de ordem financeira podem ser evitados.

Diante de todos esses aspectos, conclui-se que o investimento pelas empresas em um sistema de controle digital juntamente ao REP é uma ótima forma de otimizar as atividades e sistemas de produção da sua empresa.

Uma ótima opção é o sistema de controle oferecido pela Oi Tchau. Ele oferece segurança aos dados e estabilidade de sistema, além de acesso garantido a diversos setores que podem fazer uso dos dados. Seu cálculo de horas extras e descontos é preciso, evitando erros comuns na hora do fechamento do cartão mensal e geração de holerites.

A adoção desse tipo de sistema garante ganho a toda a empresa. Não só o departamento de RH pode focar sua atenção nas atividades mais complicadas e que requerem ação humana, como o planejamento financeiro com base nas folhas de pagamento é permitido e, a confiabilidade dos dados de jornada passa a ser garantida.

O investimento nesse tipo de aparelho se torna um investimento na própria empresa, que abraça a desburocratização de processos e adere à tecnologia como facilitadora de processos.

Além de ser possível fazer integração de relógio REP com sistema de ponto digital, integrá-los é necessário para as empresas que querem se manter sempre modernizadas.

Veja também: KPIs financeiros: Quais os principais para acompanhar?

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau