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Empresas enterprise: o que são? Como lidar?

As empresas enterprise possuem um perfil diferenciado, e necessitam de cuidados especiais!

No entanto, elas fazem parte de um grupo seleto de empresas, que possuem características únicas.

A importância desse tipo de atuação se torna mais importante quando falamos de empresas enterprise.

Saber lidar com esse tipo de empresa é importante principalmente para as organizações que trabalham com compra e venda e querem ter esse tipo de instituição entre seus clientes.

Embora o termo esteja ainda sendo implantado no mercado, é possível afirmar que ele se refira às empresas que possuem grandes operações, assim como são permeadas de complexidades.

Abaixo, veja com mais detalhes o que são essas empresas, como elas atuam e como é possível lidar com eventuais clientes que sejam assim considerados.

O que são as empresas enterprise?

empresas enterprise

O termo “empresas enterprise” refere-se aos negócios que funcionam em larga escala, com grandes proporções mercadológicas.

Dessa forma, as marcas que se encontram nessa segmentação são conceitadas dentro do seu mercado.

Essas empresas, embora geralmente apresentem altos faturamentos, não podem ser classificadas como tal apenas em razão da sua lucratividade.

Para ser considerada como tal, a organização deve lidar com grandes operações que envolvem setores nacionais e internacionais, assim como constituir uma marca conhecida e conceituada perante o mercado.

Os grandes lucros sejam uma de suas características, isoladamente ele não é capaz de ilustrar esse tipo de organização empresarial.

Pois é necessário que a organização seja conhecida e possua operações consideradas gigantescas.

Mas por que é importante saber como identificar essas empresas?

Saber caracterizar esse tipo de empresa é muito útil na hora de organizar carteiras de clientes.

As empresas geralmente lidam com clientelas diversas que possuem mais ou menos potencial financeiro e, consequentemente, realizam negócios de tamanho variado.

Uma boa forma de lidar com os clientes é por meio de criação de categorias nas quais são agrupadas as empresas com características semelhantes.

É possível traçar um plano geral a ser aplicado no tratamento e negociação para cada um dos grupos.

Isso não só agiliza o trabalho, mas permite que cada categoria tenha ações diferenciadas que sejam voltadas àquele tipo de empresa.

Assim, por exemplo, ao obter um novo cliente com características semelhantes às empresas de certo grupo que já fazem sua parte de clientela, é mais fácil de saber quais os elementos que mais a auxiliam e que são mais atrativos para ela.

O mesmo ocorre em relação às empresas enterprise.

Tê-las como clientes aumentam em muito o potencial da sua empresa.

Sabendo agrupá-las conforme o tipo de tratamento, estratégias e atendimento, é possível desde logo acertar ao obter mais uma grande organização dessa natureza como cliente.

Saber categorizar empresas desse tipo da forma correta permite que sejam avaliados fatores que podem auxiliar em muito na manutenção do cliente e até mesmo expansão dos negócios.

Diante disso, confira as principais características dessas organizações.

Ter um cliente enterprise vale a pena para minha empresa?

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Um cliente enterprise traz todo o seu potencial para sua empresa, já que ele estará integrando a sua carteira de clientes. 

Com isso, você aumenta sua notoriedade no mercado, e diversifica seu porfólio, elevando as chances de conseguir novos clientes do mesmo segmento. 

Dessa forma, é muito interessante contar com um cliente enterprise na sua empresa. 

Outro ponto que cabe salientar é que com a enrtada de um cliente enterprise, será possível aumentar o ticket médio, valorizando a sua empresa no mercado.

Quais as principais características das empresas enterprise?

Geralmente as empresas que são consideradas desse nicho se encaixam em um ou mais fatores abaixo, que auxiliam na sua identificação e na escolha de estratégias personalizadas para elas.

Deve-se ressaltar que o primeiro item é uma exceção, pois não é capaz de caracterizar, por si só, essa espécie de organização. Os demais permitem menores confusões.

Faturamento elevado

Conforme brevemente citado acima, as empresas dessa natureza costumam apresentar altos faturamentos.

Elas lidam com grandes quantias de dinheiro e suas transações são grandiosas, com alto potencial de giro financeiro.

Essa é uma das características mais comuns dessas organizações. Esse fator jamais deve ser considerado isoladamente, pois é possível que uma empresa que fature muito não seja uma enterprise.

Necessidade de personalização do atendimento

A prestação de serviços personalizados para essas grandes empresas não é apenas uma opção à empresa contratada por elas.

As operações delas geralmente não são possíveis sem que haja medidas especialmente desenvolvidas para elas.

Fluxo operacional complexo

Esse tipo de empresa geralmente possui um fluxo operacional complexo, de forma que as suas atividades demandam maior atenção e estudo daqueles que lhe prestam serviços, inclusive das empresas contratadas.

É preciso que ocorra um aprofundamento no nicho para que e obtenha conhecimento quanto às necessidades dessa empresa.

Caso contrário, torna-se impossível manter a relação.

Quem presta serviços a uma empresa desse tipo deve saber com o que exatamente está lidando e precisa ser devidamente capacitado.

Conceituada no seu mercado de atuação

Embora não seja uma regra, é possível afirmar que a maior parte das empresas desse tipo coincide com as organizações mais conhecidas e conceituadas no mercado.

Isso se deve ao seu potencial financeiro e à qualidade de produtos e disseminação deles entre o público que se torna cativo e fiel.

Necessidade de rapidez

As empresas que são consideradas como enterprises geralmente têm exigências relacionadas ao tempo que a operação contratada leva para ser concluída.

Há necessidade de agilidade e elas buscam empresas que sejam capazes de otimizar a produção e o tempo necessário para concluí-la.

Existe diferença de um cliente enterprise para os demais?

O cliente enterprise possui algumas diferenças em relação ao tratamento e necessidades do que se comparado com outros clientes. 

Eles possuem necessidades mais específicas, o que pode impactar no volume das suas transações, bem como os valores das mesmas. 

Além disso, o suporte e atendimento precisa ser feito de forma personalizada, e com a maior disponibilidade possível. 

Dessa forma, para que seja possível atendê-lo em sua totalidade, é necessário conhecer muito bem sobre o segmento de atuação. 

Oferecendo soluções que realmente façam sentido para o próposito dele no mercado.

Como lidar com empresas enterprise? 

empresas enterprise

Como falamos anteriormente, os clientes enterprise possuem necessidades diferenciadas, e por isso pode trazer problemas com maior complexidade. 

Além da necessidade dade de atendimento especial! Dessa forma, é preciso se atentar à alguns pontos, no momento de contar com esse tipo de cliente em sua carteira. 

Por isso, veja a seguir!

Entenda quais são suas dores

A demanda do cliente enterprise é muito mais específica do que outros tipos de clientes. E podem ser gerados insights diferenciados no momento de indicar suas dores. 

No entanto, as dores podem resultar em oportunidades incríveis de faturar muito mais alto! 

Por isso, ofereça um atendimento personalizado e uma consultoria voltada para entender os pontos que estão incomodando o cliente. 

E se esforçe para conseguir entender qual é realmente o ponto que merece atenção, para ofertar a solução mais interessante para ele. 

Ofereça uma equipe de atendimento especializado 

Por possuir um faturamento alto e necessidades especiais direcionadas ao negócio. 

É importante que o cliente enterprise tenha um suporte personalizado e totalmente especializado. 

Já que esse tipo de cliente pode ter problemas altos em relação à faturamento, sem que ele conte o suporte adequado. 

Por isso, tenha na sua empresa uma equipe direcionada para o atendimento de clientes nesse perfil. 

O time em questão precisa ter um treinamento para tratar de forma aberta sobre os problemas enfrentados pelo cliente. 

Estando sempre à disposição, nas situações que se apresentarem ao longo da prestação de serviço. 

Entenda a complexidade de suas operações

Além de ter operações complexas, o sistema de vendas de produtos de empresas desse tipo é permeado de complexidade, uma vez que envolve bastante capital.

Diante desses fatores, há necessidade de que haja agilidade na promoção das vendas.

Quando se tem uma carteira de clientes dessa natureza, é importante que se obtenha conhecimento de como cada uma delas funciona em relação às épocas de maior número de vendas ou de queda dos números.

Para isso, deve-se analisar o nicho em que cada uma está e traçar estratégias que evitem a limitação da lucratividade que ocorre periodicamente.

Conte com soluções inovadores para auxiliar o cliente

A oferta de serviços para esses clientes devem ser personalizadas, de forma que sejam efetivas e seguras. 

Pois o que o cliente não precisa em nenhum momento é solução que traga instabilidade para o seu negócio. 

No entanto, os problemas que aparecerão serão em uma escala mais alta, mas existem soluções simples que podem resultar em uma integração, que resolva aquele problema. 

Mas, para esse perfil de cliente, é preciso pensar “fora da caixa”, com soluções que una tecnologia, criatividade e inovação, gerando uma solução única!

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