Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
Empreendedorismo livros

Empreendedorismo nos livros – Conheça 5 livros essenciais

Obter conhecimento e buscar se manter atualizado quanto à área de atuação é importante para profissionais, independentemente da atividade realizada. Isso pode garantir não só o aumento do sucesso profissional com promoções e outras vantagens, mas auxiliar na melhora dos produtos e atividades empresariais. O empreendedorismo nos livros necessita atenção quanto à atualização intelectual.

Nós, anteriormente, já indicamos aqui 5 livros sobre o assunto que podem auxiliar o empreendedor a aumentar o sucesso de sua empresa ao mesmo tempo em que diminui os gastos ou melhora o ambiente empresarial.

Porém, uma vez que obras sobre o assunto são constantemente lançadas, nós decidimos apresentar a segunda parte do nosso artigo e, assim, indicar outras 5 obras da literatura que podem auxiliar aqueles que se aventuram na arte de empreender.

Confira abaixo quais os melhores livros dessa natureza, bem como uma pequena sinopse quanto a cada obra e seu autor.

Empreendedorismo nos livros: Confira 5 obras cuja leitura é indispensável

As obras que separamos possuem conhecimentos que são essenciais a todos os empreendedores, assim como trazem dados empíricos e experiências com novas fórmulas e ferramentas que podem auxiliar o empreendedor.

As vantagens dessas obras estão, justamente, no fato de estudarem métodos que foram colocados em prática e por abrirem novos horizontes às pessoas que então empreendendo.

Confira nossa segunda lista com os melhores 5 livros!

1.      O mito do empreendedor – Michael E. Gerber

Essa obra do escritor norte-americano Michael E. Gerber já vendeu, no mundo, mais de três milhões de cópias. Seu sucesso não é à toa, uma vez que conquistou a atenção dos empreendedores na medida em que demonstra formas de tornar ideias em ações reais. O autor apresenta métodos que podem auxiliar na concretização de sonhos.

Isso é importante para todos que buscam formas de, efetivamente, desenvolver seu empreendimento e seus funcionários.

Essa obra demonstra aos empreendedores quais as formas mais eficientes e inovadoras que podem colocar seu projeto em ação. Ela não deixa de levar em consideração a realidade, o que possibilita a apresentação de ideias que podem ser efetivamente colocadas em prática.

O objetivo dessa obra, inegavelmente, é possibilitar novos caminhos e visões ao gestor na empreitada de empreendimento. É possível que o empresário visualize opções exemplificadas no livro que se encaixem na sua realidade e as coloque em prática.

2.      Empresas feitas para Vencer – Jim Collins

Essa corresponde a outra obra de sucesso sobre o empreendedorismo nos livros. Seu autor é um famoso palestrante que é conhecido por ser um dos maiores especialistas em gestão empresarial em todo o mundo.

Para se ter noção, esse autor foi eleito pela seleção da revista Time como um dos mais proeminentes autores quanto às organizações e aos métodos que fazem delas instituições de sucesso.

O autor se concentra em demonstrar a possibilidade de sucesso em diversos âmbitos. Ele apresenta casos e soluções destinados a pequenas, médias ou grandes empresas.

São utilizados inúmeros exemplos e estudos de casos de empreendimentos igualmente diversos. Essa é uma das chaves da fama e uso dessa obra, uma vez que ela demonstra empiricamente como é possível melhorar as ações institucionais que possuem formatos diversos.

No cerne disso, está a discussão de como a gestão perante o empreendedorismo é essencial. Assim, práticas, formas de liderança, gerenciamento e ideologias são levadas em consideração. Mais importante que isso é o fato de que o livro apresenta algumas ideias e formas de atuação que se mostraram sem sucesso.

Essa obra demanda que o gestor faça a leitura e, após, considerações sobre a empresa em que atua. Isso permite, pois, que haja a análise do que pode ou não auxiliar a organização, assim como quais ações que estão sendo tomadas são contraindicadas e vice-versa.

3.      Estratégia do Oceano Azul – W. Chan Kim

Nessa obra que apesar de lançada em 2005 permanece atual o autor demonstra como se limitar às estratégias já utilizadas no mercado pode ser prejudicial às empresas, principalmente àquelas que estão entrando no mercado.

O foco do autor Kim se ilustra na exploração de novas possibilidades empresariais, assim como na criação de ações e atitudes diferenciais que sejam compatíveis às atividades realizadas.

O autor se empenha numa empreitada de análise quanto às estratégias do Cirque Du Soleil. Essa companhia circense trouxe grandes inovações ao mercado em que está inserida, uma vez que deixou de lado a parte tradicional e transformou suas apresentações na medida em que misturou música, teatro, movimentos circenses e outros.

Essa obra é importante ao demonstrar como novas atitudes podem ser extremamente lucrativas para a organização, de forma que o risco assumido pode trazer bons frutos.

4.      Sonho Grande – Cristiane Correa

Sonho Grande é essencial aos empreendedores, especialmente àqueles que atuam no Brasil, uma vez que foi desenvolvido com base em um caso nacional. Cristiane Correa é a responsável pelo desenvolvimento dessa obra que, assim como as demais, apresentou grande procura do público e se provou como um dos melhores livros referentes ao assunto.

Esse sucesso se deve ao fato da jornalista ter se empenhado em contar a história de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. Eles correspondem aos três dos empresários brasileiros que figuram entre as listas de pessoas mais bem-sucedidas do mundo.

Atualmente eles são donos da Budweiser, Burger King e Heinz, apesar de atuarem desde a década de 1970. A criação do império desses empresários é dissecada por essa obra da jornalista Cristiane Correa, que demonstra o porquê de eles terem se tornado figuras exemplificativas de prática efetiva de meritocracia, políticas de engajamento e redução de custos.

A riqueza da obra é demonstrada, principalmente, pelo fato de ter levado em consideração mais de 100 entrevistados que foram responsáveis por relatar suas experiências com as técnicas e opiniões sobre esses empresários.

A cereja do bolo, por sua vez, fica a cargo de Warren Buffett. Ele é magnata americano que além de ser considerado um dos homens mais ricos do planeta apresenta um depoimento sobre como a atuação desses empresários foi importante no mundo dos negócios a nível mundial.

5.      Entregando Felicidade – Tony Hshieh

A última obra sobre nossa lista de literaturas essenciais sobre o empreendedorismo nos livros diz respeito à produção de Tony Hsieh.

O autor se dedica a analisar sua experiência como empresário e fundador da Zappos. Esta, cabe ressaltar, corresponde a um dos e-commerces (comércios on-line) que apresentam maiores taxas de sucesso no mundo.

O faturamento dessa empresa, anualmente, é estimado em mais de um bilhão de dólares. É interessante considerar o que o empresário responsável por esse sucesso tem a apresentar, certo?

Um dos pontos de maior destaque dessa obra diz respeito à cultura empresarial, uma vez que a Zappos se orgulha e divulga constantemente o valor que dá à felicidade e satisfação de seus colaboradores.

Isso, além de contribuir pro capital humano empresarial, é importante na medida em que permite a fidelização de empregados e clientes e a entrega de melhores resultados.

O autor oferece algumas bases de como colocar em prática sua “Ciência da Felicidade”, que permite o crescimento interno da empresa e dos seus funcionários enquanto cidadãos e trabalhadores.

Esses são os livros que complementam nossa primeira lista de obras voltadas ao empreendedorismo. Todos os empresários que tenham em mente aumentar sua empresa em relação ao lucro e à produtividade e, ao mesmo tempo, promover seus empregados enquanto funcionários e cidadãos.

Veja também: Férias: Entenda como funciona o aviso prévio!

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau