Relógio de ponto

Qual a diferença entre o REP e controle de ponto digital?

O relógio de ponto é uma obrigatoriedade de empresas com mais de vinte funcionários, mas o controle de ponto digital é uma revolução, que atende as necessidades legais, e pode trazer muitos benefícios para a gestão da empresa.

A gestão do tempo envolve o uso de ferramentas como esta, que permitem à empresa proporcionar melhor rentabilidade por meio de uma organização altamente especializada.

O gerenciamento do tempo de seus funcionários possibilita planejar e otimizar recursos humanos. O objetivo é saber quais desses recursos o departamento de RH tem para executar as tarefas em andamento.

Para maior eficiência, é essencial ter todos os dados em tempo real, daí a necessidade de ferramentas modernas e eficientes. Veja a seguir mais sobre o assunto

Sumário

Relógio de Ponto ou controle digital de ponto?

controle de ponto

Essa ferramenta deve ser interativa e fornecer imediatamente as informações necessárias para os recursos humanos. Usando um relógio de ponto, tudo é registrado automaticamente.

planilha Controle de Horas e Folha de Ponto

Isso oferece a possibilidade de controlar os tempos de presença, ausência, enviar por Excel todos os dados necessários para o estabelecimento dos boletos e gerenciar a atualização.

A escolha de uma ferramenta de gerenciamento de tempo de qualidade permite obter eficiência e, finalmente, fazer economias substanciais. Veja, a seguir, as diferenças entre um relógio biométrico e um controle de ponto digital para entender melhor esse funcionamento!

Sobre o REP

Estes são ferramentas que têm uso em determinados negócios e empresas para controlar a carga horária de trabalho dos funcionários.

São, de forma geral, ferramentas cheias de volume pelos quais o colaborador faz a inserção de cartão ponto e procede o registro da entrada, saída, pausas e banco de horas.

No fim de cada mês, os colaboradores de RH ou do departamento pessoal precisam fazer a revisão de cartão por cartão, acrescendo horas efetivas de trabalho e cuidando para fazer o desconto de ausências, atrasos e saídas com antecipação, bem como o banco de horas extras, para a composição dos salários e folhas de pagamentos.

Esta ferramenta foi usada para a substituição na marcação de ponto manual, em que o colaborador faz a anotação à mão dos horários em um livro de registro de ponto. Esse sistema traz ineficiência, porque as anotações podem ser rasurados, contribuindo para fraudes.

O índice de falhas e erros para somar horas na composição das folhas de pagamento e tempo gasto de trabalho se tornaram onerosos ao negócio ou empresa.

Controlar as horas extras são outros pontos desfavorecidos ao uso: no fim do prazo, diversos negócios tinham que atuar nos impactos negativos das finanças que o relógio provocava.

Controle de Ponto Digital

O ponto digital é uma maneira de tornar mais moderno o sistema de controle de ponto, garantindo veracidade de tudo o que é registrado. Os pontos digitais apresentam mesmas funcionalidades, mas o modo com o registro é realizado faz total diferença.

O sistema consegue apresentar uma flexibilidade maior e, em razão dos avanços tecnológicos e o aparecimento de soluções que observam a simplificação das rotinas do RH, podem ter uso em dispositivos móveis ou ter integração ao relógio de ponto.

Ao ter uso em dispositivos móveis, assim como o smartphone, toda essa tecnologia do ponto digital faz com que o gestor apresente a capacidade de acompanhamento da carga horária do funcionário em tempo real.

Pode ter uso como um meio de comunicação com muita transparência, em que ambos podem trocar informações, enviar e autorizar requisições com toques no visor, apenas.

Benefícios ao RH

Em relação à área de Recursos Humanos, as vantagens são a apresentação de dados com consolidação da jornada de cada funcionários, ao fim de cada mês.

Os dados podem ter interpretação através de um sistema que torna disponível, em minutos, a folha de pagamento do prazo sem nenhum erro e com agilidade.

Assim como a empresa, o colaborador sabe, em tempo real, o valor que irá receber ao fim do mês. Ao integrar o REP da empresa, esse ponto digital pode apresentar uma segurança enorme ao registrar pontos.

Os informativos sobre a carga horária de cada funcionário têm interpretação e consolidação automática, de modo a facilitar a rotina de recursos humanos e eliminar o risco de fraudes nos controles de registros de ponto.

Exigências Legais

controle de ponto

Essa ferramenta é prevista e regulada por portaria de autoria do Ministério do Trabalho e Emprego. O teor de prazo válido desses registros irá depender das observações das normas.

O ato de não observar as regras com referência ao registro eletrônico do ponto desconsidera todos os registros. Ao observar todas as normas desse regimento, é preciso entender como acontecem essas anotações.

A utilização de aparelhos de tecnologia, os funcionários portam um código ou anotação que faz a identificação e que deve ter inserção na máquina. Em determinadas situações, essa marcação tem realização a partir da biometria, com uso pelas impressões digitais.

Se essa anotação é feita de uma maneira ou de outra, o que não muda é a necessidade de seguir todas as regras dispostas na portaria mencionada, existindo a emissão de um recibo que indica o registro, em questão.

Esse é um comprovante que provém de impressão no momento em que o empregado faz o seu registro de ponto e deve permanecer em posse desse funcionário.

Que a ferramenta de registro torne mais fácil o trabalho da equipe de recursos humanos ao fim do mês, pode se transformar mais otimizado quando há o controle de um ponto digital.

Ele, nada mais é, que um sistema que pode captar os informativos de registro e, de forma automática, utilizar e inserir no cartão de ponto, bem como na folha de pagamento.

Há a possibilidade de fazer uso do REP de modo mais otimizado. Um ponto digital de confiança é aquele que se abstém de burocratização e apresenta segurança em todos os seus procedimentos empresariais.

Mas qual opção é a melhor?

É interessante a todos os empreendimentos a proteção de todo o orçamento e a garantia de que os funcionários irão receber um salário justo pelo efetivo trabalho realizado.

É relevante para todos os funcionários o acompanhamento de toda a sua carga horária de trabalho, sabendo de forma exata o quanto irá receber ao fim de cada mês.

Em relação ao ponto de vista, em questão, o controle de ponto digital faz a representação da segurança para ambos os interessantes.

Trata-se do recurso que mais se adequa para a garantia de que ambos terão atendimento em seus critérios e requisitos, tendo a certeza de que todos os dados informados estão sendo computados de forma correta e justa.

Além disso, os sistemas de ponto digital podem trazer uma série de outras ferramentas junto à captação ágil dos dados e, por isso, torna-se ainda mais interessante. Esse é o caso, por exemplo, do sistema Oitchau.

Esse sistema transformou o conceito de gestão de horário. Afinal, conta não apenas com a possibilidade de acompanhar as jornadas em tempo real, mas também de facilitar tudo o que diz respeito às horas e a gestão delas.

Para conhecer melhor sobre esse sistema, confira tudo sobre ele, na sequência. Você se surpreenderá de como ele pode ser excelente e modernizar toda a sua empresa de forma simples e prática!

Sistema digital de ponto Oitchau: conheça tudo sobre essa opção

controle de ponto oitchau

Como vimos ao longo do texto, o relógio de ponto ajuda na gestão de horas, mas não é capaz de agilizar esse procedimento e, por isso, abre brechas para erros e falta de transparência.

Por isso, é mais do que hora de considerar implementar na sua empresa um controle de ponto digital. Mas não qualquer sistema, e sim o da Oitchau. Os benefícios que ele oferta é o que você confere nos itens que seguem. Por isso, não perca!

Gestão de horas extras e banco de horas rápida e precisam

Em primeiro lugar, o sistema digital de ponto Oitchau não se contenta em captar as informações de registros de horas e disponibilizá-las. Ele também faz o tratamento desses dados, de forma que organiza as informações sobre horas e banco de horas.

Em outras palavras, cada vez que há uma marcação de horário o sistema a reconhece e capta esse dado. A partir daí, analisa como ele impacta na jornada diária ou semanal, bem como nas horas extras e banco de horas – tanto para fins de adição quanto de desconto.

Portanto, veja que isso facilita em muito o trabalho do RH ao mesmo tempo em que permite que os cálculos de horas (e banco) sejam precisos e não abram brechas para erros. Isso é essencial!

Ainda quanto a esse assunto, destaca-se que o sistema digital de ponto Oitchau também pode fazer integração com o sistema de holerite, de modo que automaticamente compartilha as informações de horas extras, etc.

Personalização de diferentes escalas, jornadas e salários

Ainda, o sistema digital de ponto, diferentemente do REP, permite a personalização das áreas dos colaboradores. Assim, ao captar uma informação, sabe exatamente qual é a escala e jornada daquele funcionário.

Desse modo, não confunde ou embaralha informações, não importa quantos tipos de escalas e jornadas diferentes você tenha em sua empresa.

Possibilidade de controle de colaboradores em home office ou externos

Ainda, o relógio de ponto REP requer a marcação presencial de ponto e, para isso, geralmente usa a biometria digital ou um cartão, como crachá. Portanto, o registro de horas ocorre somente dentro da empresa.

Já com um sistema digital de ponto como o Oitchau, seus colaboradores podem fazer a marcação tanto dentro quanto fora da empresa. Ou seja, quem trabalha de forma externa ou faz home office pode facilmente registrar sua jornada.

Controle de ponto digital: a importância do gerenciamento de tempo

controle de ponto

É a base de toda a otimização de RH. É essencial que um gerente de RH ou de negócios tenha uma visão clara e precisa dos horários de chegada e partida dos funcionários da empresa.

Para isso, nada poderia ser mais simples do que a realização da gestão de tempo através de uma ferramenta digital, que esteja conectado ao computador, e consiga otimizar os objetivos e organizar os horários praticados.

Se a marcação horária é um dos principais fatores de sucesso, por si só, não alcançará totalmente o objetivo de otimização de custos e produtividade dos funcionários.

Para isso, o gerente de RH deve, juntamente com sua solução de gerenciamento de tempo, fazer o planejamento operacional para obter uma correspondência ideal entre a carga de trabalho a ser realizada e os recursos disponíveis na organização.

De fato, ser capaz de alocar os recursos certos no lugar certo e na hora certa se torna uma arma de gerenciamento de RH de primeira linha.

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