pessoa com a mão no mouse trabalhando em seu know-how

Como usar o know-how a favor do negócio?

Know-how é um conceito que pode somar muito à empresa, especialmente quando a corporação entende por completo o que ele significa e como desenvolvê-lo.

Igualmente, como ele pode ser essencial em favor dela e do seu sucesso.

Porém, o termo muitas vezes é utilizado de maneira genérica e que pouco tem a ver com o que ele realmente significa.

Isso, então, pode atrapalhar no seu uso, eis que incorreto.

Abaixo, então, veja como esse conceito se ilustra, como usá-lo para o crescimento e desenvolvimento da sua empresa e como ele auxilia no dia a dia empresarial.

Por isso, aprenda como desenvolvê-lo!

O que é know-how?

mulher sentada atuando em know-how

Know-how é um termo inglês que significa “saber como” ou, então, “saber fazer”.

Ele se ilustra no conhecimento profundo de como desenvolver alguma atividade. Isto é, aos conhecimentos práticos de como fazer algo.

Esse é um termo geral. O que ocorre, então, é que o know-how vai além desse conhecimento.

Afinal, se todos sabem como fazer algo – como você e suas concorrentes produzem produtos – ele não seria um diferencial, certo?!

Portanto, o “saber fazer” precisa ser algo específico e diferente do que os outros possuem.

Isso se aplica tanto ao conceito aplicado para um profissional quanto para uma marca.

Por isso, hoje esse conceito é visto quase como uma propriedade intelectual.

Pois o conhecimento se revela como algo que só aquele profissional ou, neste caso, somente a empresa possui.

Características do know-how

Existem algumas características importantes sobre esse tipo de conhecimento. Veja quais são:

  • Ele é concreto: existe uma técnica ou ingrediente que é específico. Ou seja, não se trata apenas da noção de algo, de uma teoria. É um conhecimento que se aplica no dia a dia;
  • Único: o seu know-how é diferente do de outra empresa. Caso vocês compartilhem o conhecimento, então ele não pode ser considerado assim. Considere, por exemplo, a grande lenda sobre a fórmula da Coca-Cola. Ela é uma fórmula de conhecimento e detenção exclusiva da marca e que ela coloca em prática para fazer o produto;
  • Traz benefícios corporativos: esse conhecimento que pode ser colocado em prática e é exclusivo também deve atuar para trazer vantagens à empresa, como diferenciação do produto de forma que ele seja mais atrativo ou traga mais funcionalidades do que os demais presentes no mercado.

O que é know-how de uma empresa, então?

Esse termo representa um conhecimento que a empresa tem e que desenvolveu a partir da sua experiência no mercado.

No desenvolvimento do seu produto ou, então, dos seus treinamentos que permitem maior capacidade e produtividade dos colaboradores.

Veja que ambos os exemplos do parágrafo anterior são conhecimentos diferentes.

Mas que ambos trazem vantagens à empresa e são únicos, são dela e não passíveis de reprodução por simples cópia pelas demais corporações.

Por isso, ele é um diferencial que se faz possível pela repetição de técnicas, melhoria delas e conquista de algo novo e único, capaz de trazer vantagens financeiras.

Qual a importância do know-how?

Esse conceito possui uma grande importância para as empresas. Veja quais são eles e, depois, dicas de como desenvolver o seu!

Diferencie-se

Primeiramente, isso faz com que a empresa automaticamente se diferencie da concorrência.

E isso é importante tanto para a conquista de clientes quanto para atrair os melhores profissionais do mercado. 

É comum que isso gere maior interesse sobre os talentos da sua área, que querem somar à empresa e aprender com a experiência e conhecimento que ela já possui.

Maior produtividade e lucro

Uma vez que a empresa possui um know-how ela também, automaticamente, possui maiores chances de produtividade e de lucro.

Aqui há um conhecimento profundo sobre as atividades diárias, de modo que elas podem ser cada vez mais desenvolvidas.

Consequentemente, então, gera-se mais lucro para a corporação, que vende mais justamente por se mostrar diferente.

Vantagem competitiva

Por fim, essa diferenciação que esse conceito do saber fazer traz à empresa permite que ela tenha uma vantagem competitiva.

Isto é, ela sai na frente de suas concorrentes, uma vez que possui melhores estratégias e conhecimentos.

Como ter um know-how?

homem pensando sobre know-how

Diante de tamanha importância que esse conceito tem para as empresas, resta saber como desenvolvê-lo.

Saiba o know why

Um conceito que se alia ao de saber fazer é o de saber o porquê. Isto é, antes de você saber como fazer algo de forma diferenciada é necessário saber o motivo disso.

O que se busca, o que se quer alcançar. Ou seja, nada mais do que o propósito.

Invista em cursos e treinamentos

Outra questão importante para desenvolver o know-how empresarial é investir em cursos e treinamentos para os seus colaboradores.

Assim, eles adquirem conhecimentos teóricos e práticos.

A partir disso, então, eles passam a ter a base necessária para desenvolverem novos conceitos e possibilidades para as atividades e novos projetos.

Ou seja, a partir da aquisição de conhecimentos gerais da área é possível chegar a novas conclusões.

O conhecimento adquirido nesses cursos e treinamentos, portanto, é uma base.

É o ponto de partida depois do qual é possível realmente desenvolver esse saber fazer diferenciado e único.

A imagem também importa

Não basta saber fazer.

A sua empresa também precisa demonstrar o que sabe e como isso é importante e diferencia-se.

Por isso, o marketing faz partem do uso do know how enquanto estratégia de crescimento e diferenciação da concorrência.

Dessa maneira, é importante não perder de vista como os outros (clientes e profissionais) veem o que ela faz e se fica clara essa diferenciação que ela obteve pela experiência e desenvolvimento de conhecimentos.

Networking

O networking – que nada mais é do que a rede de contatos – também faz parte do know-how. Ele promove a troca de conhecimentos e de experiências.

Isso é importante por dois pontos.

Primeiramente, porque há essa chegada nova de conhecimentos. Igualmente, porque somente assim se torna possível saber o que os outros fazem e qual é a sua diferenciação.

Tanto dos seus profissionais em relação aos outros quanto o da sua empresa frente a concorrência.

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