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Millennials agora são adultos! Você sabe vender para eles?

Os Millennials cresceram, tornaram-se jovens adultos e agora representam a maior fatia do mercado de consumo. E você? Aprendeu como vender melhor para eles?

Anos atrás, muito se falou sobre como a entrada dos Millennials no mercado de trabalho mudaria o mundo e forçaria empresas e marcas a reaprender como fazer a gestão dessas pessoas. Mas isso já passou, e agora é hora de aprender como vender mais a eles!

Uma das mudanças principais, por exemplo, foi o crescimento do famosos Home Office. A prática que permite profissionais trabalharem de casa – ou qualquer outro lugar que não seja necessariamente o escritório.

Mas esse tempo passou! Já faz tempo que os Millennials estão no mercado de trabalho, e hoje eles são os jovens adultos, a maior fatia do mercado de consumo. São chefes e responsáveis por equipes. Estão constituindo famílias, abrindo empresas, viajando, caminhando em torno da estabilidade financeira e começando a planejar o envelhecimento.

E, lógico, a maneira como eles consomem é completamente diferente dos Babyboomers, a geração anterior. Eles têm exigências, comportamentos e maneiras diferentes de se comunicar.

Se você não se preparou para saber qual é a melhor maneira de vender produtos e serviços para eles e está sentindo as consequências: essas dicas de marketing para lojas serão valiosas!

 

Esteja em todos os lugares que os Millenials prestam atenção.

Os Millennials (que já podemos começar a chamar de novos adultos) gostam de acompanhar e testar novidades tecnológicas.  Um bom exemplo foi a recente quebra do Snapchat, uma rede social para compartilhamento de vídeos que se autodestruiam em vinte e quatro horas.

Seu lançamento foi um boom, um enorme sucesso, todos estavam lá… Até que o Facebook, após uma tentativa frustrada de compra do aplicativo, lançou a mesma funcionalidade para o já existente Instagram (aplicativo para compartilhar fotos).

Resultado? Todos saíram do Snapchat e foram para o Instagram Stories. O que você pode aprender com essa história e como aplicar a lição na prática?

  • O foco de atenção dos novos adultos está em constante mudança. Mesmo que você prefira não usar as novidades pessoalmente, fique ligado para saber quais são elas.
  • Mantenha sua empresa sempre presente onde eles estiverem. Se eles estão no Instagram, esteja no Instagram; se eles estão no Pinterest, esteja no Pinterest.
  • Antes de criar um perfil da sua empresa/marca em uma nova rede social, estude sobre ela. Leia alguns artigos e pesquise como outras empresas estão usando.
  • {Faça um planejamento sério de conteúdo} para o novo perfil e acompanhe de perto os resultados. Fazendo relatórios de performance e descobrindo como melhorar.

Expanda para vendas online voltado para millenials.

Se você tem uma loja física onde vende produtos, considere expandir suas vendas para o ambiente online e crie um e-commerce voltado para millennials.

Os novos adultos não tem mais a mesma paciência dos Babyboomers pra ficar horas passeando por um shopping. Ou ir até uma loja pra fazer compras básicas como camisetas, meias, supermercado etc. Eles se sentem muito mais confortáveis em conectar com um método de pagamento e adquirir numa loja online.

  • Escolha produtos que serão vendidos exclusivamente no e-commerce, e outros que serão vendidos exclusivamente na loja física.
  • Quando ele finalizar uma compra no seu e-commerce, libere um cupom de desconto que ele pode utilizar direto na loja física.
  • Dentro do site da loja online, identifique com bastante destaque o endereço da loja física, por exemplo adicionando um mapa e telefone no canto da tela.

Otimize e facilite sua entrega.

Se você não tiver interesse em abrir um e-commerce para sua loja, busque soluções para facilitar (ou criar) o método de entrega dos seus produtos.

Novos adultos fazem muita coisa ao mesmo tempo e estão sempre buscando maneiras de cumprir tarefas enquanto trabalham, estudam ou fazendo outras atividades em paralelo.

  • Contrate alguns motoboys para ficar de plantão na loja e atender pedidos durante o horário comercial nas regiões mais próximas.
  • Ofereça frete grátis a partir de um determinado valor de compras.
  • Aproveite a oportunidade em que o comprador terá de compartilhar informações pessoais para captar o e-mail e telefone dele.
  • Aproveite para enviar com a compra um cartão divulgando as redes sociais da loja e, em datas comemorativas, cupons de desconto para a loja online.

Traga novidades para sua loja e para os Millenials.

Millennials não gostam de nada que é “mais do mesmo”, que é repetitivo ou que simplesmente nunca muda. Eles são atraídos por novidades e, mais do que isso, eles sempre sabem quais são as novidades, pois acompanham tudo na internet.

Esteja presente em conferências, palestras e outros eventos do seu nicho de mercado. Se você vende bolos, por exemplo, e percebeu que o sabor Red Velvet está em alta nos casamentos e festas de aniversário… Venda Red Velvet!

Mantenha seus produtos atualizados, arrisque novas marcas e modelos, inove!

Horas extras

Descubra se o seu site é responsivo.

Se o seu negócio tem um site (e-commerce ou apenas site com informações do negócio), descubra agora se ele é responsivo.

Sites responsivos são aqueles que se adaptam a tela na qual estão sendo visualizados. Ou seja, no computador, celular ou tablet, seu site terá um visual bonito e fácil de mexer de acordo com o tamanho da tela.

Para testar, abra o site no computador e depois abra no celular.

Já faz tempo que smartphones ultrapassaram os computadores e são a escolha número 1 para acessar a internet. Facilite o acesso!

 

Ofereça vantagens em troca de divulgação dos clientes.

Estamos vivendo a era dos Digital Influencers, pessoas que ficam famosas com seus perfis em redes sociais. E, além de serem contratadas por marcas para divulgar seus produtos, também recebem “mimos” (presentes) delas em casa.

Essa cultura de pagar por serviços e produtos com divulgação só tende a crescer.

Ofereça o desbloqueio de um desconto (5%) quando um cliente divulgar o produto comprado ou a loja em seus perfis (por foto ou compartilhamento).

 

Libere o Wi-fi na loja física.

Esquece esse papo de “larguem seus celulares e conversem”. Às vezes, para a conversa sobre aquele filme incrível que saiu no cinema continuar, é preciso pesquisar o nome da atriz principal ou a data de lançamento.

Libere o Wi-fi na sua loja e informe a senha usando um quadro ou até mesmo papel colado na parede.

 

Pendure um quadro com a sua hashtag.

A forma mais comum que os novos adultos tem de demonstrar satisfação com uma marca ou produto, é elogiando na internet.

Garanta que você conseguirá encontrar esses elogios depois, e que sua loja será bem identificada na publicação. Crie uma hashtag exclusiva e pendure um quadro bem bonito na sua loja incentivando os clientes a usá-la.

#EuNaLojinha

 

Faça pesquisas com  os Millennials.

Se ainda assim, você não conseguir compreender de fato o que os Millennials querem, calma. É só criar uma breve pesquisa para conhecê-los melhor e incentive a participação.

  • Entregue um pequeno papel com 4 perguntas chave junto com a comanda após a compra.
  • Coloque um tablet com a pesquisa próximo ao caixa.
  • Envie a pesquisa por e-mail, se você tiver um mailing de clientes.
  • Coloque a pesquisa disponível no seu site ou e-commerce.

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