Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
novo Coronavírus

Novo Coronavírus: Ações de prevenção na sua empresa

Nas últimas semanas, o novo Coronavírus tem sido manchete tanto na mídia nacional quanto na mídia internacional. A pandemia mundial, como está sendo classificada pela OMS – Organização Mundial de Saúde, que teve seu epicentro na China, já contaminou mais de 74 mil chineses e infelizmente, com mais de 2 mil mortes até a metade do mês de fevereiro/2020.

Após a confirmação de casos no Brasil, as grandes empresas e multinacionais que possuem sede em território nacional estão intensificando suas ações preventivas para evitar que seus colaboradores sejam contaminados pelo Coronavírus dentro da empresa.

As notícias sobre as novas ocorrências, aumento do número de casos suspeitos, formas de contaminação e formas de prevenção, são apenas das algumas informações que estão veiculadas por aplicativos de mensagens instantâneas e e-mails.

Mas o mais importante é que sejam veiculadas cartilhas sobre formas de prevenção, novas políticas em decorrência do surto em diversos países, orientação sobre trabalho remoto e restrições sobre voos.

Essas informações são importantes para o ambiente corporativo, pois o colaborador que está assustado com todas as notícias que estão sendo veiculados sobre o novo Coronavírus, precisa estar devidamente orientado, para evitar surpresas ou desespero em algum momento.

Apesar das grandes empresas terem iniciado um movimento maior para preparar seus colaboradores sobre o novo Coronavírus, é importante que todas as empresas estejam devidamente orientadas para saber quais as melhores estratégias para essa situação.

Não importa o tamanho da empresa, todas precisam estar preparadas para proteger seu ambiente de trabalho.

A população está cada vez mais preocupada, de acordo com a velocidade em que as notícias se espalham, principalmente sobre novos casos confirmados, em todos os continentes. A melhor atitude nesse momento, é saber como se prevenir.

Entenda o que é o novo Coronavírus.

O novo Coronavírus pertence a família do vírus que teve sua primeira manifestação nos anos 30, em 1937. No último dia de 2019, foi identificado um tipo novo desse mesmo vírus, que foi originado em frutos do mar e animais que foram consumidos vivos na China, na província de Wuhan.

Apesar de ter uma taxa de mortalidade bem baixa, entre 2% de mortalidade, ele tem uma potente capacidade de contaminação. Seus principais sintomas são: febre, tosse, muito semelhante à gripe. Em casos mais extremos, pode causar infecção respiratória grave.

Quais são as ações preventivas contra o novo Coronavírus que as grandes empresas estão tomando?

No primeiro dia do mês de março/2020, a empresa XP Investimentos confirmou que o paciente que teve confirmado para o novo Coronavírus no Brasil era um dos colaboradores da empresa. Isso trouxe um novo alerta para as empresas, pois até então, existia a preocupação, mas ainda não tinham casos ocorridos.

No dia seguinte, um escritório de uma empresa do segmento de consultoria, que tem a localização no mesmo condomínio que a XP Investimentos, fechou suas portas de forma temporária, seus colaboradores foram orientados a não ir ao escritório, para evitar o contágio.

As ligações que estão sendo recebidas pelo escritório passaram a ser redirecionadas para o escritório no Rio de Janeiro, que estava com funcionários trabalhando presencialmente.

A empresa responsável pela administração do complexo de prédios, a SPTowers, onde estava a XP e a empresa de consultoria, afirmou em nota oficial que tomou todas as medidas de prevenção para evitar que o vírus se espalha. Todo o complexo está sendo acompanhado e com ações preventivas para evitar uma contaminação maior.

Além das medidas preventivas, a SPTowers divulgou que intensificou as medidas de limpeza dos principais pontos de contato tanto de visitantes quanto dos colaboradores.

Foram instaladas estações com álcool em gel para limpeza das mãos para que possa acessar as instalações. Essa é uma forma para que todos façam a devida higienização antes de acessar qualquer uma das instalações.

A gigante Microsoft, que também possui um escritório no mesmo complexo de prédios que a XP investimentos, divulgou em nota oficial que adotaram medidas de comunicação alternativa, como ligações, aplicativos de mensagens e videoconferência para que a comunicação com seus clientes, fornecedores e colaboradores seja mantida, como se todos estivessem no mesmo local.

As formas de comunicação alternativa desempenham um papel fundamental nesse momento, evitando que ocorra aglomerações e mantendo os colaboradores seguros.

Algumas empresas, como a Microsoft ainda não divulgaram se seus colaboradores adotaram o home office nesse momento. Mas as empresas estão começando a se preparar para uma possível quarentena, e adotando medidas protocoladas para iniciar as simulações, para evitar que em um cenário que seja necessário, a estrutura não esteja pronta.

Nesse momento, por enquanto, não existe nenhuma indicação oficial por parte da OMS solicitando que as empresas solicitem que seus colaboradores façam home office, devido ao risco de infecção. A orientação até o momento, é que os funcionários que sintam algum dos sintomas que pode ser sugestivo da enfermidade, que trabalhem de casa.

As empresas que já têm políticas de home office adotadas em seu dia-a-dia, já estão criando um esquema de rodízio para reduzir o número de colaboradores dentro do escritório, minimizando assim os riscos dentro de um cenário de surto.

O que a Lei brasileira diz sobre as ações para contenção do novo Coronavírus?

Foi sancionada uma Lei, com medidas para a contenção do novo vírus Coronavírus, em fevereiro/2020, que prevê que a ausência do ambiente do trabalho, caso exista a suspeita de contaminação, a falta será considerada como justificada. É importante a comunicação entre o colaborador e a empresa, que tudo fique esclarecido e a empresa possa abonar a falta.

As empresas estão mostrando uma preocupação com relação ao uso de forma indiscriminada da Lei, sem que exista uma justificativa plausível. É importante ações educativas internas integradas com a área de Recursos Humanos, para que todos os profissionais entendam o propósito da Lei, e quando ela deve ser aplicada.

Quais as ações preventivas para evitar o novo Coronavírus dentro da empresa?

Dentro de um escritório, ou uma sala fechada é um local propício para a propagação de infecções respiratórias, como o novo Coronavírus (covid-19), pois possui um grande potencial para contaminação de diversas pessoas.

Dentro do ambiente de trabalho, as pessoas ficam juntas com mais de 8 horas por dia, por pelo menos, 5 dias da semana, conversando, compartilhando documentos, papeis, canetas, equipamentos entre outros.

Dessa forma, é mais fácil para que o vírus possa se alojar e se multiplicar em poucas horas. Uma grande preocupação nesse momento, é como pode ser possível evitar que o vírus se espalhe dentro das empresas.

A OMS – Organização Mundial de Saúde divulgou um documento educativo sobre algumas estratégias que podem ser adotadas pelas empresas, tanto pelos empregadores quanto pelos colaboradores para evitar que o vírus se espalhe, mesmo que ainda não existem tantos casos confirmados como em outros países.

Dentre esse turbilhão de informações, esse documento criado pela OMS vai ajudar a conter tanto o novo Coronavírus, quanto outras enfermidades que são contagiosas. Entenda os pontos abaixo:

Higiene das estações de trabalho

Todos os itens que são utilizados pelos colaboradores precisam ser higienizados com pano limpo e desinfetante de forma regular.

Estamos falando das mesas, cadeiras, telefones, teclados, e todos os equipamentos e utilitários utilizados ao longo do dia. Pois a superfície de objetos é uma das formas de contágio, que acontece após gotículas espalhadas por espirros e tosses.

Se houver um surto na região, caso não tenha sido liberado o trabalho remoto, converse com seu gestor e solicite liberação para trabalhar de casa.

Dessa forma, é possível evitar que exista um contato que seja desnecessário, e ficam livres dos transportes públicos, que possui uma grande aglomeração de pessoas diariamente.  

Incentivo à higiene respiratória

Importante que as empresas e os colaboradores tenham ciência de que o uso de lenços descartáveis é essencial para evitar o contágio de outras pessoas.

Tenha sempre na sua bolsa ou no bolso para qualquer espirro, seja possível levá-lo à boca.

Nos banheiros, as empresas podem disponibilizar lenços descartáveis para seus colaboradores assoarem o nariz ou mesmo tossir, sem que o vírus seja espalhado através das gotículas.

As lixeiras com tampas devem ser utilizadas em todo o ambiente para evitar o contato indevido. O uso de máscaras não é indicado nesse momento.

Caso não tenha lenço descartável em mãos, cubra seu nariz e boca com o seu antebraço ao tossir ou ao espirrar. E quando for possível, lave bem seu braço.

Caso esteja apresentando algum sintoma respiratório ou febre, não vá para a empresa trabalhar. Informe ao seu gestor sua condição de saúde, e principalmente se houver contato com pessoas suspeitas com o novo Coronavírus ou estiveram localizadas fechadas com suspeitas.

Veja também: Coronavírus: Sua empresa está preparada para lidar?

Gostou das dicas sobre ações preventivas contra o novo Coronavírus na empresa ? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau