Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
empreendedorismo

Empreendedorismo pode ser a chave para a inovação

O caminho para o empreendedorismo pode ser traiçoeiro, repleto de desvios inesperados, obstáculos e becos sem saída. Ser empreendedor significa saber lidar com planos que não dão certo, financiamento que não chega e clientes que nunca se materializam. Pode ser tão desafiador iniciar um negócio que pode fazer você se perguntar por que alguém de bom grado segue esse caminho.

Embora alguns profissionais tenham a sensação que nasceram para empreender, desenvolver as habilidades empreendedoras necessárias para impulsionar os negócios é uma tarefa árdua — e pode ser essencial para determinar o sucesso da sua empresa.

Neste artigo, vamos abordar mais aspectos em relação a mentalidade empreendedora. Acompanhe!

Ponto Eletrônico

Quais as características de uma mentalidade empreendedora?

Se você está pensando em se tornar um empreendedor, ou apenas se interessa pelo assunto, é fundamental identificar quais dos motivadores abaixo servirão como sua força orientadora. Em seguida, faça uma lista com os traços e atributos que você já possui: com certeza isso te ajudará a ter uma perspectiva positiva sobre os itens que precisam ser melhorados.

Autonomia – empreendedores são seus próprios chefes: eles são responsáveis por definir seus próprios objetivos, controlarem seu progresso e administrarem suas transações da maneira que acharem melhor. Além disso, eles devem ser capazes de reconhecer que o sucesso ou fracasso de seus negócios depende exclusivamente deles, no entanto, essa responsabilidade não deve ser vista como um fardo e sim como um indicador da sua liberdade.

Foco – o empreendedorismo é feito para pessoas que têm uma visão clara do que desejam, e que se sentem compelidas a trabalharem incansavelmente para que isso aconteça. Esses profissionais realmente acreditam em seu produto ou serviço e é nisso que se apegam para continuarem avançando com a sua ideia.

Flexibilidade – nem todo mundo se encaixa na rigidez de uma cultura organizacional tradicional. Os empreendedores geralmente procuram se libertar dessas restrições e trabalhar de maneiras que não sejam convencionais. Isso não significa que eles trabalhem menos – muitas vezes, especialmente nos estágios iniciais do negócio, trabalham por horas a fio – mas, ao contrário, estão trabalhando de uma maneira que é natural e instintiva para eles.

Cuidado com as finanças – a maioria dos empresários percebe que não será bilionária da noite para o dia, mas isso não significa que eles não sejam pelo menos um pouco seduzidos pelo potencial de ganhar muito dinheiro. No entanto, todos têm em comum que o capital é um dos principais fatores, que vai determinar quanto tempo pode durar a sua jornada pelo mundo do empreendedorismo.

Legado – os empreendedores geralmente são guiados pelo desejo de criar algo que marque a sua geração. Ou seja, desse grupo costuma ser guiada pelo desejo de notoriedade — no sentido bom da palavra, claro! O sonho é que a sua marca tenha longevidade e se torne uma referência em seu segmento. Também existem aqueles que esperam causar uma impressão duradoura no mundo, deixando para trás uma solução inovadora que melhorará a vida das pessoas.

empreendedorismo

Como iniciar no empreendedorismo?

Preparamos uma lista com maneiras eficazes de desenvolver habilidades essenciais para ter sucesso ao se tornar um empreendedor. Veja abaixo.

1. Siga um caminho diferente

Criatividade é a capacidade de ver as coisas de maneira diferente e de fornecer soluções onde existem oportunidades notáveis. Para desenvolver suas habilidades de criatividade, tente intencionalmente algo novo. Faça algo que os outros não farão. Leia livros incomuns. Assista a um filme em um idioma diferente. Viaje para um local inesperado. Converse com pessoas que estão fora do seu círculo de conforto.

2. Contate sua rede de amigos

Não há nada como a experiência do mundo real. Ao adentrar o mundo do empreendedorismo, muitas pessoas se sentem perdidas e não podem sentir alguma dificuldade em encontrar a informação que precisam. Neste sentido, buscar apoio em colegas de profissão, amigos e familiares é uma atitude que costuma trazer um bom retorno. Se essas pessoas já tiverem experiência neste mercado, com certeza vão ajudar com insights.

3. Prepare-se para o pessimismo comum no empreendedorismo

Todo empresário de sucesso deve aprender a se auto motivar. A vida de um empreendedor nunca é tranquila, e é preciso coragem para continuar quando as pessoas duvidam de suas habilidades.

Para estimular a perseverança, estabeleça uma meta ou desafio que seja significativo, e que você não desista facilmente. Como alternativa, dê a si mesmo um prazo a ser atingido. Por exemplo, se você deseja criar um blog melhor, comprometa-se a escrever 1.000 palavras por dia durante um ano.

4. Não espere um salário gordo

Elon Musk, fundador da Tesla, se desafiou a ganhar apenas 1 dólar por dia para ver se tinha o que era necessário para levar a vida como empreendedor.

Os futuros empreendedores precisam se acostumar com a ideia de inúmeras falhas e quase zero recompensas, até que finalmente alcancem alguma estabilidade financeira. Para treinar a si mesmo para este cenário, comece pequeno. Corte gastos desnecessários. Mantenha seu carro velho, ao invés de se endividar para comprar um novo.

5. Gerencie suas próprias finanças

No universo do empreendedorismo, entender de finanças básicas é essencial para administrar a sua empresa. Você não precisa ser um contador, mas pelo menos deve compreender o básico sobre fluxo de caixa, ativos, lucros e perdas.

Você pode começar aprendendo a declarar seus impostos e a gerenciar seu próprio orçamento e investimentos.

6. Invista no desenvolvimento de um perfil de liderança para o empreendedorismo

A capacidade de liderar uma equipe e manter-se organizado é importante quando você se torna um empreendedor. Uma boa dica é começar procurando oportunidades de voluntariado e liderança à sua volta. Ofereça-se para liderar um Meetup, inicie um projeto de angariação de fundos para a sua organização sem fins lucrativos favorita ou envolva-se algum grupo local.

Ao se envolver em cargos maiores, mesmo que não remunerados, você pratica suas habilidades de gerenciamento de tempo, organização, liderança e trabalho em equipe.

7. Pratique habilidades de comunicação

Os melhores empreendedores aprenderam como comunicar sua paixão e seus sonhos de maneira envolvente, tanto online quanto offline. Para aprender a falar publicamente, se envolva com atividades diversas como rodas de conversa, debates e palestras sobre algum assunto que você domina.

Controle de ponto

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau