Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas
Relógio de ponto REP

Os 5 melhores relógios de ponto REP do mercado

Antes da criação da Portaria 1510/09, pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), que regulamenta os relógios de ponto eletrônico (REP), as empresas eram livres para escolher o equipamento de acordo com suas necessidades e com os modelos de relógio de ponto que eram comercializados na época.

Porém, com a regulamentação dos relógios eletrônicos de ponto, os fabricantes dos equipamentos foram obrigados a seguir um padrão para que as empresas também pudessem controlar o registro de seus colaboradores de forma padronizada.

Entenda melhor sobre essa padronização e quais são as melhores opções!

 

O melhor relógio eletrônico de ponto para cada tipo de empresa

Mesmo com o padrão determinado pela Portaria 1510, as empresas passaram a lidar com um novo desafio: encontrar o melhor relógio eletrônico de ponto de acordo com cada tipo de empresa!

O relógio eletrônico de ponto ideal é aquele que está em conformidade com todas as exigências da Portaria 1510/09 e atende às necessidades de cada negócio.

 

Quais as exigências da Portaria 1510/09

Antes de conhecer os cinco melhores relógios de ponto REP do mercado, é necessário compreender as exigências da Portaria 1510/09.

Sendo assim, de acordo com as especificações dispostas no documento do governo federal, o Sistema Eletrônico de Registro de Ponto (SERP) precisa ter as seguintes características:

I – relógio interno de tempo real com precisão mínima de um minuto por ano com capacidade de funcionamento ininterrupto por um período mínimo de mil quatrocentos e quarenta horas na ausência de energia elétrica de alimentação;

II – mostrador do relógio de tempo real contendo hora, minutos e segundos;

III – dispor de mecanismo impressor em bobina de papel, integrado e de uso exclusivo do equipamento, que permita impressões com durabilidade mínima de cinco anos;

IV – meio de armazenamento permanente, denominado Memória de Registro de Ponto – MRP, onde os dados armazenados não possam ser apagados ou alterados, direta ou indiretamente;

V – meio de armazenamento, denominado Memória de Trabalho – MT, onde ficarão armazenados os dados necessários à operação do REP;

VI – porta padrão USB externa, denominada Porta Fiscal, para pronta captura dos dados armazenados na MRP pelo Auditor- Fiscal do Trabalho;

VII – para a função de marcação de ponto, o REP não deverá depender de qualquer conexão com outro equipamento externo; e

VIII – a marcação de ponto ficará interrompida quando for feita qualquer operação que exija a comunicação do REP com qualquer outro equipamento, seja para carga ou leitura de dados.

Além disso, o REP precisa armazenar os seguintes dados:

I – do empregador: tipo de identificador do empregador, CNPJ ou CPF; identificador do empregador; CEI, caso exista; razão social; e local da prestação do serviço; e

II – dos empregados que utilizam o REP: nome, PIS e demais dados necessários à identificação do empregado pelo equipamento.

 

Os 5 melhores REP do mercado

Todo relógio eletrônico de ponto deve ser homologado pelo MTE. Confira abaixo os cinco melhores REP do mercado!

 

1. Henry

Há mais de 20 anos no segmento de relógios de ponto, a Henry possui soluções para todos os portes de empresas.

Dentre os produtos, destacam-se os modelos Henry Hexa (atende empresas de pequeno a grande porte), Henry SF e o Henry SF Adv. Todos os modelos estão homologados pelo MTE e oferecem uma ótima relação custo-benefício para as empresas.

2. Madis

A Madis possui soluções para controle de ponto, controle de acesso e controle de estacionamento. São 95 anos de uma empresa 100% nacional.

Dentre os relógios eletrônicos de ponto fabricados pela Madis, destacam-se os modelos Madis REP EVO, Madis REP 0705, Madis REP MD. Todos atendem às exigências da Portaria 373 do MTE.

3. Dimep

A Dimep é uma das empresas mais tradicionais do segmento de relógios de ponto.

Dentre os modelos eletrônicos, destacam-se Dimep PrintPoint III, sistema biométrico homologado pelo INMETRO; Dimep Mini Print, ideal para empresas que não possuem estrutura para a instalação de um relógio eletrônico de ponto fixo.

4. Control ID

Os Relógios Eletrônicos de Ponto da Control ID são homologados e certificados, com opções de identificação biométrica, RFID (do inglês Radio-frequency Identification, ou Identificação por Radiofrequência), por cartão de ponto com código de barras ou por senha pessoal.

Destacam-se os modelos IDClass e IDX.

 

Como tornar seu relógio de ponto REP mais inteligente?

Oitchau é um sistema de controle ponto multiplataforma (aplicativo e web) que permite conectar com relógios REP.

Dentre as funcionalidades do sistema estão: controle de registros de entrada e saída dos colaboradores, controle das jornadas de trabalho, controle de ausências, solicitações de troca de turnos ou plantões e férias, e a integração com relógios de ponto.

Além disso, o Oitchau possui um software próprio chamado Pegador! É esse software tem capacidade de integrar o aplicativo com o REP e torná-lo muito mais inteligente e eficiente!

Veja as vantagens:

  • Oitchau faz sincronização em tempo real, permitindo consultar os pontos batidos no REP e no aplicativo em um só sistema: o do próprio Oitchau;
  • É possível baixar relatórios de ponto a qualquer momento;
  • É possível fazer ajustes de ponto na hora, sem precisar esperar o fim do mês;
  • O Pegador, faz a classificação dos pontos por meio de inteligência artificial: ele aprende com o comportamento do colaborador para classificar se o ponto é de entrada, almoço ou saída.

 

Todos os modelos listados acima podem ser integrados ao Oitchau!