Descubra como aplicar a Gestão de Recursos Humanos na sua empresa

Saiba quais são os pontos positivos para ajudar a sua gestão de RH.

A empresa precisa de uma equipe produtiva e motivada, para obter bons resultados, as pessoas que a compõem são parte fundamental de uma empresa, mais conhecido como capital humano.

O papel da gestão de recursos humanos, é intensificar esse capital humano, através da disponibilidade de treinamentos para os colaboradores se tornarem mais eficientes e com mais experiência no setor em que atuam.

A gestão de RH, é responsável por lidar com conflitos e organização dos líderes e os colaboradores, para manter a empresa com uma boa convivência e alinhamento das entregas.

Para entender como funciona e como aplicar uma gestão de RH mais estruturada na sua empresa, confira os principais assuntos que contribuem para esse processo:

  • O que é gestão de recursos humanos?
  • Qual a importância de ter uma gestão de RH na sua empresa?
  • O que faz um gestor de RH?
  • Quais os principais desafios na gestão de RH?
  • Como a Oitchau ajuda a manter uma gestão de RH organizada?

Boa leitura!

O que é gestão de recursos humanos?

É uma função que tem como foco, fazer a empresa e seus colaboradores  realizarem ações para conquistar objetivos e melhorias, que causem impacto positivo no desempenho individual e coletivo da equipe, e proporcionem maior crescimento para a empresa.

Um gestor de RH tem papel essencial para lidar e administrar emoções, comportamentos e jornada dos colaboradores, de maneira inteligente e com aplicação de estratégias, para manter um ambiente confortável e prazeroso de se trabalhar.

É responsável por cuidar de processos internos, tem contato com todas as áreas de uma empresa e atua com documentações, processos e orientações com todos os colaboradores, manter uma organização é imprescindível para a gestão de RH.

Qual a importância de ter uma gestão de RH na sua empresa?

É um profissional que vai além das entrevistas e processos de seleção de candidatos, tem as ações totalmente voltadas aos colaboradores por meio de visão estratégica e organizacional para empenhar o melhor desenvolvimento pessoal e profissional de cada funcionário.

Pode reter talentos ou realizar alterações de funções conforme o desempenho de cada funcionário, como por exemplo:

Um estudante de rádio e TV é muito comunicativo e entrou na empresa como assistente de recepção, ele está buscando emprego na sua área, quando surge uma vaga dentro da empresa, o RH pode abrir um processo interno para dar chance a esse funcionário.

Assim reduz a rotatividade e retêm os talentos que já estão dentro da empresa, as oportunidades internas também são importantes para o crescimento da empresa e satisfação profissional do colaborador.

O que faz um gestor de RH?

Além de ser um líder em relação a motivação e engajamento da equipe, também precisa verificar os recursos da empresa para gerar treinamentos aos colaboradores, para que eles se estabilizem na área.

Uma equipe treinada vai mais longe e se sente mais valorizada, e que visam uma possível promoção ou mudança de cargo dentro da própria empresa. E também tem mais alguns cumprimentos que são feitos:

  • Precisa cumprir leis trabalhistas, 
  • Definir cargos e salários dos funcionários;
  • Abrir novas vagas;
  • Organizar e estruturas processos burocráticos;
  • Criar programas de incentivos ou de prevenção;
  • Promover troca de feedbacks e sugestões;
  • Ter um canal aberto com os colaboradores.

É um processo desafiador para o gestor de recursos humanos, cumprir todos esses aspectos e ainda gerenciar conflitos para manter o clima organizacional da empresa.

Por isso, é importante ter um profissional focado nesse aspecto, que seja organizado, tenha visão estratégica e empática com a equipe para estabelecer conforto e um ambiente estável para as equipes de trabalho.

Quais os principais desafios na gestão de Recursos Humanos?

Por ter muitas responsabilidades,a gestão de RH também lida com conflitos e com a empresa toda, surgem desafios diários que precisam ser resolvidos. Separamos os principais desafios para ir preparando o setor:

Com a nova era, vem surgindo mais demanda para trabalhos em formato home office, híbrido, ou horário flexível. O que decorre em buscar novas normas e processos para realizar essas contratações sem ferir a cultura interna da empresa.

A empresa precisa se manter atualizada ou realizar alguns ajustes nas relações de trabalho, pois conforme as coisas vão mudando é necessário se adaptar e fazer parte da mudança.

A humanização dentro dos processos de trabalho também são desafiadores, pois a empresa os colaboradores buscam ter resultados, mas é preciso fazer essas cobranças dentro de um ambiente apoiador.

Como todos os desafios são persistentes, é importante manter uma otimização da gestão de recursos humanos dentro da sua empresa.

Como a Oitchau ajuda a organizar uma gestão de RH?

Criar metas de acordo com as competências de cada área, implementar o uso de tecnologia e inovação, se adaptar às novas mudanças e criar um ambiente de trabalho humanizado, é realmente muito desafiador.

Mas com a otimização de tempo e redução de recursos materiais, torna tudo mais fácil e possível. Para que perder tanto tempo em processos burocráticos e realizando anotações um a um do cartão de ponto?

Com a Oitchau você ganha tempo, praticidade e mais qualidade de trabalho, pois os relatórios são gerados automaticamente no prazo que for programado, pode conferir o ponto em tempo real e realizar os ajustes necessários.

O colaborador também tem acesso ao acompanhamento do seu ponto, para criar um autonomia e organização individual, além de registrar os horários trabalhados, tudo isso de maneira digital e com armazenamento na nuvem. Agende uma demonstração sem compromisso. 

Quais vantagens a empresa tem com a gestão de recursos humanos?

As vantagens de ter um controle de ponto digital na sua gestão de RH, vai muito além da otimização de tempo e processos burocráticos, tem a praticidade de resolver rapidamente as questões que seriam manuais e assim o profissional tem mais tempo de aplicar novas ideias na empresa.

De realizar os treinamentos que cada área precisa, verificar as vagas que pode disponibilizar e como pode inovar e ajudar a empresa a crescer cada vez mais.

Uma organização acessível, contribui para que a gestão de recursos humanos foque nos desafios diários e os resolva com mais tranquilidade que o habitual.

Gostou dos nossos conteúdos? Confira mais no Blog da Oitchau.



Enviar comentário

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau