Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas

Qual é o Controle de Ponto online mais seguro do mercado?

As portarias 1510 e 373 do Ministério do Trabalho e Emprego tratam das diretrizes para o uso do Registro Eletrônico de Ponto (REP). É por meio das características que constam nestas duas portarias que as empresas puderam aprimorar seus sistemas de controle de ponto e passar a ter uma gestão mais eficiente!

Com o surgimento de registros alternativos de pontos, os gestores se depararam com o desafio de escolher o sistema mais seguro, com a melhor relação custo x benefício e que supra as necessidades da empresa com eficácia.

A facilidade e precisão que são atributos das soluções tecnológicas trouxeram à tona, ainda, uma outra questão: descobrir o controle de ponto online mais seguro. Continue a leitura e saiba mais!

 

O controle de ponto online é um facilitador de rotinas

Você se recorda como a rotina das empresas acontecia antes do surgimento da internet? Todos os processos burocráticos eram feitos à mão e exigiam concentração máxima dos gestores e profissionais do RH.

Pode-se afirmar que o departamento pessoal ou de RH passava cerca de 80% de seu tempo focando em processos que hoje são facilmente realizados online em questões de minutos e com uma alta precisão das informações.

É o caso do controle de ponto! Atualmente, os gestores podem encontrar soluções para todas as empresas, independentemente de seus portes e segmentos. Há sempre um recurso tecnológico que contribui para enxugar equipes, proteger orçamentos organizacionais e, sobretudo, garantir que as informações sejam colhidas com rapidez e segurança. Dessa forma, gestores e profissionais de RH podem focar em seu capital humano.

Portanto, o controle de ponto online é visto como um facilitador de rotinas que contribui para a economia da empresa e, também, para que tenha possibilidade de expandir, afinal de contas, a tecnologia é dinâmica e pode ser adaptada à realidade de empresas de qualquer porte em um piscar de olhos.


 

Segurança do controle de ponto online

Por se tratar de algo tão vital para uma empresa, a tecnologia utilizada nos controles de ponto online são praticamente impossíveis de serem alteradas ou copiadas. Contudo, é preciso que, ao adquirir um sistema de controle de ponto online para a empresa, o gestor fique atento às recomendações das portarias do MET. Veja abaixo:

Portaria 1510 – Art. 7º O REP deverá prover as seguintes funcionalidades:

I – marcação de Ponto, composta dos seguintes passos:

a) receber diretamente a identificação do trabalhador, sem interposição de outro equipamento;

b) obter a hora do Relógio de Tempo Real;

c) registrar a marcação de ponto na MRP; e

d) imprimir o comprovante do trabalhador.

II – geração do Arquivo-Fonte de Dados – AFD, a partir dos dados armazenados na MRP; Ministério do Trabalho e Emprego

III – gravação do AFD em dispositivo externo de memória, por meio da Porta Fiscal;

IV – emissão da Relação Instantânea de Marcações com as marcações efetuadas nas vinte e quatro horas precedentes, contendo:

a) cabeçalho com Identificador e razão social do empregador, local de prestação de serviço, número de fabricação do REP;

b) NSR;

c) número do PIS e nome do empregado; e

d) horário da marcação.

Portaria 373 – Art. 3º – Os sistemas alternativos eletrônicos não devem admitir:

I – restrições à marcação do ponto;

II – marcação automática do ponto;

III – exigência de autorização prévia para marcação de sobrejornada; e

IV – a alteração ou eliminação dos dados registrados pelo empregado.

1º – Para fins de fiscalização, os sistemas alternativos eletrônicos deverão:

I – estar disponíveis no local de trabalho;

II – permitir a identificação de empregador e empregado; e

III – possibilitar, através da central de dados, a extração eletrônica e impressa do registro fiel das marcações realizadas pelo empregado.

 

Controle de ponto online mais seguro

O controle de ponto online mais seguro é, também, aquele que economiza tempo e dinheiro da empresa. Sistemas como o Oitchau permitem que as jornadas de trabalho dos colaboradores sejam acompanhadas em tempo real, garantindo a veracidade das informações registradas.

O Oitchau possui mecanismos contra fraude de ponto que checam a identidade do colaborador, sua localização na hora do registro do ponto e o horário em que aconteceu o registro. O gestor tem, ainda, a autonomia de criar jornadas de trabalho adicionando limites de tolerância para atrasos e saídas antecipadas.

Outra característica importante é a possibilidade de prever e impedir o excesso de horas extras com o objetivo de proteger o orçamento organizacional.

O gestor pode, também, integrar o sistema Oitchau ao seu relógio de ponto facilitando ainda mais a rotina de fechamento de folha de pagamento e eliminando erros recorrentes de contagem e pagamentos.

O sistema de controle de ponto Oitchau é completo, facilitando os processos burocráticos da empresa e garantindo a segurança dos dados!