Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas

Eliminar o fechamento de ponto no RH, é possível?

Fechamento de ponto. Essa frase pode causar arrepios em profissionais de Recursos Humanos, pois é um dos processos mais detalhados, que custam muito tempo e dinheiro, e mais importantes dentro de uma empresa.

Fazer o registro de horas trabalhadas do colaboradores e garantir que todas as informações estão corretas, é essencial para não ter problemas com folha de pagamento, ou seja, para não correr o risco de pagar funcionários incorretamente (tanto para mais, quanto para menos). Erros como esse podem acabar em processos trabalhistas, e nenhum RH quer isso, certo?

Ainda bem que a tecnologia está cada dia mais a favor do RH e gestão de negócios!

 

Como eliminar o fechamento de ponto da sua empresa?

Os maiores problemas com controle de ponto geralmente estão relacionados com a falta de poder de ação imediato por parte do RH da empresa. Como o fechamento de ponto fica para o final do mês, é no final do mês que ocorrem as surpresas!

Um total de horas extras alto demais que a empresa não estava esperando, um colaborador que faltou demasiadamente, pontos que não foram marcados e agora a empresa não sabe ao certo quantas horas de verdade o colaborador trabalhou…

A solução para esse problema é simples: permitir que o RH tenha o poder de saber de irregularidades na mesma hora em que acontecem e possam prever e evitar prejuízos no orçamento.

Ajustes de ponto em tempo real

No controle de ponto ideal, os ajustes de ponto não são feitos no fim do mês, quando o colaborador já não tem memória de quais foram seus reais horários de trabalho, e o RH não pode contestar isso.

Os ajustes de ponto devem ser solicitados e aprovados (ou recusados) ao longo do mês. Por exemplo, o funcionário esqueceu de bater o ponto de saída hoje? Ele deve poder solicitar esse ajuste no mesmo dia.

Controle automatizado de férias e ausências

Fazer controle de ausências e férias dos colaboradores também um trabalho que exige máximo cuidado e praticidade. Não podem ocorrer problemas como perder comprovantes e atestados, ou demorar a marcar e autorizar as férias de um colaborador.

O ideal é que os colaboradores possam solicitar uma ausência de maneira digital, sem precisar aguardar a disponibilidade do DP, e também ter sua solicitação respondida o mais rápido possível. E também que quaisquer comprovantes fiquem armazenados de forma segura.

Relatórios acessíveis a qualquer momento

Total de horas trabalhadas, horas extras, faltas, atrasos, banco de horas… Imagina ficar sabendo de todas essas informações apenas no fim do mês, quando não há mais o que fazer?

Um controle de ponto eficiente de verdade deve permitir que o RH possa consultar relatórios exclusivos para cada uma dessas atividades a qualquer momento, sempre que precisar ou quiser. Esses dados devem ficar acessíveis de maneira simples e com dados atualizados em tempo real.

Validação automática das informações

E um dos pontos que podem trazer mais dor de cabeça: garantir a veracidade das informações de registro de ponto, ou seja, identidade, horário e localização.

Hoje empresas perdem muito dinheiro com práticas de fraude de ponto, como ‘buddy punching’ (pedir que um colega bata ponto em seu lugar), manipulação do relógio dos celular ou das informações escritas no livro de ponto, e mais.

Para evitar isso, o sistema de controle de ponto escolhido pela empresa deve fazer uma verificação automática desses dados, para tanto empresa quanto colaboradores estejam seguros!

 

Oitchau é o Controle de Ponto que Economiza mais dinheiro e tempo!

Economize gerenciando a jornada de trabalho dos seus colaboradores em Tempo Real, com verificação de localização por WiFi, GPS e Bluetooth

 

Quais softwares oferecem essas vantagens?

Todas as práticas citadas acima são grandes vantagens para o sucesso de uma empresa! E os softwares que oferecem essas opções são os de Ponto Digital, como o Oitchau.

Confira algumas das funcionalidades oferecidas pela plataforma:

  • Gestores façam acompanhamento dos registros de ponto em tempo pelo Painel e pelo Aplicativo
  • Colaboradores usam o próprio smartphone para bater ponto (funciona offline)
  • Colaboradores também podem enviar pedidos de ausência e férias, com comprovante anexado, que são notificados imediatamente ao Supervisor – para que ele possa aprovar ou recusar (pelo app ou computador).
  • Podem ser consultados e baixados diversos tipos de relatório como: espelho de ponto, mapa de frequência, AFD/AFDT, relatório de faltas, de horas extras, de banco de horas e muito mais. Os dados são atualizados também em tempo real.
  • Métodos contra fraude que tornam impossível manipular o relógio o celular ou mentir a identidade. E a localização do colaborador ao bater ponto pode ser verificada por GPS, WiFi ou Bluetooth.
  • Todos os dados, de todas as atividades (pontos, pedidos etc), ficam armazenados na nuvem, sem risco de perda ou rasura.

 

Redução de custos com controle de ponto

Como podemos concluir, utilizar um sistema de ponto digital é muito mais prática e economiza muito tempo e dinheiro automatizando atividades diárias de controle de ponto e evitando surpresa com excessos no fim do mês.

Além disso, sistemas como o Oitchau não exigem gastos com compra de máquinas e manutenção.

Portanto, para eliminar o fechamento de ponto da sua empresa, basta utilizar uma ferramenta automatizada que ofereça soluções imediatas!