Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas

Recursos Humanos: Principais tendências para 2019

As principais tendências para a área de Recursos Humanos já estão sendo detectadas. Isso significa que o momento é oportuno para saber o que 2019 reserva para o segmento!

Mais uma vez, a tecnologia será a grande aliada do setor! As ferramentas digitais, cada vez mais intuitivas e completas, chegam para trazer dinamismo, flexibilidade, mobilidade e, acima de tudo, modernidade na gestão de pessoas.

Confira abaixo as cinco principais tendências de Recursos Humanos para 2019:

 

1. Ferramentas para análise de desempenho

Uma das tendências mais importantes para 2019 no setor de Recursos Humanos é a tecnologia aplicada à análise de desempenho de colaboradores!

Hoje já é possível utilizar plataformas completas que analisam o desempenho individual dos colaboradores e garantem feedbacks para os gestores de pessoas. As análises que tais ferramentas entregam são importantes para o planejamento estratégico da empresa e o aproveitamento dos profissionais e para reter talentos.

 

2. Transformação digital a passos largos

A transformação digital não é algo que começou agora. Ela já vem se instalando nos mais diversos segmentos de mercado há tempos. No entanto, em 2019, a velocidade da integração tecnológica ao mundo da gestão de pessoas acontecerá ainda mais rapidamente!

Essa transformação fará com que os Recursos Humanos passem a cuidar mais de pessoas do que de tarefas administrativas, trazendo maneiras para contribuir para aumentar o engajamento e a produtividade dos colaboradores.

A transformação digital é importante para as gestões horizontais, acabando de vez com as hierarquias obsoletas.

 

3. Inteligência artificial cada dia mais presente

A inteligência artificial é uma área da ciência da computação que permite que as máquinas simulem as capacidades e características humanas. Em 2019, elas estarão aptas a tomarem decisões e solucionar problemas.

Os dispositivos que ganharão mais destaque no ano novo são:

  • Machine Learning: processo que transforma dados em habilidades para aumentar a produtividade da empresa, procurar os melhores talentos do mercado, resolver divergências e até realizar projeções futuras.

  • Chatbots: os gestores de pessoas poderão se beneficiar com os chatbots pela praticidade em responder diversas questões com rapidez e praticidade. Além disso, promovem o engajamento dos colaboradores com a empresa.

A inteligência artificial também chegará como protagonista nos processos seletivos, para agilizar e trazer dinamismo.

 

4. Gestão de dados

A gestão de dados prioriza a segurança das informações compartilhadas pela empresa diariamente, bem como os dados dos clientes.

É por meio da gestão de dados que os gestores podem verificar se as metas corporativas foram atingidas e a controlar processos e informações para garantir padrões e exigências internas.

 

5. Flexibilidade de registro de ponto

Bater cartão logo se tornará coisa do passado! A tendência de controle de ponto é ter o suporte de um aplicativo que o colaborador baixa em seu smartphone e pode registrar seu ponto de onde estiver, de forma prática e segura.

Para o gestor, esse tipo de aplicativo é fundamental para acompanhar a jornada de trabalho em tempo real e aumentar a transparência da comunicação com os colaboradores.

Ferramentas como essa já podem ser encontradas no mercado, como o aplicativo Oitchau – que permite que os funcionários batam ponto usando o próprio celular, e os gestores podem ver relatórios em tempo real, além de fazer controle de férias e ausências.

 

Agora que já conhece as principais tendências de Recursos Humanos para 2019, comece a fazer o seu planejamento para ter um ano tranquilo e bastante produtivo!